Como definir um bom valor para o lance?

Como definir um bom valor para o lance?

Se você deseja autofinanciar um bem de autovalor e espera garantir um valor para o lance até o final do grupo, entender a dinâmica do lance no consórcio o ajudará a fazer isso melhor.

Cada administradora oferece um plano diferente e tem suas próprias regras, por isso é importante ficar de olho em todas as informações do contrato antes de fechar.

Uma coisa importante que você precisa considerar ao encontrar o valor para o lance certo em um consórcio é considerar o tipo de contrato. Se for uma categoria de motos, o melhor valor será diferente do consórcio de imóveis.

Devido ao poder aquisitivo dos participantes do grupo, o valor total da carta de crédito também afeta a previsão de lances.

Embora não seja possível garantir uma quantia certa para o lance ser o vencedor, existem algumas dicas para definir um bom valor para o lance. Entenda melhor ao longo deste artigo.

Mas antes, como funciona o consórcio?

Primeiramente, você sabia que os consórcios são uma das linhas de crédito mais importantes do Brasil? Ele permite que milhões de pessoas comprem carros, imóveis, viagens e cursos, e muitos outros bens e serviços de forma planejada.

Além disso, como não há juros no consórcio, apenas taxas de administração, que geralmente são mais acessíveis do que outras formas de aquisição, o custo efetivo total da aquisição é bastante favorável.

É importante ter em mente que os consórcios não entregam os bens ou serviços diretamente. Em vez disso, são liberadas cartas de crédito no valor contratado pelos consorciados — que normalmente equivale ao preço do bem ou serviço desejado. Essas cartas servirão, claro, para a efetivação da compra.

Para ter acesso à carta de crédito é preciso que o participante seja contemplado no consórcio. As contemplações ocorrem por meio de sorteio ou lance. Isso significa que quem não quer depender apenas da sorte nem quer ter que esperar até o final do consórcio para ter acesso a sua carta de crédito precisa se planejar para ofertar o lance e pagá-lo, caso seja o vencedor.

Tipos de lance

Quando um grupo de consórcio é formado, são definidas as suas normas e características. Entre elas, ficam estabelecidos os tipos de lance disponíveis aos participantes. Veja abaixo.

Lance fixo

Modalidade em que a administradora define o percentual da carta de crédito a ser oferecido a cada assembleia, tomando como base o saldo restante para a quitação até o término do grupo.

Quando mais de um consorciado oferta o lance fixo, é feito um sorteio para desempate apenas entre esses participantes e assim será definido quem será contemplado naquela assembleia.

Lance livre

Nos lances livres, o participante tem a opção de ofertar a quantia que desejar (ele deve verificar se o grupo exige um mínimo e máximo). Será contemplado aquele que ofertar o maior lance, podendo ser entregue para mais de um consorciado, de acordo com o saldo do grupo.

Contudo, para que a modalidade não se torne uma espécie de leilão, não é possível saber o valor para o lance dos demais participantes, pois esse é secreto e será revelado somente no momento da assembleia. Caso haja empate, é necessário realizar um sorteio entre os lances envolvidos para que se possa definir quem será contemplado.

Vale ressaltar que de acordo com as regras do grupo, o consorciado pode embutir um percentual do crédito de forma a favorecer a oferta de lances maiores e aumentar as chances de contemplação.

Saiba como estabelecer o valor para o lance de forma estratégica

Você certamente já percebeu que, com exceção do lance fixo, não há como definir de forma precisa qual é o valor para o lance para ser contemplado no consórcio. No entanto, existem alguns fatores que podem ajudar a traçar estratégias para um bom lance.

É importante considerar que, em grupos mais novos, os percentuais dos lances costumam ser mais altos. Conforme os consorciados e os participantes que dispõem de valores mais altos de recursos próprios conseguem sua contemplação, é natural que as ofertas de lance diminuam de valores, tornando as contemplações nessa modalidade mais acessíveis.

Apesar de não ser possível descobrir o valor ofertado pelos concorrentes em uma assembleia, o consorciado pode consultar junto à administradora o histórico da média das contemplações e lances em seu grupo. Dessa maneira, é possível ter uma base de valores para definir o seu próprio lance e aumentar as chances de conseguir acesso ao crédito.

Entenda como decidir assertivamente o valor para o lance no consórcio

A forma mais eficaz de conseguir a carta de crédito por meio de um lance livre é estudando bastante o seu grupo. Observar alguns detalhes faz toda a diferença na hora de encontrar o melhor valor.

O primeiro ponto é ter o hábito de acompanhar as assembleias. São nessas reuniões organizadas mensalmente pela administradora do consórcio que acontecem os sorteios e são divulgados os lances vencedores.

Ao acompanhar as assembleias, você conseguirá ter uma ideia de qual é o valor médio ofertado pelos participantes do seu grupo e qual deles têm sido contemplados.

As administradoras dos consórcios costumam estipular um valor mínimo de lance, fique de olho nessa informação que é fornecida, normalmente, no contrato. Agora se a sua intenção é oferecer um valor alto para diminuir o número de parcelas e conseguir comprar o seu bem logo no começo fugindo das altas taxas de juros de um financiamento, o melhor é se preparar financeiramente.

Qual é a hora certa para ofertar um lance?

Saber o momento certo para lance em consórcio pode deixar em vantagem o consorciado que pretende ganhar logo sua carta de crédito. A questão é que não existe uma regra única para isso. Afinal, muitos outros participantes do seu grupo também querem o mesmo e vão disputar com você lance a lance.

O que alguns especialistas indicam é que as melhores épocas do ano para dar um lance são aquelas em que muitas pessoas se encontram com mais dívidas. Por exemplo, no início do ano, muitos têm contas para pagar de festas ou viagens que fizeram.

Ou ainda precisam destinar boa parte do dinheiro para a compra de materiais escolares ou pagamento de impostos. Assim, os lances tendem a ser menores, o que pode significar uma boa chance para você.

Mas lembre-se, nenhuma administradora pode garantir quando acontecerá a contemplação, seja por lance ou sorteio.

Este artigo foi útil? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. Aproveite e faça sua simulação conosco!