Entenda como funciona lance fixo e como adiantar sua contemplação

Entenda como funciona lance fixo e como adiantar sua contemplação

Embora o consórcio tenha se tornado muito popular, muitas pessoas ainda não o veem como uma opção para atingir seus objetivos. Boa parte dessa resistência vem do fato de que, para se beneficiar das vantagens do consórcio, é preciso aguardar a contemplação - esse processo pode demorar um pouco.

Felizmente, para resolver este problema, existe o chamado lance fixo. Se você não sabe o que é lance fixo, como funciona e como utilizá-lo da melhor forma, preste atenção neste artigo, ele certamente esclarecerá suas dúvidas sobre este assunto.  

Como funciona a contemplação no consórcio?

Quem faz parte do consórcio sabe que acontecem as assembleias. Eles incluem membros do consórcio que se reúnem sob a organização de administradoras para o sorteio de quem será contemplado.

A contemplação é conduzida por sorteio. Antes da conclusão do consórcio, serão contemplados todos os membros que efetuaram os pagamentos.

Além da contemplação por sorteios, existe também a contemplação através de lances. Entenda mais abaixo sobre o tipo de lance mais comum no consórcio.

O que é lance fixo e como ele difere de outros tipos de lance?

Existem três tipos de lances principais: lance livre, lance fixo e lance embutido. Em circunstâncias normais, todos os membros do grupo podem obter oportunidades de lance livre e não há limite de valor. Com isso, basta informar quantas parcelas deseja ofertar antes da reunião e aguardar o resultado. Em caso de empate, é feito um sorteio entre os membros que fazem o mesmo lance.

A principal característica do lance fixo é que ele possui um percentual de lance especificado pela administradora. Em outras palavras, pelo lance fixo, a administradora estipula um percentual da carta de crédito que os consorciados podem oferecer como lance.

Como fazer um lance fixo?

As propostas, fixas ou não, devem ser apresentadas antes da assembleia.  

Os integrantes do consórcio interessados ​​em realizar os lances fixos devem entrar em contato com o gestor e comunicar a intenção de ofertar antes da assembleia. Deve ser declarado que se trata de um valor fixo ou percentual especificado no contrato.

Ao terminar, é só aguardar a realização da reunião. Se a oferta fornecida for única, será considerada a vencedora, e serão iniciados os procedimentos necessários para a emissão da carta de crédito e posterior compra de bens.

Se dois ou mais membros do consórcio oferecerem lances fixos, o administrador pode usar critérios de desempate para definir o vencedor.

Se aquele que dar o lance não for o vencedor, não se preocupe. Os membros do consórcio não precisam fazer nenhum pagamento. Se ele quiser, pode tentar novamente no futuro. Em qualquer caso, ele só precisa pagar o lance se for o vencedor.

Mesmo ao fornecer lances fixos, é necessário considerar vários fatores para aumentar a chance de sucesso, de modo a obter uma consideração antecipada. Abaixo, listamos algumas dicas.

Verifique as regras do contrato

Conforme mencionado anteriormente, todas as regras de lance do consórcio devem constar do contrato. Cada administrador pode estabelecer os detalhes desse processo, por isso é importante prestar atenção às regras prescritas.

Entender a dinâmica imposta pelo contrato pode facilitar o planejamento das licitações e aumentar as chances de sucesso da proposta proposta.

Observe o comportamento do grupo no qual está inserido

Embora os lances fixos sejam baseados no valor especificado pelo administrador, no planejamento financeiro dos lances, observar o comportamento do grupo em encontrar padrões pode ser uma referência interessante.

Por exemplo, com uma boa análise, você pode ver os períodos mais comuns do ano para ofertar o lance. Geralmente, isso ocorre quando o imposto de renda ou o reembolso do 13º salário é recebido.

Porém, em outros períodos, esse fluxo de oferta tende a diminuir. É o que acontece quando a demanda por contas diárias aumenta, o que é muito comum no início do ano, quando uma série de obrigações financeiras é exigida.

Analise seu orçamento

Veja se o dinheiro que você investiu no lance não afetará sua vida financeira. Pagar dívidas e colocar as contas em dia costuma ser mais econômico do que ofertar um lance.  

Veja também como funcionam os outros tipos de lances no consórcio.  

Simulação
chat Eva