Como funciona contemplação

Quer saber como funciona a contemplação de crédito do seu consórcio? Não deixe de conferir este texto, que é curtinho, porém está bem explicadinho. Boa leitura!

Os consórcios automotivos e imobiliários têm feito muito sucesso no país, pois são opções bastante favoráveis ​​para qualquer tipo de aquisição de bens. Notavelmente, o sistema de consórcio é regido e supervisionado pelo Banco Central do Brasil. Portanto, o administrador deve ser autorizado pela entidade para poder operar.

O consorciado pode adquirir seus bens por carta de crédito, independentemente dos bens oferecidos, do prazo de pagamento da mensalidade, do número de cotas de cada participante, do valor dos bens ou de qualquer outro detalhe. Esse processo é chamado de contemplação de consórcio. Quer saber como funciona a contemplação? Então, não deixe de conferir o conteúdo!

O que é e como funciona a contemplação?

O principal objetivo dos participantes do programa de consórcio é obter uma carta de crédito com o valor desejado. Mas é importante ressaltar que os participantes adquirem esse direito em momentos distintos, durante o período de vigência do grupo.

Os participantes contemplados são determinados durante a assembleia do consórcio. Para determinar quantas pessoas têm esse direito, o administrador considera a disponibilidade de saldos de caixa e as regras do grupo.

A oportunidade de contemplação de consórcio é a mesma para todos os membros. Eles acontecem todos os meses durante as assembleias. Para participar, o único requisito é que os membros do consórcio estejam em dia com as suas mensalidades.

Portanto, para esclarecer como funciona contemplação de consórcio, é quando o participante adquire o direito de receber a carta de crédito. A partir de agora veremos como funcionam os principais modos de contemplação.

Sorteios

No Consórcio Embracon as assembleias são feitas via aproveitamento dos prêmios da Loteria Federal. Os sorteios são feitos na seguinte ordem: primeiro clientes ativos, depois clientes cancelados e por último as contemplações por lance.

Lances

Os lances são feitos mensalmente durante a reunião do consórcio e estão abertas a todos os participantes em dia. Essa é uma alternativa para quem tem recursos próprios e deseja receber uma carta de crédito rapidamente.

Para aqueles assim contemplados, o valor oferecido como lance será deduzido do restante do pagamento do contrato. Quando falamos em oferecer lances no consórcio, existem algumas possibilidades. Veja mais sobre eles.

Lance livre

Aqui, os participantes podem ofertar lance no valor que quiserem, desde que cumpram os limites mínimos e regras estabelecidas nos termos do grupo. 

Com base no saldo de caixa e regra do grupo, a administradora define quantas contemplações ocorrerão desse modo. Portanto, a pessoa que fornecer o maior valor poderá receber a carta de crédito.

Lance fixo

Nesse caso, cabe à própria administradora definir o valor da proposta para contemplação. Isso é baseado em uma porcentagem do valor da carta de crédito e no que você já sabe sobre a disponibilidade de dinheiro.

Caso mais de um participante forneça um lance fixo no mesmo mês, é realizado um sorteio entre eles para determinar quem será considerado dessa forma.

Lance embutido

Nos lances embutidos, os consorciados utilizam um percentual do valor da carta de crédito, e o valor ofertado será descontado da carta de crédito. Nesse modelo, é necessário saber o valor máximo que o contrato permite para cada consorciado.

De todas as formas, participantes não contemplados podem continuar usando seus recursos como lances pelos próximos meses até que consigam ser contemplados e receber uma carta de crédito.

Quanto tempo demora até ser contemplado?

Uma das dúvidas de quem contrata o consórcio é saber quanto tempo terá que esperar pela contemplação. Então pense em quanto tempo seu grupo vai durar.

Por exemplo, no setor imobiliário, os consórcios podem durar até 240 meses. E como sorteio é sorteio, é impossível saber a data exata em que foi considerado. 

Ou seja, não existe promessa de contemplação. Você pode ser contemplado no início ou no final do seu grupo, seja por sorteio ou lance. A contemplação de consórcio, claro, é o passo mais esperado pelos consorciados! Quem não quer fazer parte de um consórcio e ser atraído instantaneamente para obter os bens ou serviços que deseja? Todo o mundo! 

O consórcio é uma modalidade ideal para pessoas que têm interesse em adquirir bens de valor ou só aumentar o patrimônio. Para que isso aconteça é necessário que você saiba como funciona contemplação de consórcio.

Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Seu parceiro de estrada tá te esperando.

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu sem juros, sem sustos e sem entrada a um clique.

Consórcio de Motocicletas

Acelere com a Embracon.

Consórcio de Pesados

Empreenda e amplie o faturamento do seu negócio com condições exclusivas.

Consórcio de Serviços

Realize o sonho que te chama.

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva