Pequeno guia sobre o consórcio de automóveis

Pequeno guia sobre o consórcio de automóveis

Os brasileiros estão entre as pessoas que mais têm como costume trocar de carro em todo o mundo. Mesmo diante de uma crise financeira que se instaurou no país, muitos não deixaram de investir em um veículo novo. Contudo, existem alguns fatores que tornaram essa compra um pouco mais complicada, como os altos juros cobrados nos financiamentos tradicionais. É por esse motivo que você precisa saber mais sobre o consórcio de automóveis.

Se você quer fazer a aquisição de um novo veículo, saiba que essa modalidade de compra é indiscutivelmente mais vantajosa. Especialmente se você não estiver com pressa de pegar um carro novo. O objetivo do consórcio é proporcionar uma compra programada, que vai possibilitar a realização do seu sonho de forma segura, sem interferir na sua saúde financeira.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o consórcio de automóveis? Então continue acompanhando e tire todas as suas dúvidas! Boa leitura!

5 vantagens de contratar o consórcio de automóveis

Entenda quais são as 5 principais vantagens de contratar um consórcio de automóveis.

Ausência de juros

Ao optar por essa modalidade, você vai conseguir comprar um veículo parcelado, sem entrada e sem ter preocupação com as abusivas taxas de juros do mercado.

Contudo, é necessário ter em mente que vai ser preciso pagar uma taxa administrativa para a empresa de consórcio. Os valores são diluídos nas mensalidades, incidindo em um percentual bem menor do que o dos juros convencionais.

Prazos e parcelas de acordo com as condições do cliente

Outra questão que torna o consórcio vantajoso é o fato de que os participantes podem escolher o valor do crédito, a quantia a ser paga nas prestações mensais e o prazo do pagamento.

Flexibilidade de uso do crédito

A flexibilidade para utilizar o crédito não pode ficar de fora da lista de vantagens. Quando você participa de um consórcio de veículos, é possível utilizar a carta de crédito para comprar o carro que desejar, desde que o seu valor de compra esteja de acordo com o plano de contratação.

Caso você esteja pensando em adquirir um automóvel no futuro (começando o pagamento agora) mas ainda não sabe qual escolher, não existe opção melhor do que fazer um consórcio de veículos.

Poder de compra à vista

Por lance ou por sorteio, quando você for contemplado com a carta, vai ter poder de compra à vista. Esse é um ponto importante que passa despercebido por muitas pessoas, mas pode fazer a diferença na hora da compra.

O poder de negociação e de barganha de quem tem o dinheiro em mãos para uma compra à vista colabora muito para a melhoria dos preços. Para resumir, um consórcio também pode auxiliar na conquista de um ótimo desconto.

Parcelamento integral

Tão importante quanto a ausência de juros e os prazos é o benefício do parcelamento integral. Tenha sempre em mente que, ao escolher um consórcio de automóvel, o valor do bem vai ser dividido integralmente no número de parcelas que você decidiu pagar.

Isso significa que, para começar um consórcio, você não vai precisar descapitalizar com as tão temidas entradas, e é justamente esse aporte inicial que normalmente dificulta a vida de muitas pessoas.

Como funciona o consórcio de automóveis

A administradora de consórcio, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil, começa a montar grupos de participantes que desejam comprar um veículo.

No mínimo um integrante vai ser sorteado por mês, podendo levar a carta de crédito para adquirir o seu automóvel. Além disso, existe a possibilidade de oferecer lances, que funcionam como uma forma de conseguir o carro sem esperar pelo sorteio.

Os consórcios de automóveis geralmente são de até 80 parcelas, sendo que você pode ser sorteado no início ou nos últimos meses do prazo. O consórcio funciona como uma poupança coletiva, na qual todos os consorciados do grupo investem um valor todo mês. O total das parcelas é correspondente ao valor da carta de crédito. Dessa forma, é possível que uma cota seja contemplada todos os meses. Ao início de um novo período, inicia-se também uma nova poupança.

Essa é a principal diferença em relação ao funcionamento de um consórcio de veículos e de um financiamento. Enquanto no último existe um empréstimo que vem de uma instituição financeira, o consórcio é feito com o seu próprio dinheiro.

O que é necessário para conseguir a carta de crédito

Para ter direito à carta de crédito, será necessário adquirir a cota do consórcio. Nessa hora, é essencial definir qual vai ser o objetivo da carta e também o seu valor.

Para que você possa tomar essa decisão, é preciso avaliar a sua renda mensal para o pagamento das mensalidades do consórcio, já que quanto maior for a carta, maior será a parcela.

Ao longo do período do pagamento das mensalidades é possível ajustar o valor da carta de crédito — se o contrato permitir. No entanto, a carta só vai ser liberada a partir do momento em que você for contemplado.

Como ser contemplado pelo consórcio

A contemplação ocorre a partir de lance vencedor na assembleia ou por meio de sorteio. Para participar das assembleias, as mensalidades devem ser pagas mensalmente até a data do vencimento.

Lances

É a oferta de determinado valor, que pode ser integral ou parcial, para antecipar a conquista do veículo. Veja quais são os tipos de lances:

  • lance livre, em que o integrante oferta um percentual da carta, sendo que o maior lance vai ser o vencedor;
  • lance fixo, em que o participante oferta um percentual pré definido, devendo ser 50% ou 25% do valor do crédito, de acordo com as regras do grupo;
  • lance embutido, que é uma forma de lance em que o consorciado vai dar mesmo não tendo o dinheiro em mãos. O lance tem como base o valor que já foi efetuado nas mensalidades mais o lance embutido, que se trata de um valor “hipotético” para elevar o lance.

Sorteios

Acontecem todos os meses nas assembleias. Os sorteios são feitos a partir do número de cotas de cada participante, seguindo os números sorteados pela Loteria Federal. Primeiro, sorteio para clientes ativos, segundo, sorteio para clientes cancelados e, por último, as contemplações por lance. Nos três casos, no entanto, é considerado sempre o saldo dos grupos para as contemplações.

Como fazer a simulação

O consórcio Embracon é um dos maiores do Brasil, além de ser um dos mais premiados. Você ainda tem a possibilidade de usar o simulador para descobrir o plano que mais se adapta às suas necessidades.

O seu consórcio pode estar sujeito a várias mudanças, como o valor dos reajustes, do seguro e de pequenas possíveis inadimplências. Ao fazer uma simulação no site da Embracon, você tem uma dimensão do quanto vai pagar mensalmente. Para fazer a simulação, você só precisa inserir o preço do veículo que deseja conquistar.

O consórcio de automóveis é a forma mais segura que existe para que você realize o seu sonho de ter um carro. Durante todo o tempo de contrato você terá todo o controle do valor das parcelas, afinal, não existem taxas de juros impostas. Não deixe de investir nessa modalidade para ter mais segurança financeira!

Ficou interessado e quer saber mais sobre o consórcio de automóveis? Então aproveite para entrar em contato conosco agora mesmo!
Simulação Consórcio de Automóveis