O que é o consórcio de veículos?

O que é o consórcio de veículos?

Muitas pessoas certamente ouviram falar de consórcio pela primeira vez ao considerar a compra de um veículo: seja por que um amigo ou um parente distante conseguiu ser contemplado após fazer a sua cota ou simplesmente por considerar a compra do próprio modelo. 

Isso porque o sistema se fortaleceu bastante em um período em que o brasileiro estava se acostumando com a noção de carro popular. Nas décadas de 1950 e 60, o consórcio ajudou milhares de pessoas a comprarem o seu modelo, em uma época de difícil acesso ao crédito pelas instituições financeiras.  

Com o passar dos anos, o consórcio de veículos mantém-se forte como nunca. De acordo com a Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio (ABAC), órgão que representa o setor como um todo, 2021 foi o melhor ano para comercialização de cotas de consórcio em mais de uma década. Para se ter uma ideia, quase 3 milhões de cotas foram comercializadas ao longo do ano, sendo quase um terço delas, ou 1,2 milhão, somente de consórcio de carros. 

Isso porque as pessoas que conhecem o consórcio sabem de suas vantagens: você não precisa pagar valor de entrada para o seu veículo, nem juros, e se compromete com um valor mais justo de mensalidades - ao contrário do financiamento que, além de exigir 20% do valor na entrada, cobra juros compostos nas mensalidades. Pode fazer a comparação: com o consórcio, o valor a prazo cabe no seu bolso; já com o financiamento, o bem pode custar o dobro ou mais de seu valor original

Embora você não tenha acesso imediato ao bem ao fazer o consórcio, conta com muitas outras vantagens: você determina o valor que irá pagar de mensalidade e, quando for contemplado, tem poder de compra à vista na escolha do seu modelo - o que dá uma excelente margem de negociação com o proprietário ou concessionária responsável pelo veículo. 

Mas, qual é o passo a passo para fazer um consórcio para a compra do seu carro? Vamos explicar todos os detalhes a seguir. 

Como fazer consórcio para comprar um carro 

Muitas pessoas já determinam o tipo de carro que desejam comprar antes mesmo de se dirigir a uma concessionária ou conversar com o proprietário do modelo.  

Atualmente, existem diversas formas de fazer essa pesquisa previamente, sem precisar sair de casa: você pode consultar a Tabela Fipe, que serve como referência para consulta de preços de todos os modelos disponíveis, ou até mesmo visitar sites que trabalham com vendas de veículos. 

Com o consórcio, você não precisa se preocupar em escolher o modelo de carro de primeira. Basta ter uma ideia do valor necessário para que consiga prosseguir com a simulação. 

Primeiramente, selecione uma administradora de consórcio que tenha autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) - como a Embracon. Somente empresas sérias que fazem parte de seu ranking podem garantir a contemplação e a entrega das cartas de crédito corretamente. 

Depois disso, basta selecionar a categoria de consórcio de veículos e seguir com a simulação. 

A primeira informação pedida é o valor da carta de crédito, que corresponde ao total do veículo que deseja comprar. Não precisa se preocupar em inserir o valor correto do carro. Até a contemplação, sua carta de crédito pode passar por reajustes, sem falar que é possível comprar um modelo com valor inferior ou superior à sua carta quando for contemplado. 

Depois disso, basta selecionar a quantidade de mensalidades, e você já sabe o valor das parcelas da sua cota. É possível simular o consórcio quantas vezes quiser, até encontrar o melhor valor para o pagamento, que não vá pesar em seu orçamento mensal. 

Ainda na simulação, você tem uma ideia do valor de mensalidade, já incluindo as taxas do consórcio - como taxa de administração, que remunera a empresa de consórcio por todos os serviços realizados, e fundo de reserva, que serve como garantia diante de qualquer caso de inadimplência nos grupos.  

Por mais que o simulador seja um processo dinâmico, somente um especialista de consórcio fecha o contrato de adesão. Após a assinatura, a administradora tem até 90 dias para fazer a inclusão em um grupo, que reúne dezenas ou até centenas de consorciados com interesses parecidos com o seu.  

Como funciona a contemplação do carro 

Pelo consórcio, você pode ser contemplado de duas formas: 

  • Sorteios: todos que pagam devidamente por suas cotas estão elegíveis para o sorteio nas assembleias. Nesse processo, a administradora aproveita os prêmios da Loteria Federal. 

  • Oferta de lance: caso queira antecipar a contemplação do seu carro, é possível oferecer um valor maior a partir da Área de Clientes. Pelo lance livre, o maior valor define o vencedor. 

No caso da compra do carro, também é possível contar com o lance Troca de Chaves, em que seu usado pode ser avaliado. 

Ao ser contemplado, você finalmente tem acesso à carta de crédito para a compra do seu veículo.  

Uma das maiores vantagens é que a carta de crédito dá poder de compra à vista, o que permite uma boa margem de negociação. Escolha o modelo que mais faça sentido para a sua realidade e aproveite seu novo veículo. 

Viu como é fácil investir em seu sonho? Faça uma simulação de consórcio de veículos e invista desde já em um carro novo para a sua garagem.