Motivos para fazer um consórcio de apartamento

Motivos para fazer um consórcio de apartamento

Os consórcios sempre foram uma alternativa atrativa para o financiamento da compra de imóveis próprios. Sem entrada e sem juros o consórcio de apartamento está cada vez mais atraente para os consumidores que não têm pressa de se mudar.

Enquanto o consórcio de apartamento continua sendo uma forma bastante utilizada para conquistar o apartamento próprio, os consórcios imobiliários têm se mostrado uma opção bastante atrativa para quem busca comprar um apartamento.

Como funciona o consórcio de apartamento?

Um consórcio de apartamento é formado por um grupo de pessoas interessadas em comprar um imóvel por meio de parcelamento. Todos os meses, todos os integrantes do grupo fazem um sorteio para que os imóveis sejam considerados pelo valor escolhido ao se inscrever no consórcio.

Todos os meses, todos os integrantes do grupo fazem um sorteio para que os imóveis sejam considerados pelo valor escolhido ao se inscrever no consórcio. Os consorciados também podem fazer lances com recursos próprios ou lances embutidos.

Entre os atos em análise, os consorciados receberão uma carta de crédito que poderá ser utilizada na aquisição do apartamento.

Antes de contratar seu plano de consórcio de apartamento, compare os planos e ofertas que o mercado oferece e faça uma escolha inteligente.

Por que fazer um consórcio de apartamento?

  1. Se você já tem a casa própria, o consórcio também é uma ótima opção de investimento. Com parcelas que cabem no seu bolso, você pode comprar um imóvel e usar o aluguel para complementar a renda fixa.

  2. O aluguel, além de não ser barato, é um dinheiro que sai do seu bolso e nunca mais volta. Por que não investir esse dinheiro em um imóvel que será seu? O consórcio possibilita isso da maneira mais fácil porque não tem juros e outros encargos, e não precisa de entrada. O valor total do imóvel é parcelado em prestações que cabem no seu orçamento.

  3. O consórcio de apartamento é uma ótima forma de investir bem seu FGTS. Afinal, imóvel é um bem que só valoriza. Você pode usá-lo para fazer lances, complementar seu crédito, amortizar, liquidar ou pagar parte das parcelas do consórcio de imóveis.

  4. Com a vantagem de não pagar juros e ter o poder de compra à vista, é muito mais fácil comprar um imóvel já pronto, sem ter que esperar o tempo de construir.

  5. O consórcio também pode realizar seu sonho de ter um apartamento na praia, ou outros espaços de lazer. Esse não precisa ser um sonho distante. Seja para os seus momentos de descanso ou para alugar e ter uma renda extra, esse é um plano que cabe no seu bolso.

  6. Quando for contemplado, por sorteio ou lance, poderá usar sua carta de crédito para comprar qualquer bem pertencente à categoria do seu grupo de consórcio. Ou seja, qualquer apartamento, novo ou usado, construído ou na planta, inclusive terreno.

  7. No consórcio, o valor do bem está sempre atualizado. A valorização da carta de crédito acompanha o reajuste das parcelas, mantendo seu poder de compra.

Como contratar um consórcio para apartamento

O primeiro passo, é claro, é calcular o custo. Antes de assumir grandes dívidas, como a compra de um imóvel, os potenciais consorciados devem elaborar um orçamento que inclua custos administrativos, possíveis reajustes anuais e avaliar se conseguem cumprir suas mensalidades.

Em seguida, é aconselhável pesquisar criteriosamente e selecionar uma empresa devidamente autorizada a prestar tais serviços. O Banco Central é o órgão responsável por fiscalizar as empresas que administram o consórcio. Consórcios fraudulentos podem ser evitados consultando o site do BC.

Após essa verificação, basta entrar em contato com a empresa escolhida. Nesse momento é importante tirar todas as dúvidas sobre o contrato, os prazos e conferir se as informações sobre direitos e deveres estão de acordo com a lei do Brasil.

Além desses cuidados, é bom já ter uma ideia do tipo de apartamento que deseja comprar, e qual é o valor dele, para que assim você possa escolher o melhor plano e não tenha surpresas na hora de realizar a compra.

Quando o consórcio de apartamento vale a pena?

No geral, se você não tem urgência em se mudar imediatamente para uma nova residência imediatamente, o consórcio de apartamento é uma boa ideia. Isso porque, embora você possa ser contemplado logo nos primeiros sorteios, é possível também que você fique no final da fila, o que pode levar certo tempo.

Então, para quem não está buscando uma opção imediata e quer começar a pagar seu imóvel aos poucos (e sem juros!), o consórcio de imóveis vale à pena.

Faça sua simulação de consórcio com a Embracon!