Eliminar gastos ainda é difícil? Dicas para facilitar e introduzir na rotina

Eliminar gastos ainda é difícil? Dicas para facilitar e introduzir na rotina

Economizar dinheiro e eliminar gastos é uma das prioridades em muitos lares (ou, pelo menos, deveria ser). Felizmente, existem muitas maneiras de reduzir suas despesas e ajudá-lo a aumentar suas economias.

Qualquer pessoa que queira acumular economias ou apenas economizar para uma compra específica entende a importância de economizar parte do seu salário. Economizar dinheiro todo mês pode ser bastante desafiador, especialmente se você tem baixa renda ou está acostumado a gastar dinheiro.

No entanto, existem várias maneiras de economizar facilmente. Confira alguns!

Dicas para cortar e economizar bastante dinheiro

Fuja dos juros abusivos

Se esforçar para deixar as contas em dia é algo super positivo. No entanto, é preciso ter cuidado para não acabar recorrendo a recursos financeiros que podem virar uma bola de neve, como por exemplo, limite do cheque especial ou o crédito rotativo do cartão de crédito. Os juros cobrados nesses produtos estão entre os mais caros do mundo.

Caso não haja outra opção, o mais correto é contratar uma modalidade de crédito que possui juros mais baixos e com único objetivo de liquidar o saldo dos débitos em aberto.

Pague as contas em dia

Muitas vezes, por descuido ou imprevistos na data do vencimento, o pagamento das contas é feito com dias de atraso, saindo mais caro do que deveria. Com um pouco de cuidado, é possível evitar esse cenário. Com os devidos ajustes, é possível juntar dinheiro ao cortar gastos desnecessários.

Por último, mas não menos importante, jamais deixe de quitar suas contas em dia. Ok, que às vezes surgem imprevistos, mas é por isso que é preciso ter um controle sobre as finanças. Ao pagar com dias de atraso, as dívidas acabam ficando bem mais caras do que deveriam. Então, tenha cuidado para evitar esse cenário e se possível guarde um dinheirinho para situações como essa.

Crie um calendário para datas especiais

Nós sabemos que as datas comemorativas são difíceis para algumas pessoas que se sentem na obrigação de sair presenteando todo mundo. Mas não precisa ser assim! Uma boa estratégia para contornar estas ocasiões é criar um calendário com as datas mais importantes e definir previamente o que será comprado. Dessa forma, será possível incluir em seu orçamento e evitar despesas desnecessárias com presentes de última hora.

Como manter o controle diário das despesas?

Agora que você já entendeu quão importante é eliminar gastos, é hora de ver como fazer isso na prática. Um jeito bastante simples de controlar suas despesas diariamente é fazendo anotações no celular ou usando aplicativos de controle financeiro. Caso prefira métodos mais tradicionais, também é possível anotar tudo em um caderninho ou em uma planilha.

É fundamental dar um jeito de registrar esses custos na hora ou logo em seguida, ok? Assim, você não se esquecerá das transações que fez no dia e vai poder fazer seu controle de gastos mensais de forma mais organizada.

Para facilitar, é importante ter uma planilha de controle de gastos. Nela, você consegue ter o completo domínio da entrada e saída dos gastos e receitas. Mas lembre-se que ela deve ser sempre atualizada para maior eficiência.

E caso precise comprar bens de valores maiores, é possível programar a compra utilizando o consórcio.

Confira as opções disponíveis da Embracon!