É importante ter uma conta conjunta?

É importante ter uma conta conjunta?

Assim que decidimos compartilhar qualquer coisa com alguém, é necessário confiar muito na pessoa. Isso vale para qualquer tipo de relação, entre amigos, membros da família ou colegas de trabalho. Até porque, quando se trata de dinheiro, é mais sério ainda. 

Por esse motivo, antes de tomar uma decisão com relação a abrir uma conta conjunta, é necessário, além de confiar muito na pessoa com quem está, entender como esse tipo de serviço financeiro é muito importante.

O que é conta conjunta?

A conta conjunta é um serviço bancário destinado a duas ou mais pessoas. Nesse caso, todas as pessoas envolvidas são titulares de uma mesma conta e, nessa condição, podem movimentá-la livremente.

Vantagens da conta conjunta

A economia é uma das propostas, se existir uma coincidência entre os objetivos das partes, em uma família ou em um casal, é possível abrir uma única conta em vez de duas ou mais. Neste caso, qualquer um pode delegar outro dos titulares de conta conjunta para realizar as transações.

Mas ainda tem mais. A conta conjunta traz diversos benefícios, porque permite que os responsáveis ​​tenham uma visão geral clara com referência à estrutura do planejamento financeiro familiar.

O mesmo se aplica a uma empresa, na qual coproprietários, como marido e esposa, irmão e irmã, trabalham em um mesmo time.

Caso ambos paguem um valor fixo a cada mês, isso também vai ajudar a evitar discussões sobre dinheiro, já que nenhum dos dois estará contribuindo mais do que o valor que ambos concordaram.

Fora isso, se você tiver algum dinheiro sobrando na conta conjunta depois de ter cuidado de todos os seus custos essenciais, ambos podem definir qual a melhor maneira de fazer uso dele.

De muitas formas, o “sucesso” de ter uma conta bancária conjunta vai depender do tipo de relação que tem com a pessoa. Contanto que vocês sejam honestos e abertos um com o outro, não será necessário enfrentar nenhuma surpresa quando se trata de suas finanças.

Vale lembrar que, você pode abrir uma conta bancária conjunta e ainda ter sua própria conta corrente padrão. Tudo vai depender do que funciona melhor para você e seu parceiro (a).

Desvantagens da conta conjunta

Mais do que desvantagens, é necessário falar sobre riscos de ter uma conta conjunta. A confiabilidade e a precisão são questões essenciais para com os outros co-titulares.

Geralmente pode acontecer entre aqueles que abriram esta conta se encontrarem “no vermelho”, isso porque uma das partes interessadas gastou o dinheiro investido. Claramente, o direito de recurso é uma opção válida para a parte lesada.

É importante reforçar que a segurança de suas finanças conjuntas está relacionada à segurança do seu relacionamento. Dessa forma, se você abrir uma conta conjunta, estará se comprometendo a compartilhar suas informações financeiras com seu parceiro e a conceder acesso a todo dinheiro disponível.

Você e seu parceiro/a vão ter ciência do quanto o outro ganha, quanto dinheiro você gasta e em quê, além de todos os seus outros hábitos financeiros.

Caso a relação não dê certo e você se separar, e ficar claro que a outra metade tem mantido os segredos de você quando se trata de dinheiro, suas próprias finanças podem acabar em apuros também. Chegue a um acordo sobre o que fazer com ela caso a relação termine.

Quais são os tipos de conta conjunta?

Atualmente há duas modalidades: a simples e a solidária. Descrevemos a seguir quais são as particularidades de cada uma para você saber qual está mais de acordo com as suas necessidades:

Conta conjunta simples

No mercado financeiro, ela também é conhecida como conta “E”. Essa é uma modalidade que exige a assinatura de todos os correntistas para qualquer movimentação da conta.

Independente da finalidade: saques, operações de débito, solicitação de empréstimo ou utilização de cartão de crédito, todos os titulares devem estar de acordo.

A vantagem da conta conjunta simples é o controle, já que ninguém poderá fazer nada sem a aprovação dos demais. 

Conta conjunta solidária

É também conhecida como "E/OU". Basicamente ela permite a movimentação isolada de crédito e débito. De forma resumida, cada membro pode ter seu cartão de crédito e débito independente, mas vinculado à mesma conta. 

Esse tipo de conta conjunta é muito utilizado por casais ou membros de uma mesma família, especialmente, em casos em que a confiança é maior. A vantagem da conta conjunta solidária é, portanto, a flexibilidade.

Mas afinal, fazer ou não uma conta conjunta?

Como você percebeu, a segurança da sua conta conjunta nada mais é do que um reflexo do seu relacionamento. Isso é ainda mais significativo quando o assunto é relação conjugal.

Se tudo der certo e vocês tomarem medidas que envolvem respeito e parceria, é bem provável que não será um problema abrir uma.

Agora, caso vocês se desentenderem e o afeto se transformar em rivalidade, alguém pode acabar em apuros. 

Sendo assim, antes de tomar a decisão de compartilhar dinheiro dessa forma, uma boa conversa é o mais indicado para deixar tudo esclarecido. A saúde da família também está relacionada aos custos e ganhos.

Conclusão

Como já pode ter percebido, existem várias vantagens e desvantagens em uma conta bancária conjunta. Por um lado, esse tipo de conta fornece uma maneira conveniente para um casal gerenciar suas finanças mensais, além de oferecer alguma flexibilidade ao decidir quem é responsável por quê.

Entretanto, vale a pena ressaltar que, em uma conta conjunta, existe responsabilidade conjunta: por exemplo, se o seu parceiro for desmotivado, assim como se o relacionamento falhar, as duas partes serão responsáveis ​​por como separar suas finanças.

Assim como qualquer relacionamento de sucesso, uma conta bancária conjunta requer um compromisso sério e não é só isso, abrir uma com seu parceiro pode até marcar o início de um novo relacionamento com suas finanças.

Aproveite a decisão de abrir conta conjunta para estudar educação financeira e economia doméstica. Com foco, planejamento e transparência, todos ganharão.

Gostou desse artigo? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como esse.

Simulação Consórcio