Cuidados antes de contratar qualquer consórcio

Cuidados antes de contratar qualquer consórcio

Seja para comprar carros, imóveis ou outros itens, a maioria dos brasileiros tem recorrido a opção de contratar um consórcio. Este é um ótimo recurso, mas é necessário estar atento aos riscos envolvidos neste tipo de procedimento.

Leia mais detalhes sobre este assunto a seguir e conheça mais sobre o consórcio.

Conheça a administradora que deseja escolher

A primeira etapa para a contratação de um consórcio é verificar se a administradora possui autorização do Banco Central.

Diferentemente do que muitas vezes parece, não é qualquer pessoa ou empresa que pode dar início a um consórcio. É obrigatório que a administradora esteja registrada e seja fiscalizada pelo órgão público.

A partir do momento em que a adesão é efetivada, o consórcio se transforma em um relacionamento de longo prazo entre você e a administradora escolhida. Portanto, é essencial que a empresa seja robusta, tenha uma boa reputação no mercado e conte com sua inteira confiança.

Para conferir esses requisitos, procure por recomendações entre colegas e familiares, pesquise na internet e veja se a administradora tem a autorização do Banco Central para atuar no setor.

Avalie o contrato com muito cuidado

O contrato não é mera formalidade, ainda mais em um negócio que envolve valores altos. Leia todas as cláusulas com atenção, da primeira até a última página. Diante de qualquer dúvida, erro ou inconsistência, comunique a administradora e não assine até que a questão esteja sanada.

Conheça todos os prazos, taxas e reajustes

Os prazos, taxas e reajustes precisam ter uma atenção redobrada.

A taxa de administração é acrescida nas parcelas e serve para remunerar o serviço da administradora. Além disso, alguns consórcios cobram o valor necessário para a formação de um fundo de reserva e para a contração de um seguro prestamista.

Os reajustes são feitos de forma periódica para garantir que o dinheiro arrecadado seja suficiente para que todos os consorciados recebam sua carta de crédito com valores atualizados, de acordo com a inflação do período. O índice adotado para esse cálculo deve estar claramente determinado.

Não caia em promessas de contemplação rápida

A sorte pode fazer com que você seja contemplado logo na primeira assembleia, mas é normal que o processo demore um pouco. Logo, desconfie sempre de promessas que envolvam prazos de contemplação muito curtos.

Além dos sorteios, é possível ser contemplado por meio de lances. Porém, mesmo esse mecanismo tem regras próprias bem estabelecidas, que determinam como ele deve ser feito.

Acompanhe as movimentações do consórcio

O consorciado deve participar das assembleias gerais para acompanhar as contemplações e a movimentação financeira do grupo.

Manter atualizado seu endereço, telefone e conta de depósito também é importante. Após a última assembleia, caso exista saldo no fundo de reserva, os consorciados têm direito a devolução desses valores.

Mantenha o foco nos seus objetivos

Ao longo do caminho, imprevistos ou desafios poderão surgir. Por isso, para ser um realizador, é importante:

  • Ter foco no sonho e priorizá-lo tanto na vida como no orçamento;

  • Manter o controle do orçamento, registrando receitas e despesas e encontrando alternativas para gastar menos e viver melhor;

  • Lembrar-se de que quanto maior for o seu esforço, maior será o seu sucesso;

  • Não parar de sonhar e criar novas metas a serem alcançadas;

  • Saber que na Embracon tem sempre um plano ideal para um novo sonho podendo aumentar seu patrimônio exponencialmente.

Essas são apenas algumas dicas para contratar um consórcio com segurança, mas ignorá-las representa um grande risco. Por isso, considere-as sempre para evitar surpresas.

Esse artigo foi útil? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. Aproveite e faça sua simulação com a Embracon!

chat Eva