Como se preparar para fazer um ano sabático

Como se preparar para fazer um ano sabático

Pode parecer até coisa de filme: fazer uma mala, traçar um destino e sair pelo mundo conhecendo países e conquistando experiências. Tanto nos Estados Unidos, na Europa ou na Ásia, o sonho de parar um ano e viver as próprias vontades parece realmente utópico, mas com planejamento ele pode estar mais perto do que você imagina.

O seu ano sabático pode ter um objetivo muito bem definido ou apenas fazer parte de um plano de vida de conhecer novos lugares e viver novas experiências. Fizemos uma lista com alguns itens necessários para você começar a programar o seu ano sabático.

Defina seu objetivo

Como dissemos, o primeiro passo é entender porque aquele momento é importante para você. É um sonho seu? É uma vontade que você tem desde criança? Quais lugares você pretende conhecer? Sua ideia é conhecer praias ou grandes cidades? Você pretende ir de carro ou viajar por diversos países de avião? Ou quem sabe conhecer países na América Latina?

Todas essas decisões são essenciais para você pensar nos próximos passos que pretende tomar. Além disso, o porquê você quer fazer um ano sabático é a decisão mais importante a entender.

Quanto tempo demanda seu sonho

Fazer uma viagem dessas requer também passar saudade das pessoas que não vão com você, por exemplo sua família e amigos. Então nessa hora, é essencial pensar quanto tempo você pretende ficar longe das pessoas que você se importa.

Também é bom deixar um dinheiro reservado caso você pretenda voltar ao país, tanto para uma emergência, quanto para matar a saudade pelo menos uma vez durante o tempo em que você estiver viajando - se achar necessário.

Quanto tempo você pretende ficar fora

Às vezes a vontade de conhecer diversos lugares é maior do que ficar um ano inteiro fora do Brasil, então pense quais lugares você quer conhecer e quanto tempo você pretende ficar em cada lugar. Isso fará a diferença na hora de planejar quanto tempo você vai viajar. Esse fator também é decisivo para saber quanto você vai gastar.

Procure uma agência de turismo

As agências turísticas têm muita experiência nesse tipo de viagem e por isso têm diversas dicas que podem te ajudar muito na hora do seu planejamento. Eles conseguem, inclusive, calcular quanto custaria a sua viagem dos sonhos e já podem adiantar trechos, hospedagens e experiências. Não esqueça, quanto mais você planejar e organizar com antecedência, melhor será a sua viagem.

Quanto você pretende gastar

Se seu ano sabático não inclui alguns bicos para ganhar dinheiro, é essencial que você faça um planejamento detalhado de quanto pretende gastar. Nessa hora, é bom pensar em todos os gastos e colocar em uma planilha: vôos, transporte em geral, alimentação, compras, hospedagens. Não esqueça de que cada país tem uma moeda diferente, e a cotação de cada moeda pode variar bastante. Por isso, é legal se informar sobre quanto está a cotação da moeda dos países que você pretende conhecer.

Uma boa dica é já tentar alugar os moradia com antecedência para conseguir descontos e já deixar uma parte da viagem paga aqui do Brasil. Alguns vôos também podem ser pensados com antecedência aproveitando taxas mais baratas.

Informe sobre sua decisão

Muitas vezes a ideia do plano sabático pode causar algum desconforto aos mais próximos, mas conversando tudo fica mais fácil. Prepare sua família, explique sobre o seu sonho e a importância dessa sua vontade. Faça despedidas e continue em contato com todos o máximo que puder. São eles que estarão te esperando quando você voltar.

Planeje o seu retorno

É importante lembrar que o ano sabático tem começo, meio e fim, e por isso, deixe todas as portas no Brasil abertas quando você voltar. Se você estiver trabalhando e pretende pedir demissão, converse com o seu chefe sobre a possibilidade de voltar a trabalhar no mesmo lugar quando você voltar. Uma ótima opção também é arrumar trabalhos remotos no Brasil que podem ser feitos de qualquer lugar.

Faça um seguro saúde e dentário

Não deixe de procurar um seguro saúde e dentário que atenda diferentes países. Esse é um grande aliado para você viajar e não ter problemas. Não esqueça que o seguro deve atender a todo o período que você estiver viajando.

Contrate um consórcio para realizar o seu sonho

O consórcio é uma modalidade de investimento que permite investir em bens de alto valor, como casa, automóvel, serviços e viagens de forma planejada. Diferentemente do financiamento, o cliente não recebe o bem assim que passa a pagar as mensalidades, mas pode contar com inúmeros diferenciais e benefícios que levam em conta o seu planejamento financeiro.

Nesse caso, o consórcio é uma ótima forma de planejar sua viagem e levantar a quantia que você pretende gastar com parcelas que cabem no seu bolso. Faça uma simulação e entenda como a Embracon pode te ajudar a realizar o seu sonho.
Simulação Consórcio Viagem
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.

chat Eva