Como preservar pintura automotiva

Como preservar pintura automotiva

Você finalmente conseguiu comprar o carro dos sonhos, leva o veículo para casa e, depois disso, nada de estresse ou preocupação. Você vai a todos os lugares, economiza tempo nas rotinas diárias e, à noite, até esquece que deixou o carro na garagem. Esse seria o cenário ideal, não é mesmo? Mas o fato é que um carro exige muitos cuidados com a manutenção, sendo que a pintura automotiva surge como um dos primeiros itens da lista.

De forma geral, a lataria é um dos componentes que mais sofrem com os efeitos do tempo e dos agentes corrosivos do ambiente. A pior parte é que, por se tratar de um elemento que chama a atenção no automóvel, a pintura em mau estado é um aspecto que pode reduzir (e muito) o valor de revenda do carro.

Diferença na tonalidade, desbotamentos e riscos podem destruir a estética do veículo. E os motivos para que isso aconteça são inúmeros, indo de sol e chuva a animais e até poeira! Por esse motivo, preservar a pintura automotiva é uma estratégia válida para os proprietários. 

Preparamos esse artigo para você ter em mãos algumas dicas práticas para preservar a pintura automotiva!

Lave o carro com frequência e adequadamente

Você já assistiu em algum desenho, filme ou seriado que a lavagem do carro geralmente é tratada como obrigação, quase um castigo? De modo geral, um adolescente é forçado a fazer isso pelo pai. Na trama, só para descontar, lava com uma bela má vontade. 

Contudo, lavar o carro requer cuidado desde a escolha dos produtos, que precisam ser neutros e com pH baixo. Além de que, existe a ideia de que quanto mais forte é o jato de água, mais ele limpa. Quando se trata da pintura, essa ideia engana. Na verdade, quanto maior for a intensidade, maior o risco de causar danos. O correto é apostar na baixa pressão, lavando de cima para baixo, preferencialmente na sombra.

Invista na aplicação de uma boa cera

O enceramento realmente protege a pintura do carro, pois cria uma película protetora que ajuda inclusive a bloquear os raios UVA e UVB da radiação solar. A cera pode ser sintética, produzida em laboratório, ou natural, feita a partir da Carnaúba, árvore originária do norte do Brasil.

Há partidários para os 2 lados, que argumentam sobre qual das certas é melhor. Em resumo, podemos dizer que a natural costuma ser usada para o brilho, enquanto a sintética tem uma duração maior. O importante é investir em boas ceras, pois as de baixa qualidade duram pouco e protegem irregularmente a superfície do carro.

Fuja do sol em excesso

Pois é, o sol dá cor ao mundo. Mas ele também é responsável por tirar o brilho do carro. Caso tenha dúvidas a esse respeito, é só observar para ver como as cores se desbotam rapidamente ao ar livre. A boa notícia é que as pinturas automotivas não sofrem mais tanto desse mal, já que filtros UVA e UVB a protegem da radiação solar.

Mesmo assim, é bom não confiar apenas nisso. Saiba: exposição prolongada afeta a pintura, ainda mais quando o carro não está limpo! Mas correr para qualquer sombra de árvore também pode ser perigoso, já que galhos, folhas e afins não deixam por menos. Analise os prós e contras, mantenha o carro limpo e observe!

Evite exageros

Em relação à proteção da pintura, o enceramento é fundamental, seja para manter a estética do veículo, valorizando a cor e realçando o brilho, ou para garantir proteção, diminuindo eventuais danos causados por agentes em geral. Contudo, exagerar nunca é bom, é necessário ter cuidado para não pesar a mão no enceramento.

Alguns processos para encerar envolvem polimentos. Nessas situações, geralmente uma politriz (máquina de polir) é utilizada, criando um abrasamento (pequeno desgaste) no verniz da tinta. Se isso for realizado com muita frequência, camadas da tinta serão danificadas. Por esse motivo, tenha moderação!

Tenha cuidado com as capas

Com o excesso de preocupação, existem proprietários que exageram nas capas para o veículo. No início, esse cuidado pode até ser positivo, mas deve ser usado nas situações devidas e não a todo tempo.

Vale esclarecer: as capas são recomendadas para o caso de longos períodos de desuso do carro. Caso contrário, só a rotina de colocar e tirar a capa já pode arranhar a pintura. Também é recomendado o uso de tecidos transpiráveis, como aqueles típicos das camisas de futebol, pois as capas abafadas retêm umidade, podendo causar bolhas.

Redobre o cuidado ao viajar

Não tem quem diga o contrário: viajar é maravilhoso! Até porque, quem é que de vez em quando não gosta de ir à praia, curtir uma cachoeira ou até o friozinho de uma montanha? Nessas situações, um pouco de caos é quase inevitável, uma vez que estamos longe das nossas oficinas mecânicas de confiança como do conforto do nosso próprio lar! Por esse motivo, é necessário redobrar os cuidados.

A maresia, por exemplo, é um grande inimigo dos carros, ainda mais para pintura e partes mais delicadas. A lama também pode causar manchas quando não é removida do automóvel. Se for passar um período muito longo nesse tipo de ambiente, providencie uma lavagem preventiva! Assim que voltar a rotina, retome seus procedimentos habituais.

Fuja dos causadores de riscos

São muitos os elementos comuns no cotidiano dos motoristas que podem causar riscos desagradáveis à pintura automotiva. Um lava a jato automático, por exemplo, pode ser bem prático e rápido para dar aquela limpeza rápida na lataria, mas trata-se de um equipamento perigoso, que pode facilmente causar riscos. Se não tiver outra maneira, retire primeiro a sujeira mais grossa para depois deixar o veículo passar pelo lava a jato automático.

Os panos sujos também não são muito recomendáveis. O que ocorre é que sempre existem neles pequenas partículas abrasivas, como pedrinhas ou grãos de terra, que logo na primeira esfregada já danificam a pintura. À medida que for lavando o carro, portanto, mantenha o pano sempre limpo.

E é claro, não se esqueça de tomar muito cuidado ao manusear objetos afiados próximo ao veículo, sejam chaves, tesouras, moedas, facas, lâminas de barbear, chaves de fenda ou quaisquer outras ferramentas.

Cuidado com as manobra

Os casos mais comuns de danos à pintura automotiva são aqueles causados nas manobras. Estacionar em uma garagem pequena ou se encaixar em uma vaga apertada demais podem ser grandes desafios até para um motorista mais experiente e, pior ainda, para a lataria do automóvel!

A melhor dica aqui é analisar bem o tipo de vaga ou de garagem em que você vai estacionar. Esteja atento aos limites e perigos. A partir daí, pense na melhor prática para manobrar. No geral, é melhor entrar de ré, com muita atenção aos retrovisores. Também vale usar outros acessórios nessa hora, como câmeras de ré e sensores de distância, que também podem trazer maior segurança à direção.

Atenção onde guardar seu veículo

Também pode ocorrer danos à pintura do carro enquanto ele está parado. Até porque existem diversos fatores que podem prejudicar a pintura, desde fezes de pássaros e seivas de plantas, passando pelo sol forte e até por quedas de granizo. O mais recomendado é sempre deixar seu veículo em local coberto, longe desses agentes prejudiciais.

No entanto, sabemos que isso nem sempre é possível. Por mais que seja temporariamente, às vezes é necessário deixar o carro ao ar livre. O primeiro cuidado aqui é ter atenção onde você para o carro.

Quando estacionar embaixo de uma árvore, por exemplo, vale se certificar de que ela não serve de poleiro para pássaros. Se for tarde demais, utilize um pano de microfibra com água para retirar a sujeira o quanto antes.

Quanto ao sol, como vimos, não tem muito jeito: o ideal é buscar por uma sombra. É melhor prevenir do que ser necessário refazer a pintura automotiva depois de um tempo.

É importante também ser observador para perceber condições ou situações que podem colocar em risco a pintura do carro, como estacionar próximo a crianças agitadas, festas com grande circulação de pessoas ou áreas de construção. Essas podem não ser boas ideias, já que riscos acidentais podem acontecer com facilidade.

Tenha o hábito de preservar a pintura automotiva

Essa não se trata apenas de uma recomendação, mas sim um mandamento. Isso porque muitas das situações que podem danificar a lataria só são revertidas na hora. Caso não seja tratado, o desleixo pode transformar uma bobagem na necessidade de providenciar uma nova pintura.

Uma sugestão para manter esse hábito é ter por perto um borrifador de água e um pano macio no carro. Dessa maneira, toda vez que você bater o olho em uma sujeirinha, seja provocada por um passarinho ou pelo acúmulo de poeira, é só pegar o borrifador e limpar! Caso isso não seja feito na hora, as chances de esquecer aumentam, fazendo com que a sujeira possa sim danificar a pintura.

Fora isso, se você viu uma folhinha, uma manchinha de barro ou até mesmo água na lataria, tente limpar na mesma hora. Pode até parecer loucura, mas nada disso. Fato é que, essa é a melhor forma de evitar gastos devido a cuidados simples que não foram tomados.

Como se pode notar, a preservação da pintura de um carro não tem segredo nenhum. Tomando o cuidado certo em cada situação, sem exageros, a chance é que ninguém perceba a idade da pintura!

Simulação Consórcio