Como conquistar a independência financeira morando sozinho

Como conquistar a independência financeira morando sozinho

Sair da casa dos pais pode ser uma das etapas mais desafiadoras para um jovem. Geralmente, esse momento é acompanhado pela faculdade, por uma mudança de cidade ou país, por um casamento ou apenas para conquistar a própria independência. E como se preparar para isso? Quais são os planejamentos necessários para não passar por dificuldades e conseguir realizar essa transição sem dívidas e dificuldades?

Fizemos uma lista com as dicas mais importantes para você se planejar para morar sozinho e alcançar sua independência financeira. Confira a seguir:  

Descubra seu gasto real por mês

Você já parou para somar qual seria o gasto real de viver sozinho juntando todas as despesas? Essa é a melhor forma para entender quanto é o seu gasto mensal e até conseguir pagar algumas coisas à vista para poder antecipar o processo.

O primeiro e maior gasto a ser pensado nessa hora é o valor do imóvel - alugado ou comprado. Se ele for alugado, muitas vezes é possível negociar esse valor, caso o locatário aceite antecipar algumas parcelas. A mesma coisa pode acontecer se você pagar o imóvel à vista, evitando assim juros abusivos.

Além desse valor, é muito importante somar as contas básicas como água, energia elétrica, internet, televisão por streaming ou assinatura, alimentação, transporte e lazer. Outro gasto é a própria mudança, por isso inclua esse valor no seu planejamento. Outro item que algumas pessoas priorizam nesse momento são as eventuais reformas para deixar o seu cantinho ainda mais com a sua cara.

Faça um planejamento detalhado de todos os seus próximos passos

Esse é um bom momento para você montar uma planilha com tudo o que imagina que vá gastar a longo prazo. Pense nos mínimos detalhes com tempo para poder se programar e entender todas as decisões que precisam ser tomadas. Coloque no papel todas as contas e veja se esse valor cabe no orçamento que você está disposto a gastar mensalmente.

A planilha é uma forma de enxergar mais de perto onde você mais gasta dinheiro e quais são as prioridades. Alguns aplicativos também podem te ajudar muito com essa organização financeira.

Decoração e eletrodomésticos

Essa é a hora de você escolher tudo como você sempre sonhou e desejou, mas é aí que costumamos perceber também como essas coisas são caras. Pesquise o que vale mais a pena para você naquela hora. Se o imóvel for seu, uma boa dica é pensar em móveis planejados, eles podem sair muito mais em conta e valorizam o seu bem.

O próximo passo é pensar nos eletrodomésticos e eletrônicos. Se você comprar tudo na mesma loja e à vista, eles podem gerar um super desconto.

Economize dinheiro também para imprevistos

Faça uma poupança pensando também no que pode vir pela frente. Assumir uma casa pode trazer surpresas inesperadas. Pode aparecer uma obra, um problema no encanamento ou mesmo mudanças no caminho. Então, esteja preparado com um fundo de reserva para não ter grandes dores de cabeça no futuro.

Considere dividir o espaço

O ideal é encontrar alguém que também esteja saindo da casa dos pais pela primeira vez para juntos vocês aprenderem sobre essa experiência. Ter uma pessoa para dividir as contas ajuda muito a deixar esse momento mais tranquilo financeiramente, mas também requer muita maturidade para não gerar brigas e disputas.

Reveja suas prioridades

Provavelmente na casa dos seus pais você tinha hábitos que não serão mais os mesmos morando sozinho. Então tente entender quais prioridades você quer manter morando sozinho. Uma ajuda com a faxina? Comprar comida pronta? Uma televisão a cabo com um monte de canais disponíveis? Alguns desses hábitos precisarão ser revistos e o ideal é que no primeiro momento você consiga abrir mão deles para ter um fundo de reserva bom.

Desenvolva hábitos de economia

Pense sempre que quanto mais você economizar no dia a dia, mais você consegue ter dinheiro para emergências. Então leve em consideração dicas simples de economia como anotar seus gastos, montar cardápios semanais para entender melhor suas compras no supermercado, aprender a cozinhar para não precisar comprar comida fora regularmente, e sempre guardar 30% do seu salário.

Escolha o bairro que quer morar

Um dos motivos que mais encarecem um imóvel é a sua localização. Por isso é ótimo você pensar quais suas prioridades para o momento. Você pretende morar perto do trabalho ou da faculdade ou prefere morar em um bairro mais tranquilo? Isso tem que ser muito pensado e levado em consideração. Outra ótima e sustentável dica é morar perto de um ponto de ônibus ou metrô. Isso facilitará o seu dia a dia fará com que você gaste muito menos tempo com transporte.

Você já está ansioso para esse passo de ir morar sozinho e quer uma ajudinha para realizar esse sonho? A Embracon pode te ajudar. Faça uma simulação em nossos site e descubra todas as opções de planos que cabem no seu bolso.
Simulação Consórcio
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Não esqueça de nos seguir nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.