Caminhos possíveis para recomeçar para quem perdeu o emprego na pandemia

Caminhos possíveis para recomeçar para quem perdeu o emprego na pandemia

2020 foi um dos anos mais desafiadores da história. A pandemia do coronavírus fez com que muitas pessoas acabassem perdendo o emprego. Apesar disso, com a chegada da vacina e com as possibilidades de melhoria da economia, essa é a hora de se reinventar.

Sabemos que a situação ainda não está fácil e que não existe receita milagrosa. Mas existem alguns caminhos para se recolocar no mercado e conseguir gerar renda. Para isso, juntamos algumas dicas para quem perdeu o emprego em 2020 e está em busca de uma nova oportunidade em 2021.

Caçar uma vaga de emprego

Assim como você pode se reinventar, você pode ajudar as empresas a se renovarem. Comece a pesquisar no mercado a necessidade das empresas dentro da sua área. Analise novas formas para eles investirem, mudanças que poderiam ajudá-los a inovar em relação à concorrência.

Com isso, você pode mostrar para eles como o seu papel pode ser importante, e como pode ser um ótimo investimento fazer com que você faça parte do quadro de funcionários.  Ou seja, observe as necessidades das empresas e mostre como você pode ser um útil nesse momento.

Projetos sociais

Seu sonho é trabalhar com a sociedade e com isso ajudar as pessoas? Essa pode ser a hora de você realizar o seu desejo. Aliar-se a um projeto social pode ser um chamado e uma forma de fazer com que você se reinvente.

Além de procurar vagas no terceiro setor, você pode começar o seu próprio projeto. Entenda qual temática tem mais a ver com você e pense nessa possibilidade. Existem várias plataformas de financiamento coletivo para causas importantes, inclusive que foram criadas durante a pandemia do coronavírus. Use a criatividade e ajude quem precisa.

Ganhar dinheiro sem sair de casa

Procure projetos digitais afiliados que tenham a ver com o seu meio profissional. Mas o que são projetos afiliados? São plataformas para acordos entre um anunciante e um publisher, chamado de afiliado, em que o publisher se compromete a colocar banners e anúncios em troca de uma comissão. Essa é uma estratégia muito usada por empresas como forma para adquirir novos clientes, fazendo com que quem faz a indicação participe da captação de clientes.

Pesquise dentro da sua área quais projetos fariam mais sentido para você, e embarque nessa oportunidade.

Reinvente-se

O mercado de trabalho está cada vez mais acirrado. E estudar é fundamental para se destacar e ter boas oportunidades de emprego. Muitas vezes apenas a faculdade não basta e, nesse momento, é importante se planejar para pensar em cursos, pós-graduações e por que não em um mestrado ou doutorado?

Então coloque no papel o tempo que você precisará se dedicar ao seu novo curso, sem esquecer de contar os trabalhos e tarefas escolares. Também é importante você analisar como é o programa de matérias e a distância do curso para a sua casa. Uma ótima opção que os brasileiros já estão até se acostumando são os cursos de EAD (Educação à Distância). Eles são bem práticos para quem não tem tanto tempo ou dificuldade para se deslocar até o local.

Essa também é a hora de entender se vale a pena começar uma faculdade do zero, ou talvez apenas uma especialização ou curso profissionalizante. Não limite suas opções.

Avalie o seu objetivo de vida e preste atenção qual curso pode te ajudar a chegar nesta meta. Pergunte aos profissionais que você admira quais cursos eles recomendam e comece a avaliar qual tem mais a ver com você  e com o seu objetivo.

Além de avaliar o curso, pesquise bastante sobre a instituição de ensino, se possível, converse com alunos e ex-alunos. Fazendo essa pesquisa sobre o curso e a instituição você consegue ter uma ideia de como tudo irá funcionar e diminuindo as chances de você desistir no meio do processo.

A volta por cima

Se você já estava infeliz com o seu trabalho, essa é a hora de procurar novos caminhos. Com a estabilidade de um emprego é possível que você acabe se acomodando, e mesmo com dificuldades, a demissão pode ser uma porta aberta para você descobrir novas aptidões. Não tenha medo!

Faça um consórcio

Não se esqueça da possibilidade de fazer um consórcio, você começa a poupar e, a qualquer momento, pode ser sorteado, o que faz com que os seus grandes sonhos estejam cada vez mais perto.

Gostou das nossas dicas? Para ficar mais perto de realizar seus sonhos conte com a Embracon. Faça uma simulação em nosso site e descubra como é fácil tirar os sonhos do papel!
Simulação Consórcio
chat Eva