As principais dicas de decoração para o quarto do bebê

As principais dicas de decoração para o quarto do bebê

O tão sonhado dia chegou. A hora de receber seu bebê em casa! Todos os pais sonham com esse momento e querem poder recepcionar o pequeno com o que há de mais bonito, prático e melhor no mercado.

Mas quais são os itens essenciais para que seu filho aproveite o seu espaço da melhor maneira possível? Pensando nisso, fizemos uma lista de dicas para quem está planejando decorar ou reformar esse cômodo da casa. Confira a seguir:

Estabeleça um orçamento

Planejamento é tudo nessa vida! E um dos maiores motivos que fazem uma pessoa gastar a mais é não saber exatamente o que almeja para a sua decoração ou reforma. Então, estabeleça um valor teto e pense muito bem em qual estilo você quer seguir.

Pesquise referências de decoração que te agrade e comece a comparar o que você gosta em cada uma. Converse bastante com o seu parceiro ou parceira sobre o assunto, e procure referências de personagens e temas que lhe interessem. O Pinterest é um lugar incrível para salvar essas referências e conseguir comparar depois.

Existem várias revistas e sites especializados que podem te ajudar a criar um estilo para o quarto da sua criança, o que pode evitar que você faça compras desnecessárias e desperdice dinheiro.

Segurança em primeiro lugar

Esse é o ponto máximo de atenção na hora de pensar no quarto de uma criança. O ambiente deve estar livre de quinas e pontas em que a criança possa se machucar. Na hora de escolher os móveis, priorize os com bordas arredondadas. Não se esqueça de cobrir as tomadas para evitar acidentes com crianças menores, se possível coloque algumas travas de segurança em lugares estratégicos e se tiver alguma quina, seja no quarto ou em outro cômodo da casa, busque e coloque protetores de quina.

Outro ponto importante é lembrar que os móveis devem acompanhar o tamanho do pequeno e estar sempre acessível de acordo com o crescimento deles. Com o tempo, é bacana que seu filho esteja apto inclusive a arrumar o próprio quarto sabendo guardar direitinho as coisas no lugar certo.

Tudo no seu lugar

Outro ponto essencial para todo quarto é achar um espaço específico para cada função. E nesse caso, é mais do que indispensável. Essa é uma ótima forma também de achar um espaço para guardar os brinquedos (que costumam ficar espalhados pela casa).

Algumas boas apostas são os famosos baús, ou mesmo camas baús ou caixas organizadoras que podem guardar todos os brinquedos no final do dia. Outra forma de economizar espaço é apostar em prateleiras que são ideais para guardar os brinquedos maiores, os ursos de pelúcia, livros e as decorações temáticas. Ter um espaço específico para cada coisa vai ajudar na organização e na educação da criança, manter esse hábito desde pequeno é muito bom para o desenvolvimento dele.

Ambiente lúdico

Nada melhor do que um ambiente lúdico e convidativo para o seu pequeno sonhar e fantasiar à vontade. Para criar essa impressão você pode apostar em cores, que ajudam muito tanto a cognição quanto na criatividade da criança.

Dentro desse contexto, três coisas podem te ajudar a criar esse espaço lúdico: as paredes, o  tapete e a roupa de cama. Eles fazem toda a diferença quando bem combinados, e podem dar aquele charme especial para o quarto do seu pequeno.

Os tapetes deixam o ambiente mais aconchegante, podem até esconder imperfeições no chão e servem para deixar o ambiente mais seguro para os pequenos. Sem contar que eles são responsáveis pelo acabamento do quarto, podendo mudar completamente o tom do ambiente.

Nas paredes você pode abusar nos papéis de parede, que fazem toda a diferença. Uma grande tendência do mercado, eles têm diversas texturas, cores e até personagens divertidos. E também são fáceis de instalar.

Leve também em consideração que crianças mudam muito de opinião, pense em opções fáceis de retirar. Assim, também é uma forma muito prática de com o passar dos anos, ir mudando o quarto do seu pequeno.

Cama montessoriana

Uma das tendências atuais do mercado são as cama berços. A ideia é economizar no berço que é útil por cerca de dois ou três anos. A cama em forma de casinha é ideal para os quartos montessorianos. O método tem o intuito de deixar tudo ao alcance das crianças e, por isso, o colchão fica próximo ao chão. Dessa forma, a cama acompanha o crescimento da criança, e quando ela cresce, ganha autonomia para deitar, levantar e explorar o ambiente.

Além de dar um toque especial ao quarto, a cama casinha tem um excelente custo-benefício, pois acompanha o crescimento do bebê até a primeira infância.

Faça um consórcio

Você também pode contar com o consórcio na hora de decorar seu lar e dar uma reformulada no quarto dos pequenos. Com o consórcio de serviços, você conta com carta de crédito de até R$ 30 mil.

Confira já as facilidades e faça uma simulação no site da Embracon.
Simulação Consórcio