As principais dicas de como aumentar o seu score

As principais dicas de como aumentar o seu score

Você sabe o que significa aumentar o score? O score do Serasa funciona como um currículo financeiro. Mostra para o mercado que você é um bom pagador e que é possível liberar crédito para você. Esse score é montado de acordo com a sua pontualidade no pagamento de contas  como água, gás, luz, telefone fixo. Além disso, manter o nome limpo é um dos passos mais importantes para um bom score.

Quanto mais tempo você ficar com o nome limpo e as contas pagas certinhas, mais pontos vai ganhando no score do Serasa e assim vai liberando a sua pontuação. Quanto mais alta for a sua pontuação, melhor avaliado pelo mercado você é, e mais negócios você consegue fazer, pedindo cartas de crédito, financiamentos, etc.

E esse é justamente o motivo porque é tão importante manter sempre o seu score alto. Para sempre ter opções de realizar os seus sonhos. E que tal começar o ano com o nome limpo, com um score alto e sem grandes preocupações? Confere a seguir as nossas dicas para isso acontecer:

O primeiro passo

A primeira dica de como aumentar o seu score, é sem dúvidas, limpar o seu nome. Depois de um ano desafiador em que muita gente perdeu o emprego, e o custo de vida subiu muito, estamos retomando a economia e esse é o momento ideal de recuperar o tempo perdido para sair do vermelho. De acordo com o Serasa, em 2020, 63,2 milhões de brasileiros estão com dívidas atrasadas e CPF negativado, o que representa 40,4% da população adulta do país.

O problema é que ficar devendo pode virar uma bola de neve e é mais comum do que se imagina. Qualquer imprevisto, um gasto mais alto, débitos no cartão de crédito podem virar uma dívida, e os juros vão fazendo com que fique impossível de quitar. Por isso, pense nas melhores formas de se livrar das dívidas da forma mais saudável possível para o seu bolso.

Seja um bom pagador

Uma maneira para melhorar o seu score é ser um bom pagador, ou seja, pagar suas contas em dias e sem atraso. Uma dica é colocar as contas em débito automático, por exemplo. Porque assim você não corre o risco de perder a data do pagamento e continua sendo bem avaliado na sua pontuação.

Para mostrar que você é um bom pagador, a pontualidade na hora de pagar suas dívidas é essencial.

Negocie todas suas dívidas

Essa é a palavra da vez para você conseguir sair do buraco. Converse com os seus credores. Quanto mais você se abrir com eles sobre a sua situação, mais opções você pode ter, inclusive com menos juros e multas. Também existe a opção de você pagar o valor total da dívida de uma vez só com desconto. Isso inclusive traz opções de diminuição de valores.

Atualize seus dados na Serasa

Essa, com certeza, é a dica mais fácil. Manter os dados atualizados no Serasa, como telefone, endereço, e-mail,  também faz com que seu score aumente. Essa também é a melhor forma deles te encontrarem caso seja necessário, inclusive na hora de negociar dívidas.

Economize!

Não existe forma de guardar dinheiro sem parar de gastar um pouco. Preste atenção em quais são as compras que você tem feito por impulso e sem necessidade. E, principalmente, nos seus gastos fixos. Nesse caso, um controle financeiro também pode te ajudar muito para entender como gastar na medida certa.

Uma boa dica também é começar a anotar quais são seus gastos mais frequentes para saber o que você está gastando que não deveria. Existem vários aplicativos e sites que também podem te ajudar com isso.

Não se esqueça que ter dinheiro sobrando no banco, ou em investimentos, e imóveis sem dívidas, também é uma forma de ser bem avaliado na sua pontuação do score do Serasa.

Faça um consórcio

Não se esqueça da possibilidade de fazer um consórcio, você começa a poupar e, a qualquer momento, pode ser sorteado, o que faz com que os seus grandes sonhos estejam cada vez mais perto. O consórcio também é uma ótima forma de quitar as dívidas de uma vez só pagando muito menos juros do que o cheque especial ou o cartão de crédito.

Não deixe de saber qual seu score

É possível consultar qual o seu score no próprio site da Serasa. É uma ótima forma de entender quais suas principais questões financeiras para começar a se organizar.

Gostou das nossas dicas? Para ficar mais perto de realizar seus sonhos conte com a Embracon. Faça uma simulação em nosso site e descubra como é fácil tirar os sonhos do papel!
Simulação Consórcio