Carta de crédito Embracon

A carta de crédito Embracon é o principal objetivo a ser alcançado por quem adere a essa modalidade de compra. Além de ser uma excelente forma de juntar dinheiro e se organizar financeiramente, é possível adquirir um bem ou serviço por um valor livre dos altos juros do financiamento.

Pagando parcelas mensais que cabem no orçamento, cedo ou tarde os consorciados serão contemplados. E, no momento certo, receberão a carta de crédito — seja por lance, seja por sorteio.

Preparamos este artigo com os principais pontos em relação à carta de crédito. Se você está em busca de um investimento sólido e seguro, continue a leitura!

Carta de crédito Embracon: como funciona

Antes de saber sobre a carta de crédito Embracon, é válido ressaltar que o que é essa modalidade de compra. Por meio do autofinanciamento, um grupo de pessoas se une com um propósito em comum: a aquisição de um bem ou serviço. Esses bens podem ser:

Já na categoria dos serviços, é possível adquirir planos para:

  • tratamentos cirúrgicos;
  • viagens;
  • estudos etc.

No Brasil, esse tipo de sistema financeiro só pode ser usado por quem já tenha completado a maioridade. O grande benefício é que, ao contrário dos financiamentos, as taxas de juros aqui são inexistentes.

O que é a carta de crédito do consórcio?

A carta de crédito é, basicamente, o fruto do consórcio, sendo repassada ao consorciado quando ocorre a sua contemplação. É mediante esse documento que você recebe integralmente o valor para a aquisição do bem ou do serviço que você deseja obter.

Pensando de forma objetiva, tente ver a carta de crédito Embracon como se fosse um vale-compra. Ao ser sorteado, você receberá e estará livre para usá-la do jeito que bem entender, desde que respeite a natureza do bem — ou seja, você não poderá comprar um automóvel se o contrato foi feito para a compra de um imóvel, por exemplo.

Se a intenção do consórcio não for a compra de um bem e você preferir receber o valor da carta de crédito, é possível resgatá-la em dinheiro — desde que tudo esteja de acordo com as regras estabelecidas na contratação.

Para exemplificar melhor, imagine a seguinte situação: em um consórcio de um automóvel no valor de R$ 50 mil, com duração de 5 anos (60 meses), o consorciado é contemplado no décimo mês. Os pagamentos das 10 mensalidades referentes ao período foram feitos em dia, o que significa que ele está apto a receber a carta de crédito no valor de R$ 50 mil para a obtenção do seu carro.

Desse modo, a administradora do consórcio deverá repassar o dinheiro à concessionária ou ao atual dono do automóvel, que fará a transferência do bem. No entanto, caso o acordo permita, é possível receber o valor em dinheiro.

Se o contemplado quiser utilizar o valor como entrada em um imóvel, não é possível que a administradora faça essa transferência diretamente para a construtora ou imobiliária responsável pela transação.

Como utilizar o carta de crédito Embracon?

Depois de ter sido contemplado, você poderá usá-la para adquirir o seu bem. Simples assim.

Lembre-se de que esse tipo de arquivo representa lucratividade. Porém, sua finalidade é clara, ou seja, você só pode comprar coisas que atendam às características de atribuição estabelecidas no carta de crédito Embracon.

Repetindo o que já mencionamos, se o contrato especifica um imóvel, você só pode escolher aquele tipo de imóvel (casa, apartamento ou terreno). Por exemplo, neste caso, você não pode comprar um carro, motocicleta ou caminhão.

A carta de crédito é isenta de impostos e, se o valor for transferido para uma conta bancária, esse não é o caso. Segure-o nas mãos e seu poder de compra aumentará - sem falar na segurança. Apenas uma pessoa pode usá-lo livremente: o candidato e mais ninguém.

Quais são os benefícios da carta de crédito?

A carta de crédito só pode ser utilizada pelo proponente, o que gera mais segurança para a operação e controle do valor recebido. Além disso, o uso não é considerado uma transferência bancária, portanto, nenhuma taxa ou imposto é cobrado. Isso significa que o poder de compra é garantido pelo valor do contrato.

Uma vez que a carta de crédito pode ser usada para pagar em dinheiro, isso facilita as negociações entre o beneficiário e a pessoa física ou jurídica que vende os bens ou serviços necessários. Além de se livrar das altas taxas, você também pode ganhar descontos na compra de produtos. Ou use o dinheiro restante para pagar algumas parcelas.

Quando eu recebo a carta de crédito?

Conforme mencionado anteriormente, a carta de crédito será fornecida quando você pretende fazer uma compra. Isso pode acontecer a qualquer momento dentro da duração total da trama.

Porém, o ponto a ser destacado, neste caso, é a contemplação que ocorre durante a reunião ordinária do consórcio. Essas reuniões são um tipo de reunião em que os representantes dos administradores e acionistas devem comparecer. Eles podem ser mensais, trimestrais ou semestrais e podem ocorrer de duas maneiras. Veja a seguir!

Sorteio

Independentemente do número de prestações pagas, os sorteados receberão a carta de crédito com o valor total do plano que adquiriram. Na prática, o sorteio pode ser visto como o definidor da ordem de recebimento do “prêmio”.

O ponto a destacar — e isso é importante saber — é que todos os consorciados serão contemplados até o prazo de término do contrato.

Nos sorteios, as condições de concorrência são iguais — algumas administradoras recorrem à Loteria Federal para a definição dos números sorteados.

Lance

Semelhante a um leilão, o lance dá ao participante a chance de antecipar a sua contemplação, sem depender da sorte. Pode ser efetuado pela internet ou presencialmente, mas deve ser feito com algumas horas de antecedência à assembleia.

Em outras palavras, um lance nada mais é do que uma oferta para a antecipação do pagamento. Quando o consórcio for de imóveis, é possível utilizar até mesmo o saldo do FGTS.

A carta de crédito Embracon tem validade?

Caso já tenha sido contemplado e a liberação do uso da carta de crédito foi aprovada, é necessário verificar no contrato realizado com a administradora qual é o período máximo para que ela seja utilizada. Geralmente esse período varia de 90 a 190 dias — a depender das políticas da administradora escolhida para a contratação do consórcio.

O termo serve de proteção para ambas as partes: as partes contratantes e as partes contratantes. Como a emissão do valor envolve a análise de possíveis restrições na previsão do CPF e a padronização das eventuais emissões finais, o prazo de validade garantirá que essa situação possa ser padronizada.

No entanto, ao término do mandato, os acionistas premiados não perderão sua credibilidade. O que acontece é que você tem que passar pelo processo de liberação novamente - dependendo das condições atuais do mercado e da economia, isso pode reduzir o poder de compra.

Para finalizar, vale lembrar que os consórcios são uma ótima opção para quem está em busca de um investimento sólido e seguro, sem taxas de juros. Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre carta de crédito Embracon!

Para saber mais detalhes e conhecer todas as suas vantagens, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas!




Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Seu parceiro de estrada tá te esperando.

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu sem juros, sem sustos e sem entrada a um clique.

Consórcio de Motocicletas

Acelere com a Embracon.

Consórcio de Pesados

Empreenda e amplie o faturamento do seu negócio com condições exclusivas.

Consórcio de Serviços

Realize o sonho que te chama.

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva