Saiba como economizar na conta de luz da sua casa

Saiba como economizar na conta de luz da sua casa

Desde que o Brasil entrou de vez na crise econômica, a partir de 2015, muitas coisas passaram a pesar mais no bolso do brasileiro. As coisas pioraram com a chegada da pandemia de Covid-19, que fez com que a inflação subisse, minando o poder de compra das pessoas.

Uma das contas que mais subiu foi a de luz. Para se ter uma ideia, em um período de sete anos a conta de luz teve um aumento de 114%, sendo que a inflação, ao longo desse período, atingiu 48%, segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Só em 2021, o aumento foi duas vezes maior que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Ou seja, o que antes era considerado uma conta simples para o bolso do brasileiro, agora se tornou praticamente uma dívida.

A melhor forma de economizar na conta de luz é adquirindo novos hábitos. Para isso, é preciso conversar com todos os integrantes da família e contribuir de forma ativa, para que o valor da conta tenha um peso menor no seu bolso mensalmente.

A seguir, vamos trazer algumas dicas para economia na conta de luz.

Aproveite a luz natural

Ao longo do dia, evite acender as luzes. Se você tiver janela ou cortina, aproveite para utilizá-las da melhor forma, para que gere uma iluminação natural em seu ambiente.

O ideal é não ter que acender nenhuma luz ao longo do dia. Aproveite para deixar não somente a luz, mas até mesmo o ar natural entrar em sua casa ou apartamento. Uma boa estratégia é utilizar vidros e espelhos nos cômodos, para refletir ainda mais luminosidade pelos cômodos.

Se necessário, reposicione os seus móveis e, se morar em uma casa, utilize uma claraboia no teto, principalmente no local em que fica as escadas, para que a iluminação penetre mais no ambiente.

Atenção ao banho

Na grande maioria das vezes, o banho se torna o vilão de consumo nas casas.

Isso porque o banho pode representar alto desperdício de água e de energia ao mesmo tempo - especialmente se você tiver chuveiro elétrico e passar longos períodos debaixo d’água no frio.

Para se ter uma ideia, um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água - o que contribui bastante para levar sua conta lá pro alto.

O ideal é tomar banho o mais rápido que puder. Você pode adotar algumas técnicas, como molhar-se, desligar o chuveiro, se ensaboar para, no fim, tirar todo o sabão. Dessa forma, você também ajuda o planeta, tendo menor desperdício de água.

Outra estratégia é tomar banhos gelados ou, no máximo, um banho morno. Além de economizar bastante energia, você contribui para ter uma pele menos ressecada.

Cuidado com a quantidade de lâmpadas acesa em casa

Se você está em apenas um cômodo, não precisa deixar o interruptor ligado de outro cômodo, certo?

Com este pequeno hábito, você pode ter uma economia com a conta de luz. Tente aproveitar ao máximo a luz do sol enquanto estiver em casa, para não ter que acionar energia elétrica tão cedo.

Se você tiver crianças pequenas em casa, tome o cuidado para não deixá-las brincando de apagar e acender a luz: essa pequena atitude pode representar mais gasto na hora que a conta de luz chegar.

Caso tenha lâmpadas incandescentes em casa, faça a troca por lâmpadas fluorescentes ou de LED, que são mais econômicas, iluminam mais o seu ambiente e apresentam maior durabilidade. Vale lembrar que a lâmpada LED dura o triplo de tempo das luzes incandescentes. Por mais que você pague um valor mais elevado na compra, ela gera uma economia maior, além de durar mais.

Atenção ao uso dos eletrodomésticos

Se você possui muitas roupas para lavar, tente criar uma rotina: separe apenas alguns dias da semana para lavar roupa e tente colocar a maior quantidade possível em uma lavagem.

Vale o mesmo para o uso do ferro de passar roupa. Ele tem um potencial de consumo que pode comprometer bastante a sua conta de luz, portanto, evite utilizá-lo várias vezes ao longo da semana. Uma boa técnica é iniciar com as roupas pesadas para, depois, passar as roupas leves; os panos mais macios podem ser passados mesmo com o ferro desligado, por exemplo.

Evite também abrir excessivamente a geladeira: seja objetivo ao pegar o que precisa e evite, de toda forma, colocar roupa atrás da geladeira para obter secagem rápida. Isso sobrecarrega o motor do eletrodoméstico, que acaba consumindo mais da sua energia.

Outra técnica que pode ser utilizada é desligar os aparelhos eletrodomésticos que estão em ‘stand-by’, ou seja, não são usados enquanto você e sua família estiverem dormindo. Você pode tirar da tomada TVs, computadores ou micro-ondas, por exemplo, em busca de ter mais economia.

Com pequenas mudanças, você pode ter uma economia considerável nas contas de luz e de água. Conte com a colaboração de toda a família e acompanhe se os novos hábitos têm gerado bons resultados. Uma forma de estimular a economia é guardar o valor que é poupado; desta forma você tem motivos de sobra para continuar ajudando o planeta e diminuir as suas contas.

Fique atento à instalação elétrica

Fez uma série de mudanças e está sentindo que a conta de luz continua vindo cara?

Talvez você tenha que rever a parte elétrica da sua casa. Dependendo das fiações, a instalação pode puxar mais energia do que o necessário, fazendo com que a conta de luz fique mais cara.

Nesse caso, é necessário contar com um serviço especializado, como um eletricista. Faça um orçamento e, se tiver um seguro residencial, veja suas opções, para que possa contribuir para diminuição da conta de luz.

Para mais dicas de finanças pessoais, acompanhe o blog da Embracon.