O papel do consórcio no investimento patrimonial

31 de jul. de 20253 minutos de leitura
O papel do consórcio no investimento patrimonial

Investir na construção de patrimônio é uma das principais metas para quem busca segurança financeira, estabilidade e liberdade no futuro. E, embora muitas pessoas ainda associem o consórcio apenas à compra parcelada de imóveis ou veículos, essa modalidade vai muito além disso. O consórcio é, sim, uma poderosa ferramenta de investimento patrimonial, oferecendo benefícios como disciplina financeira, ausência de juros e flexibilidade de uso.

Se você deseja entender como o consórcio pode ser parte fundamental da sua estratégia para formar patrimônio, continue lendo e descubra!

Entenda o consórcio como aliado do seu investimento patrimonial

Devemos partir do ponto inicial: o que é o consórcio? O consórcio é um sistema de compra colaborativa que permite adquirir bens ou contratar serviços por meio de um autofinanciamento, sem pagamento de juros. 

Regulamentado pelo Banco Central do Brasil, ele funciona com grupos de pessoas que contribuem mensalmente para um fundo comum. A cada mês, parte dos consorciados é contemplada, seja por sorteio, seja por lances, e recebe uma carta de crédito para adquirir o bem desejado.

Mas como isso se conecta diretamente ao investimento patrimonial?

Muito simples: quando você é contemplado, tem o poder de compra à vista, o que permite adquirir imóveis, veículos, caminhões, máquinas, motos ou até serviços que valorizem seu patrimônio pessoal ou empresarial. Mais do que isso, ao evitar juros, você direciona mais dinheiro diretamente para o ativo, ampliando sua capacidade de construir riqueza.

Como o consórcio contribui para o seu investimento patrimonial?

O consórcio se destaca no crescimento e investimento patrimonial por diversos motivos. Veja os principais:

  • Disciplina financeira: ao aderir a um consórcio, você se compromete com pagamentos mensais, criando um hábito saudável de poupança (mesmo que forçadamente). Isso contribui diretamente para quem tem dificuldades em manter a disciplina financeira por conta própria.

  • Aumento do patrimônio sem risco de endividamento: diferente do que acontece com os financiamentos, o consórcio não tem juros. A única cobrança extra além do custo da compra em si é a taxa de administração e o fundo de reserva, que costumam ser taxas bem mais baratas do que as praticadas em créditos bancários. Isso significa mais dinheiro investido diretamente no bem e menos custo financeiro ao longo do tempo.

  • Acesso a bens de alto valor: o consórcio permite adquirir imóveis, veículos e bens de alto valor, que muitas vezes são inacessíveis em uma compra direta ou com recursos próprios. Com ele, é possível planejar e viabilizar a compra sem comprometer todo o caixa de uma só vez.

  • Patrimônio que se valoriza: isso é visível principalmente no consórcio de imóveis e terrenos, o bem adquirido tende a se valorizar ao longo dos anos. Isso significa que, além de garantir um espaço para morar, trabalhar ou investir, o imóvel gera ganhos financeiros com sua valorização.

  • Geração de renda passiva: o consórcio pode ser usado estrategicamente para criar fontes de renda. Por exemplo, imóveis podem ser alugados, veículos podem ser utilizados em atividades comerciais ou como frota empresarial e até caminhões podem gerar receita para transportadoras e empreendedores.

3 tipos de consórcio que ajudam no investimento patrimonial

Agora que você já sabe como o consórcio pode ser seu aliado para iniciar seu investimento patrimonial, vamos conferir alguns exemplos disso na prática: 

  1. Consórcio de imóveis: perfeito para quem deseja construir patrimônio sólido. Assim, a carta de crédito pode ser utilizada para comprar imóveis residenciais, comprar imóveis comerciais, comprar terrenos e reformar ou ampliar um imóvel existente. Além de garantir moradia ou espaço comercial, o imóvel pode se valorizar e gerar renda por meio de aluguel.

  2. Consórcio de veículos: apesar de veículos sofrerem depreciação, eles também podem representar ativos produtivos, principalmente para empresas de transporte, motoristas de aplicativo, profissionais autônomos e empreendedores que precisam de veículos para gerar receita.

  3. Consórcio de caminhões e pesados: ideal para quem trabalha no setor de logística, transporte ou construção. Caminhões, tratores e máquinas agrícolas não são apenas bens de consumo, mas ativos que geram faturamento constante, fortalecendo o patrimônio.

Construa seu patrimônio com o Consórcio Embracon!

Se você busca uma forma segura, econômica e eficiente de construir seu patrimônio, o Consórcio Embracon é o parceiro ideal. São mais de três décadas de atuação, com planos personalizados, segurança total e acompanhamento profissional.

Faça uma simulação online agora mesmo, planeje seu investimento patrimonial e conte com a experiência e credibilidade da Embracon!