Motos são seguras?

Motos são seguras?

O consórcio tem sido muito procurado para comprar motos. Com certeza é um veículo mais prático e mais econômico, que tem sido muito procurado principalmente por profissionais autônomos.

Na hora da compra surgem muitas dúvidas, inclusive se realmente existem motos seguras. Pensando nisso, desenvolvemos este artigo para te ajudar a tomar a melhor decisão na hora da compra. Confira!

Mas afinal, existem motos seguras?

Sim, uma motocicleta é um meio de transporte seguro no trânsito, mas depende de quem a dirige e de como dirige.

No final das contas, o problema da moto está em quem pilota e não do veículo. De forma geral as motos são seguras. Na sequência daremos algumas dicas para sua segurança e as dos demais.

Segurança ativa na moto

A segurança ativa, tanto nos carros como nas motocicletas, está relacionada aos equipamentos que o veículo tem para ajudar a evitar acidentes, como por exemplo o ABS ou os freios combinados das motocicletas e o controle de tração.

Nos carros há outros dispositivos como sensores de aproximação e piloto automático, que tem a função de frear o veículo em caso de aproximação abrupta e rota de colisão. Também são itens ativos os faróis, espelhos retrovisores, buzina e limpadores de para-brisa.

Por isso é tão importante fazer a manutenção preventiva da motocicleta, no dia a dia é obrigatório fazer a checagem de alguns itens como a calibragem dos pneus, a lubrificação e tensionamento da corrente, verificar as lâmpadas e a buzina.

Há outras itens que devem ser verificados em intervalos maiores de tempo ou quilometragem e muitas vezes são descuidadas, caso do fluido de freio, que é aconselhável fazer a troca uma vez por ano (mesmo que você não tenha utilizado a moto) e o óleo da suspensão dianteira de acordo com o manual de sua motocicleta.

Segurança passiva

Esta categoria representa os equipamentos que o veículo oferece caso o acidente ocorra, cinto de segurança, encosto de cabeça, airbag, barras de proteção lateral e pára-brisas laminado são alguns exemplos.

Nenhum destes itens são encontrados nas motocicletas, exceto o airbag, este usado no momento apenas pela Gold Wing e que pode chegar a outros modelos da marca da asa.

Os itens de segurança passiva do motociclista são os equipamentos de segurança que ele utiliza na pilotagem, capacete, jaqueta, botas, luvas, protetor de coluna, macacão e as calças com joelheiras.

Se você comparar estes itens de segurança passiva para a motocicleta com os dos carros, é fácil entender a importância de andar de moto bem equipado. O equipamento do motociclista é como um seguro qualquer, nós pagamos (usamos) para não precisar dele, mas se ocorrer ele está lá. Pense sempre nisso quando for sair com sua motocicleta!

Modelos de motos seguras

Para garantir que seja uma escolha eficiente entre motos seguras, abaixo estão os modelos mais recomendados para quem está pensando em adquirir uma moto.

Honda Biz

Entre as mais procuradas no mercado de motos seguras está a Honda Biz. Embora exista em várias versões, a Biz é unanimidade no atendimento às expectativas do seu público. A fim de facilitar o desempenho do novo condutor, esse modelo de motocicleta apresenta características bastante vantajosas.

Os modelos mais recentes possuem, por exemplo, um porta objetos espaçoso. Dessa forma, ao evitar que o condutor se atrapalhe com o carregamento de bolsas, mochilas, capacete extra e qualquer outro peso, esse dispositivo se faz um excelente auxílio na segurança e na facilitação do processo de condução da moto. Ainda no quesito facilidade, o processo de pilotagem é estimulado a partir de um câmbio semiautomático.

Além de ser de fácil pilotagem, a Honda Biz também é uma motocicleta de fácil manutenção. Considerando que os novos condutores precisam de um tempo para conhecer bem o seu equipamento, adquirir uma das motos seguras que diminua a possibilidade de reparos, é um ótimo investimento. Por exigir uma direção leve e tranquila a motocicleta se torna um equipamento confortável e prático.

Honda Pop 110i

Esse é um dos modelos mais acessíveis da Honda, não apenas em relação ao preço, mas por causa de suas demais características. Desde o seu lançamento, a Pop vem ganhando melhorias no seu design e na sua estrutura. Com bancos confortáveis e bonitos, por exemplo, ela chama a atenção para o conforto.

Quando se trata de motos seguras, a Honda Pop surpreende no quesito segurança. Isso é proporcionado através de um sistema inovador de freios CBS. Ao distribuir o peso da frenagem entre as duas rodas, ela promove o equilíbrio do condutor. Suas transformações também trouxeram luzes novas, painel mais eficiente e um excelente preço.

Dafra Citycom 300i

Essa é uma daquelas motocicletas que não podem faltar no ranking de motos seguras. Isso acontece por causa de suas características expressivas quando o assunto é economia, segurança e facilidade na pilotagem.

A Dafra Citycom 300i faz incríveis 31 km/l e alcança uma velocidade média de 95 km/h. Além disso, como item importantíssimo para os novos condutores, seu sistema de frenagem é excelente.

Além disso, a Citycom também é silenciosa, o que contribui em muito para a tranquilidade no tráfego. Em contrapartida a sua buzina é potente, seus faróis são fortes na medida e a iluminação de LED é muito eficiente.

Com essas atribuições, a moto atende às principais expectativas dos novos condutores. Essas expectativas geralmente giram em torno da segurança, da economia e da pilotagem facilitada.

Honda PCX 150

Quando se trata de facilidades e conforto esperados de motos seguras, as scooters estão em alta. É o caso da PCX 150 da Honda, por exemplo, que agrega comodidade, praticidade e economia em um só veículo.

A PCX 150 atende as propostas esperadas das motos seguras. Isso se faz claro, por exemplo, na promoção de segurança a partir de seu design aerodinâmico. Entretanto, segurança não é o seu único benefício, a PCX também é uma promotora de conforto, a medida que oferece bancos largos e espaçosos.

Além desses aspectos, a facilidade de pilotar, a praticidade e economia oferecidas pela motocicleta são pontos positivos e esperados nas motos seguras.

Ficou interessado em algum desses modelos? E se disséssemos que é possível comprar com consórcio Embracon? Faça sua simulação conosco!