Entenda o que é administração financeira

Entenda o que é administração financeira

A administração financeira é uma forma de as empresas manterem controle sobre o seu capital e conseguir planejar diversas ações, como investir em mais tecnologia e expandir seus negócios para atingir mais lucratividade e estabilidade.

O conceito de administração financeira é fundamental para os gestores saberem como funcionam os seus investimentos e como eles devem ser aplicados com eficiência.

Dito da forma mais simples, administração financeira é a gestão dos recursos financeiros, pertencentes à empresa. Ela tem como objetivo deixar o negócio mais competitivo, com uma gestão eficiente desses recursos para maximizar a sua utilização.

Portanto, para que a administração financeira seja realmente eficiente e proporcione resultados aos negócios, ela precisa conseguir controlar os seus recursos, ter um planejamento financeiro específico e saber analisar resultados que podem determinar o potencial da empresa perante o mercado.

Nos últimos anos, o Brasil passou a abraçar o empreendedorismo. Para se ter uma ideia, quase 10% de toda a população adulta brasileira comanda algum tipo de negócio, fazendo com que o país chegue ao 7º lugar no ranking global de países com maior quantidade de empreendedores em sua população.

Por mais que se trate de uma boa notícia, o brasileiro acaba passando por uma série de dificuldades para manter seu negócio de pé. De acordo com levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pelo menos 20% das empresas fecham após um ano no país, e a maioria delas não dura 10 anos.

Parte do problema tem a ver com melhor administração financeira. Mas, como cuidar do seu patrimônio ou empreendimento de forma eficiente? Vamos trazer mais detalhes no post, continue a leitura.

Tenha um bom controle de estoque

É muito comum notar que as empresas mais novas têm problemas de estoque, caindo na escassez e não podendo atender as necessidades dos seus clientes. Algumas delas acabam criando um estoque grande demais para seu nível de operação, comprometendo um valor maior que o necessário - e, muitas vezes, sem contar com a estrutura necessária para lidar com isso.

Controlar o estoque é o primeiro passo na administração financeira, garantindo que os produtos não faltem, nem sobrem em demasia. Trata-se de uma premissa importante para atingir o equilíbrio em relação aos demais recursos.

O controle de estoque pode ser feito através da curva ABC, a qual lista na ordem crescente ou decrescente os produtos que têm mais ou menos saída.

Um bom controle de estoque é essencial para a administração financeira por manter o fluxo de caixa mais dinâmico, além de programar as compras e vendas. Ele também passa por planejar formas de garantir um estoque mesmo quando os fornecedores atrasam a sua distribuição, evitando ficar sem produtos quando seu negócio começa a decolar.

Fluxo de caixa

Também conhecido como conciliação bancária, manter o controle de contas a pagar e receber é crucial para o sucesso do seu negócio.

Nos últimos anos, o conceito de fluxo de caixa tem se tornado cada vez mais importante, seja para pequenas empresas ou startups promissoras, que captam milhões de reais em rodadas de investimento.

O controle do que entra e sai pode dar um bom indício de saúde financeira da companhia. Quem busca empreender deve possuir um planejamento financeiro detalhado, para não ter nenhuma eventual surpresa.

Dessa forma, é mais fácil estar bem preparado para quando os problemas surgirem - e quem empreende sabe como eles costumam surgir!

Atenção aos custos e preços

Determinar o preço ideal dos seus produtos ou serviços é uma missão que vai muito além da análise da concorrência. As empresas de mais sucesso entendem que as pessoas prezam pela praticidade e dificilmente comparam duas marcas de um mesmo produto na hora da compra. Para alguns, o preço pode ser diferencial, enquanto para outras a qualidade, atendimento e demais fatores pesam mais no processo de decisão.

Para isso, é preciso conhecer o seu negócio e ficar atento ao cenário, para que sua empresa consiga se adaptar da melhor forma.

É importante que toda empresa saiba precificar e custear os seus serviços para que elas possam maximizar o lucro, ao mesmo tempo em que conquistam uma posição sólida no mercado. Isso pode ser feito por meio da elaboração de uma planilha de custo e de pesquisas sobre os consumidores e concorrentes.

A planilha deve conter os preços, distribuídos em custos fixos e variáveis, além do lucro esperado. O preço dos seus produtos deve levar em consideração as despesas que ela gera, os custos gerais da empresa e o lucro que se deseja obter no final.

Desta maneira, o preço pode ser determinado e ser comparado com os preços de outras empresas para que seja mais competitivo: o valor não pode ser tão baixo ao ponto de gerar prejuízos, nem tão alto ao ponto de afastar os consumidores.

Não deixe de observar outras variáveis na definição de custos e preços, como conveniência, movimentação do local, tíquete-médio, entre outros.

Saiba como destinar o lucro da melhor forma

O controle de lucro entra em ação quando a empresa já tem um bom resultado financeiro e precisa mantê-lo. Vale lembrar que o tempo até que se atinja o lucro pode ser diferente, dependendo do empreendimento.

De qualquer forma, para atingir o lucro e manter esse valor em constante crescimento, o planejamento financeiro deve ser adaptado, até que se torne um padrão.

Mesmo quando o lucro planejado não é alcançado, os empreendedores precisam ficar atentos aos ajustes de planejamento financeiro necessários para que seus negócios operem nas margens desejadas.

Lembre-se que o lucro, por si só, não é uma medida de sucesso absoluto.

Se você ganha 10% num mercado onde os concorrentes têm margens de 30%, está perdendo recursos, e no longo prazo talvez não tenha condições de competir com as outras organizações, que terão mais capital para investir. Cada negócio tem sua própria dinâmica: saiba como lidar com ela, por mais que mude ao longo do tempo.

Para mais dicas de finanças pessoais, acompanhe o blog da Embracon.

chat Eva