Conquiste sua casa própria com o auxílio do consórcio

Conquiste sua casa própria com o auxílio do consórcio

Quer comprar sua casa própria? Esse é o sonho da maioria dos brasileiros. Mas você sabia que é possível realizar a compra de um imóvel sem pagar juros e nem entrada.

Conheça a modalidade de compra que vai mudar sua vida!

Como funciona o consórcio de imóveis para a compra da casa própria?

O consórcio de imóveis é uma modalidade de compra em grupo, na qual várias pessoas se unem com o objetivo de adquirir uma casa ou apartamento. Ele funciona como uma espécie de poupança coletiva, administrada por uma empresa.

Entenda o processo do consórcio de imóveis para casa própria.

Um grupo de pessoas interessadas em adquirir um imóvel é formado pela administradora. Cada pessoa integrante desse grupo é chamada de consorciado.

Todos os meses, os consorciados devem fazer um pagamento chamado de parcela, que será destinado ao fundo comum do grupo. Essa parcela varia de acordo com o valor total do imóvel e o prazo estabelecido para o consórcio. O montante arrecadado é utilizado para contemplar os participantes com o crédito para a compra do imóvel.

A contemplação ocorre através de sorteios mensais, nos quais são selecionados aleatoriamente um ou mais consorciados que receberão a carta de crédito para a compra do imóvel. Além disso, é possível tentar a contemplação antecipada por meio de lances, ou seja, ofertando um valor maior para antecipar a obtenção do crédito.

Quando um consorciado é contemplado, ele recebe a carta de crédito, que é o valor previamente estabelecido para a compra do imóvel. Com essa carta em mãos, o contemplado pode escolher o imóvel que deseja adquirir, desde que esteja dentro das regras estabelecidas pelo consórcio.

Com a carta de crédito em mãos, o consorciado contemplado pode utilizá-la para comprar o imóvel à vista ou, em alguns casos, pode negociar com o vendedor e utilizar a carta de crédito como parte do pagamento, financiando apenas a diferença.

O consórcio continua até que todos os consorciados tenham sido contemplados. Mesmo que alguém seja contemplado e retire o crédito para adquirir o imóvel, é necessário continuar pagando as parcelas até que o grupo termine.

O consórcio de imóveis pode ser uma ótima alternativa para quem não tem pressa em adquirir o imóvel e busca uma forma mais planejada e coletiva de realizar esse sonho da casa própria.

Quais são as vantagens de utilizar o consórcio para adquirir a casa própria?

Utilizar o consórcio para adquirir a casa própria oferece várias vantagens para quem deseja comprar um imóvel de forma planejada e sem a necessidade de recorrer a um financiamento. Algumas das principais vantagens do consórcio de imóveis são:

  1. Planejamento financeiro: O consórcio permite um planejamento mais estruturado, pois você sabe exatamente o valor das parcelas mensais e pode se preparar financeiramente para elas.

  2. Ausência de juros: Diferentemente de um financiamento, o consórcio não possui juros. As parcelas são compostas apenas por taxas de administração, fundo de reserva e seguro, o que torna o custo total da compra do imóvel menor.

  3. Flexibilidade no uso da carta de crédito: Ao ser contemplado com a carta de crédito, você pode escolher o imóvel que deseja adquirir, desde que esteja dentro dos critérios estabelecidos pelo consórcio. Isso oferece mais liberdade na escolha do imóvel.

  4. Possibilidade de antecipação da contemplação: Caso tenha disponibilidade financeira, você pode oferecer lances para tentar antecipar a contemplação e receber a carta de crédito mais rapidamente.

  5. Sem entrada: Ao contrário de alguns financiamentos que exigem uma entrada no consórcio, não há necessidade de pagamento inicial para ingressar no grupo.

  6. Possibilidade de investimento: Enquanto aguarda a contemplação, as parcelas pagas podem ser vistas como uma espécie de investimento, já que você está formando um fundo comum que será utilizado para a compra do imóvel.

  7. Acesso a imóveis de maior valor: Como não há a necessidade de entrada e os custos são menores que um financiamento com juros, o consórcio possibilita o acesso a imóveis de maior valor, tornando viável a compra de um imóvel mais adequado às suas necessidades.

  8. Disciplina financeira: Participar de um consórcio requer disciplina financeira, pois é necessário honrar com os pagamentos mensais. Isso pode ajudar a desenvolver um hábito de poupança e controle das finanças pessoais.

  9. Alternativa para quem não tem pressa: Se você não tem urgência em adquirir o imóvel, o consórcio é uma opção atraente, pois pode aguardar até ser contemplado e adquirir o imóvel em um momento mais conveniente.

Caso você esteja interessado em participar de um consórcio de imóveis faça sua simulação com a Embracon e confira nossas vantagens!