Como escolher a pós-graduação ideal para você?

Como escolher a pós-graduação ideal para você?

A competitividade e o alto nível de exigência do mercado atual reforçam a necessidade da empresa por candidatos cada vez mais qualificados. Nesse sentido, um dos principais passos que os profissionais dão é a realização de cursos profissionalizantes – afinal, eles oferecem vantagens como ampliação do conhecimento, possibilidades de networking, obtenção das melhores oportunidades, etc.

Porém, uma dúvida comum que pode surgir nesse momento é: Como escolher uma pós-graduação? Se esta pergunta soa familiar, não se preocupe. Preparamos este artigo justamente para te orientar na sua decisão!

A importância de uma pós-graduação

Se antigamente ter uma graduação era suficiente para se destacar no mercado e aproveitar sempre as melhores oportunidades, hoje, com certeza, isso mudou. Devido às mudanças tecnológicas que ocorrem em um curto período de tempo, os profissionais precisam estar em constante atualização para que suas funções não se tornem obsoletas.

Portanto, ao concluir um curso de graduação em qualquer área do conhecimento, o melhor caminho é investir na formação continuada. Quando as pessoas buscam se qualificar e se renovar – ou mesmo reingressar no mercado – são vistas pelas organizações como indivíduos proativos, capazes de aumentar os negócios e melhorar os resultados.

Dicas para escolher a pós-graduação ideal

Os excelentes profissionais de hoje estão sempre atualizados e em constante busca de conhecimento. Portanto, definir o programa de pós-graduação certo, que seja eficaz, agregue valor ao programa e forneça as ferramentas para uma atuação profissional bem-sucedida, é essencial.

No entanto, para determinar o programa de pós-graduação certo para capitalizar sua carreira, você precisa responder a duas perguntas: Para onde eu quero ir? Que conhecimento preciso adquirir para isso? A partir das respostas listadas, faça um plano e tente executá-lo.

Abaixo, trouxemos algumas dicas que devem ser consideradas na hora de escolher a pós-graduação ideal para você. Confira!

Entenda o mercado de trabalho

Não é incomum ouvir relatos de pessoas que fizeram alguma pós-graduação que não agregou muito em sua área de atuação. Isso pode ser resultado da falta de uma análise mais detalhada e melhor definição de objetivos.

Conheça o dia a dia dos profissionais que atuam na área pretendida, veja se o seu perfil se enquadra e, principalmente, se é algo que você tenha real interesse em trabalhar.

E para quem quer mudar de carreira?

No caso da graduação, a escolha certa é fundamental para evitar que o aluno descubra ao longo do curso ou até mesmo ao seu final, que não era bem aquilo que ele desejava para a sua trajetória. Isso é algo comum nos casos em que o indivíduo opta pela formação que o pai, a mãe ou o responsável o orientou a fazer, por exemplo.

A pós-graduação pode ser uma oportunidade de escolher um curso naquela área que ele gostaria de ter ingressado inicialmente. Há casos, inclusive, em que o aluno da pós-graduação acaba se motivando e faz uma segunda graduação, dessa vez dentro da área do seu interesse.

Já quando o profissional deseja mudar de carreira, a escolha pela pós-graduação deverá ser mais criteriosa, considerando a dimensão do passo que será dado — afinal, será preciso adquirir o conhecimento necessário para atuar nessa nova área. O primeiro cuidado é analisar as tendências do mercado em questão, focando, preferencialmente, nas novas profissões (ou profissões do futuro).

Analise o tipo da pós-graduação e as disciplinas oferecidas

Há ainda a importância em definir se o seu objetivo requer uma pós-graduação, lato sensu ou stricto sensu.

A primeira tem o objetivo de aprofundar conhecimentos em sentido mais amplo, voltado à aplicação prática no mercado de trabalho. Nesta categoria inclui as especializações e os MBAs (Master in Business Administration).

Já a pós-graduação stricto sensu é direcionada a quem quer seguir a carreira de docente ou de pesquisador. São as especializações de Mestrado e Doutorado, que oferecem conteúdo e fundamentação teórica para atuar como professor universitário e pesquisador.

Outro ponto que deve ser levado em conta é que cada faculdade possui uma linha de pesquisa direcionada. Veja dentre as disciplinas oferecidas, se elas trazem os conteúdos que atendam às suas necessidades. Embora as grades curriculares sejam semelhantes entre os mesmos cursos de instituições de ensino diferentes, algumas dão ênfase maior em alguns conceitos e teorias.

Analise as Instituições de Ensino Superior que são mais bem avaliadas pelo MEC e oferecem uma boa estrutura de suporte ao aluno. Não basta apenas pensar no valor da mensalidade, mas também nas ferramentas tecnológicas oferecidas, equipe docente, entre outros fatores que farão a diferença na sua formação.

Escolha a modalidade que atenda às suas necessidades

A modernidade traz muitas vantagens para o campo da educação. Hoje, diversos cursos profissionalizantes são oferecidos tanto de forma presencial quanto à distância.

Com a tecnologia, não há mais barreiras para quem quer aprender e melhorar. Como nem todos podem ajustar seus horários e compromissos para frequentar uma sala de aula tradicional, o ensino a distância oferece uma oportunidade de desenvolvimento profissional para quem busca conhecimento.

Nesse caso, a diferença é que professores e alunos não precisam compartilhar o mesmo espaço físico em tempo real. A formação é de elevada qualidade, com diplomas reconhecidos e cursos presenciais.

Antes de decidir qual tipo de curso é melhor para o seu dia a dia, analise bem as opções e veja quais oferecem as melhores condições para atender às suas necessidades, tornando o estudo mais eficaz e prazeroso.

Como funciona o consórcio para fazer pós-graduação

Um consórcio nada mais é do que um sistema de compras planejadas onde um grupo de pessoas se reúne para economizar dinheiro para futuras compras de bens ou serviços. Muitas vezes, são eles que priorizam o planejamento e os investimentos de médio a longo prazo, visando beneficiá-los.

Nesse sistema, há duas formas de contemplação, por meio de lances ou por meio da contemplação. Todos os meses é realizado um sorteio no qual será considerado um número de participantes. No entanto, os membros do consórcio também podem fornecer lances para prever sua contemplação, e o lance mais alto será considerado e poderá usar suas cartas de crédito conforme planejado.

E você, já começou a planejar sua pós-graduação? Gaste de forma inteligente e invista em seu conhecimento e crescimento profissional. Comece a economizar com um consórcio agora, e seu futuro pode estar mais próximo do que você imagina!

Faça sua simulação com a Embracon e realize sua pós-graduação!

chat Eva