6 erros que você deve evitar ao contratar um consórcio de imóveis

6 erros que você deve evitar ao contratar um consórcio de imóveis

6 erros que você deve evitar ao contratar um consórcio de imóveis

Quer sair do aluguel, mas não tem o valor total para efetuar a compra? Um consórcio de imóveis é uma ótima opção. Entretanto, antes de se decidir por essa modalidade, existem algumas coisas que você precisa saber, especialmente para evitar erros ao contratar um consórcio.Quem não é muito familiarizado com essa categoria de investimentos, os consórcios podem parecer complicados à primeira vista. Isso porque são muitos detalhes para prestar atenção. Por isso, informação é fundamental e nós vamos ajudá-lo.Se você quer saber mais continue acompanhando o post e descubra o que não fazer ao contratar um consórcio.

1. Não pesquisar sobre a administradora do consórcio de imóveis

Este erro está ocupando a primeira posição na nossa lista porque é o mais grave de todos. Se você não pesquisar sobre a empresa que está administrando o consórcio, existe uma grande chance de ser prejudicado. E, até mesmo, ser vítima de uma fraude.Trata-se do legítimo caso no qual o barato pode sair caro. Você pagará as mensalidades e precisa ter certeza de que, na hora em que for contemplado, receberá a carta de crédito do imóvel. Por isso, busque sempre por uma empresa reconhecida no segmento e que te ofereça garantias. A pesquisa pode ser feita junto ao Banco Central ou a instrumentos de defesa dos consumidores, como o Procon ou o portal Reclame Aqui, muito utilizado para compilar reclamações de clientes sobre empresas.Também vale a pena consultar o site e as redes sociais da administradora escolhida. E, por fim, se existe a possibilidade, não hesite em conversar com alguém que já entrou em um consórcio da mesma administradora. Eles são os mais indicados para dar um bom depoimento sobre a experiência.

2. Ter pressa para ser contemplado

Se você tem pressa para se mudar, talvez o consórcio não seja a melhor escolha. Afinal, é necessário ter um pouco de sorte para ser contemplado rapidamente. Ou, então, ter uma boa quantia de dinheiro que garanta a sua vitória nos lances livres.Por isso, se você não pode ou não quer esperar, desista. A frustração de não ser contemplado logo — se for o seu caso — prejudicará o momento tão sonhado da conquista da casa própria e causará estresse.Contudo, se mesmo assim você optar pelo consórcio, comece a estudar estratégias que podem te ajudar a ser contemplado mais rápido e coloque-as em prática.

3. Atrasar o pagamento das parcelas

Um dos erros ao contratar um consórcio de imóveis é acreditar que, pelo fato de essa categoria não ter juros, você pode atrasar o pagamento das parcelas livremente.É verdade que o consórcio é mais barato que o financiamento, já que não tem os juros cobradas pelas instituições tradicionais. Entretanto, em caso de atraso no pagamento, incidirão juros e multa sobre a parcela devida.Além disso, como o consórcio é feito por um grupo de pessoas, se você não paga, todos são prejudicados, já que a administradora precisará encontrar uma forma de captar o dinheiro para o fundo comum.E, por fim, em casos mais graves de inadimplência, a administradora tem o direito de retirar o cotista do consórcio. Isso é péssimo, especialmente porque o dinheiro já investido só será devolvido ao fim do processo.Portanto, organize-se financeiramente e evite essa situação!

4. Não escolher a carta de crédito correta

Quando você entra em um consórcio, precisa escolher o valor da carta de crédito que quer resgatar no momento em que for contemplado. Com base nisso será definido o preço das parcelas a serem pagas.Mesmo sabendo disso, esse é um dos erros  que muita gente comete ao contratar um consórcio de imóveis. Afinal, é preciso lembrar que, do momento em que você entra no grupo até o aquele em que será contemplado, os preços tendem a mudar.Corre-se o risco, então, de acabar com uma carta de crédito cujo valor não seja suficiente para adquirir o imóvel que estava nas suas expectativas, no bairro que você deseja ou que atende às necessidades da sua família.Por isso, vale a pena investir em um valor um pouco maior para evitar esse tipo de problema, até porque com o valor excedente você pode quitar o IPTU ou pagar o registro do imóvel, por exemplo.

5. Desconhecer valores de taxas

Muitas pessoas não sabem, mas nos consórcios, além do valor da mensalidade, o cotista também necessita pagar taxas administrativas e outros custos extras que podem surgir durante o processo.Quais extras são esses? Geralmente eles são utilizados para cobrir a inadimplência de algum consorciado, garantindo assim que todos sejam contemplados, ainda que pagando mais.Lembre-se: todas as taxas existentes devem ser informadas ao cliente antes da contratação e assinatura do contrato. Portanto, se a administradora não for clara quanto a isso, fuja dela.

6. Não se planejar para reajustes

Um dos principais erros ao contratar um consórcio de imóveis é não se planejar para reajustes. Afinal, muitas pessoas que conhecem o assunto somente superficialmente. Assim, acreditam que, nessa categoria de investimento, as parcelas são sempre fixas, o que não é verdade.Se o valor do imóvel que você pretende adquirir aumentar, é provável que o valor das suas parcelas também aumente. Dessa forma, a carta de crédito pode cobrir tranquilamente essa aquisição.Portanto, faça um bom planejamento financeiro que contemple a possibilidade de aumento das parcelas. Como já falamos, é importante que você não fique inadimplente, já que, no caso dos consórcios, o seu dinheiro é retido até que todos sejam contemplados, mesmo que você tenha desistido de seguir no grupo.Você deve ter percebido que, antes de contratar um consórcio, é bom ter muita informação. São detalhes que podem fazer a diferença entre um investimento bom ou ruim. Pesquise, leia tudo que puder e busque auxílio de profissionais qualificados, para que a sua experiência de consorciado seja a melhor possível, atendendo às suas expectativas.Gostou de aprender mais sobre os erros ao contratar um consórcio de imóveis? Então, assine a nossa newsletter e receba diretamente em seu e-mail outros textos sobre outras modalidades de consórcio. Você vai gostar!

simule-um-consórcio-de-imóvel

Realize o sonho da casa própria com o consórcio

Leia também:

Quer investir em imóveis? Entenda por onde começar

Quando vale a pena investir em um segundo imóvel? Como fazer?

Simulação de Consórcio
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Ler próximos artigos

Consórcio