4 vantagens de usar o piso vinílico na casa

4 vantagens de usar o piso vinílico na casa

Embora seja muitas vezes ignorado, o piso é parte fundamental na decoração de ambientes. Esse item, indispensável na composição de um imóvel, pode apresentar variações. Afinal, existem diversos tipos, modelos, cores e design. Portanto, se você deseja um ambiente mais moderno e aconchegante, saiba que o piso vinílico pode ser uma excelente opção.

Pensando nisso, reunimos neste artigo uma série de informações importantes sobre o produto. Continue a leitura e entenda as principais características, quando usá-lo e quais são as suas vantagens em relação às demais opções. Acompanhe!

Leia também: Quer reformar sua casa? Nós temos 5 dicas para você se inspirar

O que é piso vinílico e quais são as suas características?

De modo geral, o piso vinílico é um revestimento criado a partir da junção de alguns materiais, como o PVC e outros minerais. Além da beleza, ainda apresenta outras qualidades importantes como conforto, segurança e resistência. Além de durabilidade, já que o seu uso promete uma eficiência em até 15 anos.

Embora a instalação seja realizada de maneira simples, econômica e mais rápida em relação às demais opções, é importante tomar cuidado quanto ao local em que ele será aplicado.

Não é recomendado utilizá-lo em áreas molhadas, afinal, a ação da umidade pode prejudicar o seu uso. Assim, é bem comum que o piso vinílico esteja presente em áreas secas e mais confortáveis — quartos, por exemplo.

Pia esculpida: conheça os tipos, modelos e como usá-las na decoração

Quais benefícios o piso vinílico apresenta?

1. Instalação

Uma das principais vantagens desse modelo de piso é a facilidade e rapidez na instalação. A aplicação — que pode ser feita com cola PVA e cimento —, não apresenta perda significativa de material, pois não demanda cortes.

Além disso, ele pode facilmente ser instalado sobre outra superfície composta por materiais como cerâmica, porcelanato ou piso queimado.

2. Manutenção

Diante da praticidade na instalação, a manutenção também se torna outro ponto positivo. Isso porque a substituição das peças não requer uma grande obra.

Ou seja, caso o ambiente apresente algum problema em sua estrutura, é possível remover apenas a parte afetada sem precisar trocar todo o piso.

3. Resistência

A resistência também é um ponto que merece ser destacado. Devido à sua excelente flexibilidade, o piso vinílico não sofre danos como a dilatação ou empenamento das peças.

Ainda, é um excelente controlador de temperatura, mantendo a casa mais fria no verão e mais quente no inverno.

4. Isolamento acústico

Por fim, o seu poder de absorver o som também merece ser destacado. Afinal, ele pode funcionar como um excelente isolante acústico, livrando os moradores de incômodos como o som do impacto dos passos ou a mudança da posição dos móveis do vizinho de cima.

Leia mais: Pisos de mármore: suas características e quando utilizá-lo?

Como fazer a escolha certa?

O primeiro passo para tomar uma decisão acertada sobre a decoração ou redecoração do seu piso é, sem dúvida, avaliar o ambiente onde ele será instalado. Afinal, cada cômodo da casa possui uma finalidade e, por isso, exigem pisos diferentes.

O piso tem uma função muito importante na valorização do imóvel, pois confere a cada ambiente um charme e conforto todo especial. Contudo, além do aspecto visual, é importante avaliar outras características. A qualidade do material escolhido em relação à facilidade de limpeza, proteção antimofo, odores que precisam ser evitados, são alguns deles.

Por fim, é preciso estabelecer uma comparação entre os diferentes tipos de materiais (pisos em cerâmica, porcelanato, pastilha, laminados e o piso vinílico). Cada revestimento tem o uso recomendado em função das suas características e necessidades de uso.

Como vimos, o piso vinílico é um composto de minerais e outros materiais que, juntos, podem oferecer um resultado incrível para sua casa. Tanto em funcionalidade quanto em beleza. Com sua utilização, é possível conferir mais charme para os ambientes internos, além de poupar muito trabalho durante a limpeza.

O que achou deste conteúdo? Caso nosso texto tenha sido útil, assine a nossa newsletter e receba mais dicas e informações como estas, que poderão lhe ajudar antes de começar uma reforma.

Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.
chat Eva