Quais são as características do estilo de decoração clássica?

Quais são as características do estilo de decoração clássica?

Quais são as características do estilo de decoração clássica?

A decoração clássica traz uma atmosfera luxuosa ao ambiente, já que é caracterizada por cores sofisticadas e objetos ornamentais. Se você quer deixar o ambiente elegante, essa é uma ótima opção.Contudo, é preciso conhecer os conceitos desse estilo para criar uma comunicação eficaz entre os elementos. O uso dos tons, da arquitetura e dos mobiliários são peças-chave para a mágica acontecer.Preparamos este post para que você entenda as características desse estilo, como combinar os elementos e as principais tendências da decoração clássica. Acompanhe!

Qual é o estilo da decoração clássica?

A decoração clássica surgiu na antiguidade, em um momento que a beleza era sinônimo de riqueza. Com o passar dos anos, essa decoração se reinventou ao agregar os estilos moderno e contemporâneo.O uso de detalhes requintados é a principal característica desse estilo. Eles são identificados na arquitetura do local, nas cores, nos móveis e nos objetos. Enfeites se misturam às cores neutras, trazendo um ar de leveza e realeza. Além disso, a grande vantagem desse estilo é que nunca sai de moda, ao contrário, se ressignificou com o tempo.

Como aplicar essa decoração?

Para adotar o estilo clássico, a arquitetura do local faz toda a diferença. Por isso, o ambiente precisa ser espaçoso e com o pé direito alto para que a estrutura converse com a decoração.

Decoração clássica

Os estofados ornamentados têm um papel importante para transmitir o ar da realeza— estampas florais e listradas são algumas opções. Os tecidos utilizados no século passado, como seda e veludo, transmitem uma presença forte no ambiente. Nas janelas, as cortinas enormes precisam estar envoltas em barras para causar o aspecto pesado da decoração. Já os quartos precisam de adornos, como mosquiteiros e colunas.Objetos antigos são o destaque da decoração clássica, por isso, abuse de itens robustos, como:

  • espelhos;
  • molduras;
  • arranjos;
  • cristais;
  • entre outros.

É impossível pensar na era Modernista sem imaginar um lustre grande com lâmpadas amarelas. Para o ambiente ficar mais clássico ainda, basta combiná-lo com um tapete espesso e elegante, pois esses itens transmitem o brilho da antiguidade moderna.

Harmonia dos móveis

Na sala, o uso de móveis maiores e vistosos precisam ser explorados. Os mobiliários devem compor um design antigo, com detalhes ornamentados e trabalhados. Também é essencial utilizar tons escuros que trazem um estilo elegante e natural ao ambiente, tais como:

  • mogno;
  • nogueira;
  • palissandro;
  • entre outros.

Já na cozinha e banheiros, a decoração pede o uso do mármore. Além disso, os papéis de parede devem ser substituídos pelas cerâmicas e azulejos. Aliás, eles podem ser adotados em todo o ambiente, sempre combinando com a decoração.

Como criar simetria?

Nas paredes, retratos antigos e pinturas da natureza ajudam a criar o ar dramático da decoração. O uso de lâmpadas amarelas também é importante, porque remetem à antiguidade.

Como usar as cores?

As cores mais usadas são as neutras, como preto ou branco, por transmitirem leveza ao ambiente. No entanto, o dourado e prateado são ótimas apostas para remeterem à elegância.O tons escuros de verde e azul também podem ser utilizados, desde que exista uma comunicação com o restante da decoração. Caso contrário, há chances de causar um aspecto confuso e pesado. Em geral, a preferência é por cores mais fechadas.

Quais são as tendências?

As principais tendências desse estilo de decoração misturam mobiliários antigos com os modernos. Assim, é possível criar boas combinações.O uso de móveis de plástico, decorados com um tom clássico, podem ser considerados. Além disso, combinar objetos antigos num ambiente moderno cria uma mistura clássica e contemporânea. Livros antigos também podem ser aproveitados até como prateleiras ou como um simples objeto de decoração.Na decoração clássica, a arquitetura precisa conversar com todo o ambiente, caso contrário, pode soar estranho ou antiquado. Por isso, espaços pequenos não criam harmonia com esse estilo, então, devem ser repensados para outros tipos de decoração.Além disso, o uso de móveis e objetos decorativos têm um papel fundamental na decoração clássica. Ao seguir nossas dicas você conseguirá criar um clima estiloso e bonito.O que achou desse tipo de decoração? Se você gostou, curta a nossa página no Facebook e acompanhe outras ideias para ter o ambiente dos sonhos!

Simulação de Consórcio
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Ler próximos artigos

Consórcio