Vale a pena ser motorista de aplicativo?

Vale a pena ser motorista de aplicativo?

Em tempos de crise, ser motorista de aplicativo passou a ser a solução para muita gente, e mesmo se você só está pensando em complementar a renda, utilizar um carro que você já tem aí parado parece atraente. Mas, será que ainda vale a pena?

Desde que desembarcou por aqui a tecnologia de encontrar um transporte pelo aplicativo do celular tornou-se muito popular e hoje está entre as opções mais comuns de meios de deslocamento, sobretudo nas maiores cidades. Mais do que isto, a chegada desta modalidade tornou-se uma ferramenta para gerar renda. Nos últimos meses, os gastos com esta atividade subiram muito, não apenas o combustível, mas o seguro e manutenção estão mais caros. Neste cenário, ainda é um bom negócio?

A resposta é depende. Vamos lembrar que uma profissão não é boa apenas por sua capacidade de gerar lucro, você vai passar horas naquela atividade então ela tem que se encaixar no seu dia a dia, no seu estilo de vida. Além do dinheiro é bom considerar a sua saúde física e emocional nesta equação.

Prós em ser motorista de aplicativo

Ser seu chefe

Ser motorista de aplicativo é um trabalho independente, o que significa que você será seu próprio chefe.

Flexibilidade de horário

As plataformas de transporte não estabelecem horário, você escolhe quando quer trabalhar. Quer acordar mais tarde? Trafegar apenas no final de semana? Sem problemas. Mas lembre-se de alinhar o horário com os seus objetivos de renda.

Renda extra

Pode ser uma forma de renda complementar que pode ser exercida quando você precisar. Este mês está mais apertado? Calcule quantas horas precisa trabalhar para pagar as dívidas e depois faça logoff.

Sem tantas dificuldades de se tornar um motorista

Saber dirigir é a principal requisição para se qualificar ( mas vale a pena checar as outras antes de contar com isso) o que torna a atividade convidativa. Basta seguir as exigências e condições, vestir um sorriso e sair transportando pessoas.

É um trabalho que não requer força física, basicamente você passará o dia sentado e seu cansaço será primordialmente mental.

Contras de ser um motorista de aplicativo

Tipo de carro

Nem todos os carros podem ser utilizados para este tipo de transporte, então antes de se animar verifique se o se está entre os que se qualificam. Principais requerimentos: bom estado de conservação, ter 4 portas, ter ar-condicionado e com no máximo 10 anos de fabricação (pode variar a cada localidade).

Gastos para trabalhar

O lucro é todo seu, mas é você também quem tem que gerenciar e prever os gastos com combustível e manutenção. As taxas das plataformas também variam, leve em conta tudo isso ao fazer sua simulação.

Trânsito e estresse

O stress mental de dirigir no trânsito caótico das grandes cidades não é para qualquer um. Basta lembrar o que uma buzinada na orelha pode causar, sem falar uma fechada de ônibus ou um raspão de motoboy. Infelizmente são situações comuns no trânsito e você passará a lidar com elas com maior frequência.

Despesas altas.

Infelizmente o custo para se bancar nesta profissão está alto. Manter o carro e pagar o combustível podem representar 50% do ganho bruto. Além disso ainda tem

o seguro, o IPVA e o licenciamento que devem estar em dia.

Sem direitos

É um trabalho autônomo, portanto sem direitos trabalhistas. Inclua na sua programação separar uma verba para férias e procure uma previdência privada ou siga no esquema de carnê para cumprir suas contribuições com o INSS.

Falta de segurança.

Infelizmente em muitas cidades circular por aí pode ser mais desafiador do que apenas acertar a rota. Nesta profissão você estará mais sujeito a entrar em locais considerados mais perigosos ou sofrer um assalto, coisas a que estaria menos exposto trabalhando em um local fixo.

Conclusão, vale a pena ser motorista de aplicativo?

Depende. Pode ser a melhor para você caso esteja sem trabalho, não esteja recebendo seguro desemprego ou mesmo caso você seja muito comprometido com as metas. O principal motivo para não ser uma boa hoje são os gastos, as despesas estão mais custosas que os benefícios e sua margem de lucro será pequena. Ponha tudo na ponta do lápis antes de embarcar.

Caso opte seguir nesta direção lembre-se de planejar, e que é melhor ter seu veículo próprio para ser motorista de aplicativo, caso contrário ainda arcará com o valor de aluguel do veículo.

Se está apenas flertando com a ideia, e quer deixar ela como uma opção mas não tem carro ainda, pense em um consórcio, aos poucos e de forma segura você garante o sonho de ter um veículo e a opção de fazer uma renda extra quando precisar!