Se despeça da casa dos pais com consórcio de imóvel

Se despeça da casa dos pais com consórcio de imóvel

Os sonhos de independência de muitos jovens são muitas vezes marcados pela saída da casa dos pais. Porém, é preciso haver muito planejamento, organização e controle financeiro e emocional na hora de tomar essa decisão.

Por isso, para te ajudar a se planejar para sair com segurança da casa dos seus pais e comprar um imóvel, montamos uma lista de dicas valiosas para dar esse grande passo em sua vida. Além de apresentar o consórcio de imóvel.

Primeiro: é a hora certa de sair da casa dos pais?

Não existem regras para decidir se é a hora certa de sair da casa dos seus pais. Isso porque todos e todas as famílias são diferentes. No entanto, é importante estar preparado emocional e financeiramente para essa nova fase quando chegar a hora.

Primeiro, você deve considerar sua situação financeira. A independência é impossível sem um plano financeiro. Pois, existem custos fixos da casa, como: pagar o empréstimo, pagar as contas de consumo (água, luz, internet, gás, etc.), apartamento, enfim, pagar essas despesas.

Outro ponto importante para refletir é: você sabe se cuidar e cuidar do seu espaço? Por exemplo, como você compra mantimentos, cozinha uma boa refeição, faz consultas médicas, faz a limpeza básica da casa?

Por fim, analise se você tem autonomia emocional e psicológica para tomar essa decisão. É importante saber lidar com a saudade e ter uma nova rotina por conta própria. Analise se suas emoções não são vulneráveis ​​a este importante passo.

No entanto, se você ainda se sentir inseguro ao verificar esses pontos, vá com calma. Use o tempo que ainda mora com seus pais para organizar e treinar essas habilidades. Além disso, busque sua independência financeira, emocional e psicológica. Assim você poderá ter um cantinho tranquilo e seguro.

Novo rumo e novo estilo de vida

Originalmente, um fator em comum entre pais e filhos trata-se do estilo de vida. Bem, mas no fundo sabemos que todo mundo é muito diferente.

Por exemplo, você cresce, sua personalidade é formada e você tem uma visão de como viver sua vida. No entanto, seu estilo de vida pode não corresponder ao estilo de vida de seus pais. É nessas situações que o conflito pode surgir e desgastar o relacionamento.

Isso pode acontecer se você escolher uma dieta diferente, uma religião diferente ou qualquer outro motivo. No entanto, se os estilos de vida não combinam mais, pode ser um sinal de que você deve sair da casa de seus pais e viver uma vida mais independente.

Com isso em mente, podemos te sugerir uma excelente oportunidade de comprar seu imóvel e sair da casa dos pais: o consórcio de imóvel.

Agora, como usar o consórcio de imóvel à seu favor?

Como o nome sugere, o principal objetivo de um consórcio de imóvel é adquirir uma casa ou apartamento. Porém, diferentemente do financiamento imobiliário, que prevê linhas específicas para cada tipo de imóvel, no caso de consórcio, você pode utilizar o mesmo esquema para as mais diversas construções:

  • Casa na rua;

  • Casa em condomínio;

  • Apartamento na planta;

  • Apartamento usado;

  • Duplex;

  • Cobertura;

  • Casa na praia;

  • Casa no campo;

  • Etc.

Como escolher uma administradora de consórcio de imóvel

Ao procurar uma administradora de consórcio de imóvel, é imprescindível verificar sua confiabilidade e credibilidade antes mesmo de considerar parcelas, créditos e taxas. Para sua segurança, confie apenas em empresas tradicionais com anos de experiência no mercado.

Dado que os consórcios imobiliários são um negócio de longo prazo, deve-se ter cautela. Além disso, algumas parcelas serão pagas antes do recebimento do crédito. Dito isso, em uma administradora confiável, você pode confiar para fazer esses pagamentos porque sabe que receberá crédito no futuro. Outra ressalva é contratar apenas empresas autorizadas a operar pelo Banco Central.

Fique atento também aos valores e taxas envolvidas, verificando se todas as ofertas feitas pelo vendedor constam no contrato. E se tratando de contrato, antes de assinar, é importante ler esse documento com atenção e sanar qualquer dúvida que venha a surgir. Agindo assim, você certamente fará um ótimo negócio.

Chegando ao final do artigo, agora você já sabe tudo o que precisa para fazer o melhor uso da sua carta de crédito de um consórcio de imóvel para poder se programar e sair da casa dos pais.

Agora com todas as informações, é só escolher o plano ideal para você e contar com a Embracon para fazer o restante.

Faça sua simulação conosco!