Saiba como evitar as fraudes no consórcio

Saiba como evitar as fraudes no consórcio

Por ser uma modalidade um pouco diferente de investir em um bem, o consórcio costuma gerar dúvidas nos consumidores, principalmente para os que nunca ouviram falar dessa modalidade.

Infelizmente, acontece de pessoas mal intencionadas se passarem como especialistas em consórcio para vender cotas que não existem. Esse tipo de ato é criminoso e acaba prejudicando as empresas e profissionais sérios que trabalham com consórcio.

Para evitar esse tipo de fraude, confira algumas boas práticas a seguir:

Pergunte sobre a empresa de consórcio

Caso alguma pessoa entre em contato vendendo alguma cota de consórcio, pergunte qual empresa ele representa.

Somente empresas autorizadas pelo Banco Central podem trabalhar com consórcio. Caso desconfie do nome da administradora, verifique a relação do BC.

As administradoras precisam da autorização para criar os grupos, fazer a gestão da cota e se responsabilizar pela entrega da carta de crédito. Isso dá mais segurança na hora de contratar o consórcio. Ou seja, com uma administradora responsável, você tem total segurança de que vai receber o bem.

Desconfie de cotas contempladas

As administradoras podem comercializar cotas contempladas. Sabendo disso, alguns indivíduos se aproveitam para comunicar a venda dessas cotas de maneira independente.

Caso você se depare com alguém querendo comercializar a cota, peça os comprovantes da administradora.

Além disso, só dê andamento a essa compra com o intermédio da empresa de consórcio. Afinal, ela é a responsável por essa transação, já que exige a mudança do nome na cota para efetivar a transferência.

Promessas de contemplação imediata

Nenhuma administradora de consórcio pode garantir a contemplação de uma cota. A única forma de ter acesso antecipado à carta de crédito é por meio dos sorteios mensais ou pela oferta de um lance.

Os sorteios são feitos com base nos números da Loteria Federal. Quanto ao lance, é contemplado o consorciado que fazer a oferta do maior valor em determinado mês. Para isso, ele amortiza um número significativo de parcelas.

Caso algum vendedor prometa cota contemplada, avise à administradora imediatamente.

Ao fechar um contrato de consórcio, é preciso estar ciente que você pode ser sorteado tanto no primeiro quanto no último mês, caso não oferte um lance.

Muita atenção com o contrato

Quando você fecha contrato com uma administradora, precisa estar ciente dos valores que serão pagos nas mensalidades e entender a mecânica por trás dos reajustes, que ocorrem anualmente.

Os contratos precisam deixar as seguintes informações claras:

● Valor contratado;

● Taxas praticadas pela administradora;

● Regras de contemplação por sorteio ou lance;

● Atualização de crédito.

Esses quatro pontos são fundamentais para evitar surpresas na adesão.

Ao contratar, aproveite para tirar todas as suas dúvidas com o especialista de consórcio. Peça para fazer uma simulação no site e veja como ajustar o melhor valor para o bem que deseja: automóveis, imóveis ou serviços.

Pesquise bastante em administradoras de consórcio sérias, como a Embracon, e confira as vantagens de investir no seu bem com o consórcio.

Faça uma simulação e confira as múltiplas vantagens de uma empresa que realiza sonhos há mais de 30 anos.

Simulação Consórcio