Renovação dos votos: como fazer?

Renovação dos votos: como fazer?

Manter um casamento não é uma tarefa fácil, mas quando se constrói uma família com amor e respeito, a união deve sempre ser celebrada. Por isso, a renovação dos votos matrimoniais é uma comemoração especial para o casal e a família. Os parceiros reafirmam os compromissos que fizeram em um evento que reúne as pessoas que acompanham a história de amor.

Se você pensa em renovar os votos, este artigo o ajudará. Reunimos dicas de como organizar um evento para que seja marcante e cheio de significados para os cônjuges e os convidados. Leia para se inspirar e fazer deste um grande marco no seu relacionamento.

Conheça o Consórcio de Serviços a Embracon

Quando renovar os votos

Isso depende de cada casal. Há pessoas que comemoram com 5 anos de união, outros com 10, 20 ou 30, mas isso não é um padrão. Os cônjuges podem optar por renovar os votos após um período conturbado do relacionamento ou a superação de uma doença, um problema financeiro ou uma mudança de cidade. Não há uma regra que defina quando a renovação pode acontecer.

Tipo de cerimônia

Muitos casais que tiveram uma celebração simples optam por uma festa de renovação dos votos em grande estilo. Para isso, é preciso determinar o orçamento que terá disponível para o evento.

A renovação dos votos pode ser feita em casa, em um buffet, uma casa de campo ou na praia. Será preciso um celebrante, que pode ser um líder espiritual, ou alguém querido dos cônjuges para guiar a celebração. Comece a organizar com um prazo de seis meses antes da data para que os detalhes sejam todos ajustados.

Leia também: Consórcio de casamento: saiba como funciona

Traje escolhido

Alguns casais optam por se vestirem de branco, mas não é regra. A mulher pode querer se vestir novamente de noiva, algumas usam o mesmo vestido de quando se casaram, ou optam por usar o vestido das mães. Não é obrigatório, no entanto, que se use branco.

Descubra: Fornecedores para casamentos: escolha bem e negocie os preços

Convidados

A lista de convidados deve contemplar pessoas que se fizeram presentes durante a vida matrimonial do casal. Amigos e familiares que são figuras importantes estarão juntos para comemorar com os cônjuges a renovação dos votos.

Quando há filhos ou netos, eles se tornam figuras importantes para trazer alianças, fazer a leitura de trechos bíblicos ou que possam representar o casal. Há ainda a possibilidade de se combinar que cantem ou recitem poemas. Diferentemente do casamento, não se deve criar uma lista de presentes.

Você sabe como escolher o vestido de noiva adequado para você?

Renovação dos votos

Os cônjuges devem pensar em uma entrada com uma música que seja marcante para eles. Podem ser conduzidos pelos filhos, netos ou entrarem sozinhos. Logo após algumas falas do celebrante, é o momento de trocar os votos e recolocar as alianças, que podem ser trazidas por alguém que represente bem a união. Após a troca dos anéis, o celebrante deve finalizar com algumas palavras de bênçãos à renovação da união.

Em seguida, o casal recebe os abraços dos convidados e podem partir para a comemoração em uma recepção que trará a alegria do momento. A quantidade de bebida e comida deve ser definida de acordo com o número de convidados.

Saiba mais: 6 dicas para você organizar seu casamento nas montanhas

Viagem a dois

Se for possível, os cônjuges devem realizar uma segunda lua de mel em uma viagem romântica a dois.

A celebração entre amigos e entes queridos é importante, mas o casal também deve ter um espaço para que fique junto e nada melhor do que uma viagem nesse momento.

Confira 5 ideias para comemorar as bodas de casamento!

Sem regras rígidas

A cerimônia de renovação dos votos segue muito mais o estilo do casal do que padrões. É uma data de muita alegria que deve ter, mais do que nunca, o estilo dos cônjuges e mostrar aos convidados que o amor deve sempre ser comemorado. Ou seja: que a união matrimonial vale a pena!

Cada casal vai trazer para o momento as simbologias, músicas e textos que os representa, motivando os convidados com a reafirmação da união e dos compromissos com o parceiro.

Gostou das ideias para organizar a sua renovação dos votos? Deixe aqui nos comentários o que você planeja para esse dia tão especial e ajude a inspirar outros casais que pensam em reafirmar a união.

Festa de casamento grande ou pequena? Como escolher?
Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.
chat Eva