Regras de consórcio: entenda os passos para sua contemplação

Regras de consórcio: entenda os passos para sua contemplação

Você pretende comprar uma cota, mas não sabe quais são as regras de consórcio? Preparamos este artigo para te explicar como tudo funciona. Leia completo!

Quais são as regras de consórcio?

As regras de consórcio podem variar de acordo com o país e a instituição financeira ou empresa que administra o consórcio. No entanto, geralmente, algumas regras comuns são aplicadas na maioria dos casos.

O consórcio é composto por um grupo de pessoas (consorciados) que têm interesse em adquirir um bem ou serviço específico, como carros, imóveis ou viagens.

Todos os consorciados assinam um contrato de adesão, que contém as regras gerais, obrigações, direitos e deveres de cada participante.

Os consorciados devem fazer contribuições mensais ou periódicas, que são acumuladas para formar um fundo comum. Esse fundo será usado para realizar as contemplações ao longo do tempo.

A contemplação é quando um consorciado é escolhido para receber o crédito para a aquisição do bem ou serviço desejado. Existem duas formas principais de contemplação:

  • Sorteio: Através de sorteios realizados em assembleias, em que todos os consorciados têm chances iguais de serem contemplados.

  • Lance: Os consorciados podem ofertar um valor maior como lance. O maior lance vence e recebe a contemplação. É uma forma de antecipar a aquisição do bem.

Os consorciados devem estar cientes das taxas administrativas, fundo de reserva e seguro que podem ser cobrados pela administradora do consórcio. Além disso, é necessário manter suas contribuições em dia. Caso ocorra a inadimplência, o consorciado pode perder o direito à contemplação e até mesmo ser excluído do grupo.

O consórcio tem um prazo determinado para sua duração, que varia de acordo com o tipo de bem ou serviço.

O consorciado pode desistir do consórcio a qualquer momento, mas estará sujeito a penalidades e à perda de parte dos valores já pagos, dependendo das regras do contrato.

Em alguns casos, é possível transferir o consórcio para outra pessoa, desde que autorizado pela administradora.

Ao final do prazo do consórcio, todos os consorciados que não foram contemplados ao longo do processo têm direito a receber o crédito para aquisição do bem ou serviço, caso ainda não o tenham recebido.

É essencial que o consorciado leia atentamente o contrato de adesão e esclareça todas as dúvidas antes de entrar em um consórcio.

Regras de consórcio: Conheça as obrigações financeiras e prazos estabelecidos

As regras de consórcio envolvem obrigações financeiras e prazos que os consorciados devem seguir para participar adequadamente do grupo e ter a chance de serem contemplados.

Principais obrigações financeiras e prazos comuns em um consórcio:

Contribuições mensais ou periódicas

Todos os consorciados devem fazer contribuições financeiras regularmente, que geralmente ocorrem mensalmente. Essas contribuições são usadas para formar o fundo comum que possibilitará as contemplações ao longo do tempo.

Taxa de administração

Os consorciados devem pagar uma taxa de administração à empresa que gerencia o consórcio. Essa taxa remunera os serviços prestados pela administradora.

Fundo de reserva

Além da contribuição mensal, é comum que os consorciados também paguem uma taxa para o fundo de reserva. Esse fundo é destinado a garantir a estabilidade do grupo, possibilitando a contemplação de algum participante em caso de inadimplência de outros.

Seguro

Em alguns consórcios, pode ser exigido o pagamento de um seguro que cobre o saldo devedor em caso de falecimento do consorciado.

Prazo do consórcio

O consórcio tem um prazo determinado de duração, que pode variar de acordo com o tipo de bem ou serviço sendo consorciado.

Contemplações

As contemplações podem ocorrer através de sorteios ou lances. Os consorciados que forem contemplados recebem a carta de crédito que lhes permite adquirir o bem ou serviço desejado.

Inadimplência

É obrigação do consorciado manter suas contribuições em dia. Caso ocorra a inadimplência, o participante pode ficar impedido de participar dos sorteios ou perder a oportunidade de usar o lance até regularizar a situação.

Vale ressaltar a importância de escolher uma administradora confiável e com boa reputação para garantir uma experiência positiva durante todo o período do consórcio.

Este artigo foi útil? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. Aproveite para conhecer os planos disponíveis da Embracon!