O que é preciso para entrar em um consórcio e utilizar a carta de crédito?

O que é preciso para entrar em um consórcio e utilizar a carta de crédito?

Realizar a compra de um bem de alto valor exige tomar uma decisão importante a longo prazo. Isso porque, diferentemente da compra de um eletrodoméstico, por exemplo, que pode ser parcelado por meio de boleto ou cartão de crédito sem passar por aval de alguma instituição financeira, a compra de um carro ou uma casa depende de muitos fatores.

Se você possui o valor à vista para pagar, ótimo. Porém, não é bem assim que acontece com a maioria dos brasileiros. Boa parte procura a melhor forma de parcelar os valores do carro ou da casa dos sonhos.

Por ser uma modalidade em que não é exigido entrada nem cobrança de juros, muitos consideram o consórcio para investir em bens de alto valor. Isso porque são múltiplas as vantagens.

Embora você não saia com o bem na hora de fechar o contrato, por meio do consórcio você consegue flexibilizar o pagamento de acordo com seus rendimentos mensais em um processo de compra planejada. Assim, você acaba pagando o preço mais próximo do total a prazo do bem que selecionou.

Para tirar as principais dúvidas sobre consórcio e sobre a carta de crédito, continue lendo este artigo.

Como faço para adquirir um consórcio?

Para realizar um consórcio é muito simples. Antes de tudo, tenha em mente qual o bem que você deseja adquirir.

Envolva sua família nessa discussão. Por exemplo, você prefere uma casa ou apartamento? Em que bairro? Antes disso, você pode fazer uma breve pesquisa para considerar o consórcio imobiliário. Caso não consiga identificar o valor do imóvel que deseja comprar, também não tem problemas. É exatamente para isso que existe o simulador de consórcio.

Seja para o consórcio de automóveis, imóveis ou serviços, o simulador ajuda a você ter uma ideia do quanto ficariam as mensalidades fazendo o cálculo do total do bem (que, no caso, seria a carta de crédito) dividido pelas parcelas.

Ao mostrar os resultados, você verá o acréscimo das taxas nas mensalidades, como a taxa de administração, que serve para remunerar as empresas de consórcio pela formação dos grupos, sorteios e entrega das cartas de crédito, e fundo de reserva, para garantir que todos os bens sejam entregues para os grupos de consórcio.

Quais são os pré-requisitos para o consórcio?

Durante a simulação, você pode selecionar a quantidade de parcelas e o valor de carta de crédito que melhor se encaixa na sua realidade financeira. Após concluir a simulação com seus dados pessoais, um especialista entra em contato para fechar o contrato e tirar suas dúvidas.

Diferentemente do financiamento, não há exigências de aprovação no consórcio. Para garantir que o consorciado consiga se comprometer com as parcelas, o valor da mensalidade não pode ultrapassar 30% dos seus rendimentos mensais. É por isso que o especialista pede comprovantes de renda e documentações pessoais, para evitar algum tipo de inadimplência que possa prejudicar os grupos de consórcio.

Isso porque, quando se entra no consórcio, você faz parte de um grupo com pessoas com interesses semelhantes ao seu. É a contribuição de todos os integrantes em um fundo comum que garante a aquisição dos bens.

Para que todos tenham as mesmas chances, são realizados sorteios todos os meses. Se você for contemplado, recebe a carta de crédito e pode adquirir o bem que tanto deseja.

Também existe a possibilidade de ofertar um lance, ou seja, um valor mais elevado para ter acesso antecipadamente à carta. Se a sua oferta for a maior da data do sorteio, você é contemplado e as últimas parcelas do consórcio são abatidas - indo sempre das últimas para as mais recentes.

Caso esteja com o nome negativado ou um score baixo nas casas de crédito, não tem problemas. É possível começar a pagar consórcio até mesmo com o nome sujo. Porém, você precisa regularizar a sua situação o quanto antes. Com o nome negativado não é possível ser contemplado, mesmo que seja pelo sorteio.

Antes de fechar o contrato, a administradora faz uma avaliação de todos os documentos pedidos na etapa de Análise de Crédito. Após análise da documentação apresentada, poderão ser solicitados documentos complementares ou a apresentação de um devedor solidário.

O que é um devedor solidário?

Quando se faz uma solicitação de um investimento em alto valor, é comum que instituições financeiras considerem a possibilidade de ter um terceiro, que não é responsável pela compra, para se tornar um avalista.

Um avalista é um indivíduo que se responsabiliza por uma dívida que não contraiu. E, assim como o avalista, o consórcio também dá a possibilidade de nomeação de um devedor solidário, que pode ser responsabilizado pela dívida caso o devedor original se torne inadimplente.

A medida de devedor solidário é uma garantia que as administradoras possuem para que todos os integrantes contribuam para o fundo comum responsável pela entrega dos bens.

Quando um grupo possui um ou mais inadimplentes gera um risco para os demais integrantes, já que todos colaboram mensalmente para pagar os bens que serão sorteados mensalmente.

Recebendo a carta de crédito

Caso você seja sorteado ou tenha feito a oferta de um lance, tem direito a receber a carta de crédito pela administradora.

Nessa etapa, a empresa de consórcio realiza mais uma análise de crédito. Caso o consorciado esteja com o nome sujo, parcelas atrasadas ou inadimplente, corre o risco de não ser contemplado com a carta.

Após toda a etapa de verificação, caso seja aprovado, o consorciado tem direito de receber a carta de crédito. Para isso, precisa indicar o proprietário do bem que selecionou.

Por exemplo, se você investiu em um consórcio imobiliário, precisa utilizar a carta de crédito para comprar uma casa, apartamento, terreno ou empreendimento. Caso tenha investido em um consórcio de carro, precisa indicar o proprietário de um veículo.

Vale lembrar que a carta de crédito dá poder de compra à vista, gerando uma boa margem de negociação com o proprietário. Por isso, invista no seu sonho. Faça uma simulação e confira as múltiplas vantagens do consórcio.

Simulação Consórcio