O que é a mentoplastia e quem deve fazer?

O que é a mentoplastia e quem deve fazer?

O padrão de beleza ocidental tende a enaltecer pessoas com o rosto angulado e queixo bem definido. Quando essa estrutura apresenta projeção ou retração, gera insatisfação e interfere na autoestima. A mentoplastia é uma cirurgia plástica que pode proporcionar a harmonia facial.

Pessoas que apresentam problemas quanto ao posicionamento do queixo buscam soluções, tanto para uma melhoria estética quanto funcional. Por meio do procedimento cirúrgico, é possível aumentar ou diminuir a região.

Para melhor entendimento do procedimento cirúrgico, elaboramos este artigo, abordando os tipos de cirurgia, indicações e expectativas quanto aos resultados. Continue lendo para saber mais!

Conheça o Consórcio de Serviços da Embracon

Entendendo a mentoplastia

Mento é o nome científico dado ao queixo — parte que envolve a mandíbula, o pescoço e o terço inferior da face. A mentoplastia (cirurgia ortognática) é um procedimento estético que visa corrigir o posicionamento dessa região.

A cirurgia plástica pode ser dividida em:

  • ortognática classe 2 ou mentoplastia de aumento — indicada quando o maxilar superior fica muito à frente dos dentes de baixo;
  • ortognática classe 3 ou mentoplastia de redução — utilizada quando os dentes inferiores ficam projetados em relação ao maxilar superior.

Indicações para a cirurgia plástica

A intervenção cirúrgica é recomendada para fins corretivos e estéticos, quando há dificuldade na mastigação ou na respiração, por meio do aumento ou da redução da região.

O procedimento só deve ser realizado após os 17 anos, quando os ossos da face já se desenvolveram o suficiente e após o uso de aparelhos nos dentes por cerca de 2 anos.Antes da cirurgia, é realizada uma análise facial, para identificar e avaliar o tipo de correção mais adequado. Em alguns casos, pode ser necessária uma associação da cirurgia do queixo a procedimentos no nariz, a fim de equilibrar as proporções faciais.

Leia também: O que eu preciso saber sobre o uso do botox para correção de sorriso?

Procedimentos cirúrgicos

Quando ocorre um desenvolvimento ósseo menor que o normal, é necessária a inclusão de uma prótese no queixo. Para a inserção, é aplicada anestesia local — o avanço ou a retração do osso necessita de anestesia geral.

Os cortes são feitos pelo lado interno da boca, o que evita cicatriz aparente. A cirurgia para aumento do queixo demora em média 1 hora. Para o avanço ósseo, o procedimento é realizado entre 90 e 120 minutos, com alta no mesmo dia.

Tudo sobre o consórcio de cirurgia plástica Embracon

Técnicas e materiais utilizados

Para a realização da cirurgia, são aplicadas diferentes técnicas, de acordo com as necessidades específicas. As intervenções podem ser:

  • cirurgia ortognática — para manipulação do osso;
  • aplicação de porex — utiliza o polietileno para aumentar o queixo;
  • inserção de prótese de silicone — visa o aumento do queixo retraído.

O porex é um material poroso que impede o surgimento de infecções, reabsorção óssea e rejeições orgânicas. Por esses motivos, é o mais utilizado na mentoplastia. Já o silicone apresenta alta probabilidade de infecção e reabsorção óssea em médio prazo.

Descubra: Afinal, a mamoplastia é estética ou saúde?

Recuperação pós-cirúrgica

Nos 2 primeiros dias, é normal surgir um inchaço, que diminui gradativamente e desaparece entre 7 e 10 dias. Após esse período, o paciente pode retornar às atividades normais.

Dependendo do caso, é necessário o uso do aparelho nos dentes, para o realinhamento da arcada superior em relação à inferior.

Riscos da mentoplastia

Raramente a cirurgia apresenta riscos, mas podem ocorrer sangramentos na boca e no nariz e perda da sensibilidade no rosto.

Para evitar infecções ou outros problemas, é importante seguir as orientações do cirurgião plástico e tomar os medicamentos prescritos.

6 coisas que você precisa saber sobre a rinoplastia

Expectativas quanto aos resultados

É preciso considerar vários fatores, como uma boa pré-avaliação médica, os materiais utilizados no procedimento e os cuidados pós-operatórios, para estimar como ficará o visual após o procedimento.

Normalmente, a mentoplastia oferece resultados satisfatórios, com a harmonização facial. O novo formato do queixo, além de melhorar o aspecto estético e funcional, também ajuda a aumentar a autoestima.

O queixo é uma das principais regiões da face que definem o formato do rosto, tendo uma importante função estética e funcional. A mentoplastia, quando precedida de análise correta e realizada por um bom cirurgião plástico, pode proporcionar uma mudança significativa na vida do paciente.

Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.
chat Eva