Manchas na pele: quais são as causas e como evitá-las

Manchas na pele: quais são as causas e como evitá-las

As manchas na pele figuram como problema muito comum e enfrentado diariamente por grande parte da população mundial, com destaque para o público feminino.

Bastante incômoda, essa situação pode ser resultado de vários fatores. Por isso, é imprescindível conhecer um pouco melhor sobre as possíveis causas, com a intenção de aplicar o tratamento adequado.

Assim, trazemos neste post algumas informações importantes para lhe ajudar a entender os diferentes tipos de manchas na pele e o que é ideal para minimizar os problemas. Boa leitura!

Leia mais: O que eu preciso saber sobre o uso do botox para correção de sorriso?

Quais são as principais manchas na pele?

Ao primeiro sinal de manchas na pele, é comum que as pessoas façam uma associação com a idade, relacionando essa ocorrência a simples marcas de expressão adquiridas ao longo do tempo.

No entanto, é importante ressaltar que nem sempre esse tipo de situação está relacionado a apenas um fator. Confira.

Peeling: o que é e quem pode fazer

Melasma

O surgimento de uma pigmentação diferente de outras áreas do corpo, normalmente identificada pelas marcas escuras na maçã do rosto e na região da testa, é uma condição denominada Melasma, capaz de afetar boa parte das mulheres.

Em linhas gerais, esse problema está ligado ao uso contínuo de contraceptivos e à exposição à luz do sol.

Descubra: 6 coisas que você precisa saber sobre a rinoplastia

Dermatite

Outro contratempo comum, a Dermatite consiste em uma reação alérgica que pode surgir devido à exposição da pele a alguma substância química.

Esse tipo de problema gera desconforto ao paciente acometido, uma vez que as manchas vermelhas na pele são acompanhadas por inchaço, erupção cutânea e dor local.

Saiba mais: Botox: como funciona e quais são os resultados

Escabiose

Popularmente conhecida como sarna, a Escabiose é uma patologia contagiosa provocada por ácaros com alto risco de dano à pele.

Além da vermelhidão característica, em casos mais graves a sarna pode provocar úlceras por conta da coceira acentuada.

O que é e como funciona o consórcio para cirurgia ?

Acne

Ocasionada pela inflamação nas glândulas da pele, a acne figura como problema recorrente na vida de adolescentes e jovens — embora também apareça na fase adulta.

Um dos principais fatores agravantes das acnes são lesões provocadas na pele que, por sua vez, podem deixar marcas pela vida inteira, levando a uma profunda baixa autoestima.

Como escolher um consórcio de cirurgia plástica em 6 passos

Como evitar os problemas?

O primeiro passo para impedir as manchas na pele deve ser o uso diário e contínuo de protetor solar. A exposição aos raios ultravioleta é responsável direta pelo envelhecimento precoce e pelo surgimento de marcas de expressão.

Contudo, não se trata do único agente causador dos problemas. Estar exposto em ambientes de altas temperaturas, utilizar cosméticos de baixa qualidade ou não indicados para o seu tipo de pele pode provocar resultados adversos.

O cuidado com a alimentação e uma hidratação correta também são hábitos que auxiliam consideravelmente na manutenção de uma pele saudável.

Para o tratamento de grande parte das doenças de pele, é importante consultar especialistas, afinal cada caso exige avaliação isolada. Portanto, o uso de cremes, pomadas clareadoras e até mesmo de corticoides está condicionado à orientação profissional adequada.

Outra abordagem possível, mas bastante invasiva, é o procedimento estético para retirada das manchas a laser.Concluindo, para evitar manchas na pele, é altamente recomendável tomar cuidado com a exposição excessiva aos raios solares, usar protetores solares — inclusive protegido pela sombra —, promover uma hidratação efetiva e evitar hábitos como espremer cravos e espinhas.

Consórcio de Serviços
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.
chat Eva