4 dicas para reformar o quarto das crianças

4 dicas para reformar o quarto das crianças

Quando você pensa no quarto de uma criança alguns pontos precisam ser prioridades. Com a necessidade abrupta de ficarmos mais em casa, nos últimos meses fomos obrigados a aprender a deixar os ambientes mais funcionais e organizados, e um dos maiores desafios com certeza foi o quarto das crianças.

Independente da idade, a maior parte dos pequenos passa grande parte do dia longe do cômodo. Ou na escola, no parquinho, ou fazendo atividades extra curriculares, mas em 2020, mais do que nunca elas ficaram dentro de casa, no próprio quarto.

Esse cenário está para mudar, mais cedo ou mais tarde, mas como reformar o quarto das crianças a partir desse novo normal? Quais são os itens essenciais para que seu filho aproveite o seu espaço da melhor maneira possível. Por isso, fizemos uma lista de dicas para quem está planejando reformar esse cômodo da casa. Confira a seguir:

Segurança em primeiro lugar

Esse é o ponto máximo de atenção na hora de pensar no quarto de uma criança. O ambiente deve estar livre de quinas e pontas em que a criança possa se machucar. Na hora de escolher os móveis, priorize os com bordas arredondadas. Não se esqueça de cobrir as tomadas para evitar acidentes com crianças menores.

Outro ponto importante é lembrar que os móveis devem acompanhar o tamanho do pequeno e estar sempre acessível de acordo com o crescimento delas. Com o tempo, é bacana que seu filho esteja apto inclusive a arrumar o próprio quarto sabendo guardar direitinho as coisas no lugar certo.

Tudo no seu lugar

Outro ponto essencial para todo quarto é achar um espaço específico para cada função. E, nesse caso é mais do que indispensável. Essa é uma ótima forma também de achar um espaço para guardar os brinquedos (que costumam ficar espalhados pela casa).

Algumas boas apostas são os famosos baús, ou mesmo camas-baús ou caixas organizadoras que podem guardar todos os brinquedos no final do dia. Outra forma de economizar espaço é apostar em prateleiras que são ideais para guardar os brinquedos maiores, os ursos de pelúcia, livros e as decorações temáticas.

Quando a criança for um pouco maior, uma boa dica é colocar um espaço adaptado para ela ler e estudar. Isso pode ajudá-la a se tornar mais interessada no assunto. Móveis funcionais e inteligentes também podem ser super práticos e ajudam muito na hora da organização.

Ambiente lúdico

Nada melhor do que um ambiente lúdico e convidativo para o seu pequeno sonhar e fantasiar à vontade. Para criar essa impressão você pode apostar em cores, que ajudam muito tanto a cognição quanto na criatividade da criança.

Dentro desse contexto, três coisas podem te ajudar a criar esse espaço lúdico: as paredes, o  tapete e a roupa de cama. Eles fazem toda a diferença quando bem combinados, e podem dar aquele charme especial para o quarto do seu pequeno.

Os tapetes deixam o ambiente mais aconchegante e podem até esconder imperfeições no chão. Sem contar que eles são responsáveis pelo acabamento do quarto, podendo mudar completamente o tom do ambiente.

Nas paredes você pode abusar nos papéis de parede que fazem toda a diferença. Uma grande tendência do mercado, eles têm diversas texturas, cores e até personagens divertidos. E também são fáceis de instalar.

Leve também em consideração que crianças mudam muito de opinião, pense em opções fáceis de retirar. Assim, também é uma forma muito prática de com o passar os anos, ir mudando o quarto do seu pequeno.

Estabeleça um orçamento

Planejamento é tudo nessa vida! E um dos maiores motivos que fazem uma pessoa gastar a mais é não saber exatamente o que pensa para a sua decoração. Então, estabeleça um valor teto e pense muito bem em qual estilo você quer seguir.

Pesquise referências de decoração que te agrade e comece a comparar o que você gosta em cada uma. Converse bastante com o seu pequeno sobre o assunto, e procure referências de personagens e temas que lhe interessem. O Pinterest é um lugar incrível para salvar essas referências e conseguir comparar depois.

Existem várias revistas e sites especializados que podem te ajudar a criar um estilo para o quarto da sua criança, o que pode evitar que você faça compras desnecessárias e desperdice dinheiro.

Faça um consórcio

Você também pode contar com o consórcio na hora de decorar seu lar e dar uma reformulada no quarto dos pequenos. Com o consórcio de serviços, você conta com carta de crédito de até R$ 30 mil.

Confira já as facilidades e faça uma simulação no site da Embracon.
Simulação Consórcio