É possível ter uma renda extra?

É possível ter uma renda extra?

Tem uma coisa que não se pode negar, o brasileiro é não apenas resiliente, mas criativo! A expressão “se vira nos 30” não viralizou à toa, com os boletos sempre chegando e um histórico de crises e dificuldades, ter jogo de cintura e encontrar uma forma de conseguir uma renda extra é quase um requisito para se viver no Brasil.

Portanto sim, é possível buscar opções ao mercado de trabalho convencional, não apenas isto, o empreendedorismo tem mostrado caminhos que levam a novas e sólidas carreiras. Mesmo se o seu objetivo não é mudar de trabalho, mas apenas fazer uma renda extra, vamos concordar: ela é sempre bem-vinda!

A primeira coisa a se fazer é manter a mente aberta, depois pense em algo que você já goste de você mas - importante - que seja útil para outras pessoas. O segundo passo é acreditar que qualquer pessoa que esteja disposta a trabalhar por isso pode e vai conseguir melhorar sua situação financeira. O terceiro ponto é se informar bem, existem muitos golpes por aí à espreita de inocentes e distraídos, sobretudo no meio digital.

Depois de escolher o seu meio de ganhar dinheiro extra, caso surja a dúvida pesquise bastante e se possível encontre e converse com alguém que já seguiu este caminho antes de você.

Confira as dicas para complementar a renda

Recicle e doe

Um bom lugar para começar pode ser por uma boa faxina em casa, tirando dos armários roupas, brinquedos e itens que caíram em desuso e, caso estejam em bom estado coloque para a venda em brechós, sites especializados e até grupos de facebook e WhatsApp. Não é porque não servem mais para você que não podem ser exatamente o que alguém está procurando.

Motorista de aplicativo

Esta é uma forma rápida e simples de conseguir ganhar dinheiro, especialmente se você está em uma cidade grande. É fácil se cadastrar nas plataformas e começar a atuar e o horário de trabalho é flexível. Mas existem desvantagens como o custo de manutenção do veículo e o preço do combustível. A falta de segurança para rodar e a falta de direitos trabalhistas contam como desvantagens desta opção. Mesmo assim, dependendo do seu caso e de como se programar para realizar o trabalho pode ser uma boa fonte de renda extra.

Fazer entregas de aplicativos é uma alternativa à sugestão anterior, se você dispõe de um veículo, seja ele carro, moto ou bicicleta, faça as contas e veja se vale a pena.


Passear com cachorros

Outra forma simples e que não requer um currículo caprichado. Com algum tempo livre nas mãos é possível pegar alguns clientes para passear pela manhã antes do trabalho, no horário de almoço ou à tardinha e assim complementar a renda.

Um benefício extra desta atividade é que pode ser relaxante, uma forma de fazer exercício que traz interação com pessoas e animais, o que pode ser bastante terapêutico. Basta colocar anúncios na vizinhança, no quadro de avisos do prédio e até entrar em grupos do Facebook específicos para donos de cães. Lembre-se de delimitar uma região.

Dê aulas

Dispõe de algum conhecimento que pode trazer uma renda inesperada? Vale aula de inglês, de arte, de música e também aulas de reforço. Deixe recados em escolas, avise os amigos e vizinhos. Alguém pode saber menos do que você e estar precisando de uma mãozinha.

Comidinhas e artesanato

Sabe cozinhar? Tem talento manual? Ponha em uso para benefício próprio e lucrativo! Muita gente durante a pandemia garantiu não apenas renda extra, mas o sustento fazendo quentinhas, pães artesanais, produtos caseiros de beleza e até comida natural para pets.

Esta foi a vertente que mais formou empreendedores que cresceram para se tornar empresários que deixaram para trás as antigas carreiras. Com a vida corrida as pessoas não tem tempo para enrolar brigadeiros, por exemplo, ou mesmo colocar o doce mole em copinhos, faça você! Não precisa ser uma receita complicada, apenas uma que tenha demanda.

Mão-de-obra de aluguel

Lembra daquela novela em que uma mulher sustentou a casa fazendo bicos de encanadora, eletricista e faz tudo? Pendurar quadros, consertar chuveiros, instalar estantes e suportes para TV são pequenas tarefas que podem requerer seus talentos que antes eram usados apenas em casa.

Internet

Há muitos meios de se ganhar dinheiro na web atualmente, mas este é também o maior campo minado de golpes. Cave bastante e encontrará gemas preciosas.

Entrar para programas de afiliados é uma delas: você se cadastra como afiliado de uma grande empresa de vendas on-line e passa a fazer propaganda dos produtos na sua rede de contatos. Se vender ganha uma comissão. Uma dica é buscar empresas que já conheça e que confiaria e selecionar o tipo de produto que usa ou usaria, assim suas recomendações serão mais pertinentes e terão mais peso para quem recebe a dica.

Que tal ser produtor de conteúdo remoto? Muitos sites estão sempre procurando gente para fazer colaboração, se você escreve bem, pode se aventurar nessa linha. É uma maneira de produzir para a internet sem mostrar seu rosto.

Escolas que oferecem cursos EAD (Educação à distância) costumam recrutar para os dois serviços acima, tanto para auxiliar na venda dos cursos como para trazer mais robustez às suas apostilas.

Traduções

É fluente em algum outro idioma além de português? Então você pode ser um candidato para trabalhar com traduções. Na maioria das vezes falar não é necessário, basta dominar a língua escrita. Não sabe, mas é fera em português? Sabe todas aquelas regrinhas de gramática de pegadinha? Tente revisão da nossa língua mesmo, ela é das mais complicadas e muitas empresas precisam deste serviço.

Prontinho, está aí uma lista com ideias, opções e sugestões que podem ser feitas no seu horário ocioso. Entregas de final de semana, aulas no lugar de happy hour, ajudar um vizinho com um serviço de instalação no final de semana. É só começar!