É possível comprar um terreno rural com o consórcio?

É possível comprar um terreno rural com o consórcio?

O consórcio é uma modalidade bastante conhecida por facilitar a compra de bens de alto valor.

Por muitos anos, as pessoas lembravam do nome consórcio para a compra de um carro. Desde os anos 1990, o consórcio também tem sido contratado para facilitar a compra de um imóvel. Ou seja, você não precisa mais depender de toda a burocracia do financiamento para investir na sua casa ou apartamento.

Aliás, com o consórcio de imóveis você tem liberdade para usar a carta de crédito com diferentes objetivos. É possível investir em um empreendimento, em um apartamento na planta, uma casa de veraneio e até mesmo um terreno rural, seja com o objetivo de plantar, criar gado ou até mesmo montar um novo negócio.

A seguir, vamos dar algumas dicas de como prosseguir para a compra de um terreno rural.

Como se planejar para a compra de um terreno

Motivos não faltam para você se planejar para a compra de um terreno rural. Você pode montar uma chácara, um sítio para criação de animais, cultivar algum tipo de plantio ou até mesmo dar início a um negócio longe da cidade grande.

Faz muita diferença o objetivo de se ter um imóvel rural. Caso queira exercer uma atividade ligada à pecuária, por exemplo, deve verificar se o local possui pasto por perto, entre outras particularidades. Mas se o objetivo é alguma atividade ligada à agricultura, precisa entender se o solo é favorável para o plantio de algo que queira cultivar.

Claro, também existe a possibilidade de compra de um imóvel rural sem ter nenhuma atividade em questão - para ter um bom local para descansar com a família, alugar ou reunir os amigos, por exemplo.

Na verdade, não é preciso tomar esse tipo de decisão antes de começar a investir no consórcio. Porém, quando se tem uma ideia do que deseja com o imóvel, você já tem uma boa noção do valor que quer investir para a carta de crédito. Por exemplo, um terreno rural para uma fazenda é maior que um sítio, logo, seria necessário investir em uma carta de valor mais elevado.

De qualquer forma, esse é o tipo de decisão que você pode pensar quando tiver com a carta de crédito em mãos. Afinal, você também pode aumentar o valor da carta enquanto está pagando o consórcio ou, quando for contemplado, usar parte da carta para pagar pelas documentações do terreno rural e até mesmo ajudar a pagar as parcelas remanescentes do consórcio.

Mas, você sabe como funciona o consórcio de imóveis? Vamos explicar a seguir.

Consórcio de imóveis para terreno rural

A primeira etapa para dar início ao seu consórcio para compra de terreno é fazer uma simulação de consórcio de imóveis.

Primeiramente, é preciso inserir o valor total do terreno no simulador. Este é o valor de base da sua carta de crédito.

Depois disso, você pode verificar o total de parcelas para pagar. O simulador é um sistema bem dinâmico: você consegue ter um retorno dos valores que pagaria por mês após fornecer alguns dados básicos, como nome e contato, para que um especialista entre em contato posteriormente.

Após definir o total da carta e a quantidade de mensalidades, você consegue verificar quanto pagaria por mês pelo consórcio. O valor já retorna incluindo o valor de taxa de administração, que remunera a empresa de consórcio pela formação dos grupos e entrega da carta, e fundo de reserva, que garante a entrega de todas as cartas de crédito para os consorciados.

Feita a simulação, você pode informar seus dados de contato para que um especialista em consórcio entre em contato, tire suas dúvidas e prossiga com o fechamento do contrato.

Grupo de consórcio

Ao fechar o contrato de consórcio, você ingressa em um grupo. Esse grupo é composto por outros consorciados que têm interesses parecidos com o seu.

Ao pagar as mensalidades corretamente, você participa dos sorteios mensais para a entrega dos bens. Você pode ser sorteado tanto no primeiro quanto no último mês.

A única forma de ter acesso de forma antecipada à carta de crédito é fazendo a oferta de um lance.

O lance é um valor a mais que você oferece nos sorteios que pode ajudá-lo a ser contemplado mais rapidamente. Geralmente os consorciados ofertam um valor superior a 20% do total da carta. Porém, isso vai de grupo para grupo.

A regra do lance é a seguinte: se o valor que você ofertar for o maior do sorteio mensal, você é contemplado, e o valor quita as últimas parcelas do consórcio (sempre da última para a mais recente).

Mas, caso não seja contemplado, sem problemas. Seu dinheiro não é debitado, e você pode tentar fazer a oferta nos próximos sorteios.

FGTS para consórcio imobiliário

O diferencial do consórcio de imóveis é a possibilidade de utilizar os recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para a oferta do lance.

Para utilizar esse recurso, você não pode ter nenhum outro imóvel em seu nome. Isso porque a Caixa só faz a liberação do FGTS para a compra do primeiro imóvel.

Se este for o seu caso, procure a administradora, para que ela explique todo o procedimento a ser feito. Depois disso, você pode registrar o valor do lance pela área de clientes até um dia antes da realização do sorteio mensal. Caso seja contemplado, você pede a liberação do FGTS pela Caixa para efetivar o lance e, assim, ter acesso antecipado à sua carta de crédito.

Como funciona a carta de crédito

Quando você é contemplado pelo consórcio, tem o direito de receber a carta de crédito, ou seja, o valor correspondente ao bem que selecionou.

Vale lembrar que, para a compra de um terreno rural, você precisa selecionar o consórcio de imóveis. Não é possível utilizar a carta para uma categoria diferente de consórcio, como automóveis e serviços, por exemplo.

Após análise de crédito e entrega de documentações, a administradora pede a indicação do fornecedor ou proprietário do imóvel que deseja adquirir. O repasse é feito diretamente a ele. A grande vantagem é que a carta tem poder de compra à vista, o que dá uma boa margem de negociação para a compra do seu terreno.

Simulação Consórcio
Portanto, não perca tempo! Faça uma simulação e conte com a experiência de uma das administradoras de consórcio mais admiradas do país.