O que é e como funciona o consórcio em andamento?

O que é e como funciona o consórcio em andamento?

Consórcio é uma modalidade de investimento em um grande bem, como casa, carro ou serviços, de forma coletiva. A partir do momento que você começa a investir em uma cota de consórcio, entra em um grupo com outras pessoas com interesses parecidos com o seu. 

Esse grupo acompanha os sorteios mensalmente do seu bem. Ele pode ser sorteado ou fazer a oferta de um lance, ou seja, um valor mais elevado para ter acesso ao bem.

Existem duas formas de participar de um grupo de consórcio: a partir do momento em que se forma um novo, ou entrar em um grupo já em andamento. 

A seguir, vamos explicar como funciona e as vantagens de um grupo em andamento.

Diferenças de um grupo novo e um grupo em andamento

Quando se está em um novo grupo de consórcio, todos os integrantes começam a investir em um bem ao mesmo tempo. Dessa forma, todos têm as mesmas chances de serem contemplados. Por isso mesmo, é comum que muitos queiram oferecer um lance já nos primeiros meses. 

Para que os valores se tornem mais acessíveis, é preciso esperar um bom tempo. Claro que permanece a possibilidade de ser sorteado mas, se a ideia é oferecer o lance o quanto antes pelo bem em que está investindo, você pode considerar a opção de uma cota já em andamento.

Como participar de um consórcio em andamento

Da mesma forma que você pode investir em uma nova cota, também é possível assumir uma cota já em andamento. 

Existem casos de consorciados que desistem de suas cotas e, por diversas questões, preferem fazer a transferência para outro proprietário ou até mesmo negociar com a administradora a desistência.

Para que essas cotas não fiquem paradas - e prejudiquem o grupo em andamento, já que o consórcio depende de várias pessoas financiando os bens de todos os integrantes em um fundo comum - muitas delas podem ser comercializadas.

A vantagem de investir em uma cota em andamento é a possibilidade de oferecer lances mais em conta. Isso porque, geralmente, a maioria dos consorciados de maior poder aquisitivo já ofertaram o valor de lance nos primeiros meses. 

Porém, para adquirir uma cota já em andamento, é preciso verificar a situação de cada uma delas. Veja como isso pode ser feito:

  • Comprando de um consorciado: nessa opção, você precisa pagar as mensalidades já acertadas pelo antigo integrante. Para isso, conte com a intermediação da administradora e verifique se as mensalidades anteriores estão pagas, para não ter problemas. Após fazer todo esse processo de checagem, a administradora facilita a transferência de proprietário da cota, e você já começa a participar de um grupo em andamento.
  • Compra direta com a administradora: essa é a forma mais segura de adquirir uma cota já em andamento. Para compensar os valores anteriores, porém, é comum que seja cobrado uma parcela maior e, assim, acompanhar os demais integrantes do grupo.


Antes de efetuar qualquer transferência de cota, procure uma administradora de consórcio autorizada pelo Banco Central e com mais de 30 anos de experiência na realização de sonhos.

Para entender como funciona o consórcio, visite o site da Embracon e faça uma simulação.
Simulação Consórcio
Gostou do nosso post? E que tal saber mais sobre as nossas novidades em tempo real? Siga-nos nas redes sociais e veja tudo na sua timeline. Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, além de um canal incrível no YouTube.