Consórcio de moto

Independentemente da finalidade de uso, seja trabalho ou simples diversão de fim de semana, as motos têm um lugar na garagem brasileira, além de serem mais acessíveis.

Mas como realizar a compra desse bem sem pesar no orçamento? Uma forma prática e muito econômica para quem se planeja é escolher um consórcio de moto.

Existem algumas vantagens, este tipo de compra é interessante para quem já está fazendo planos e não quer ter pressa em comprar um veículo, mas por outro lado, ter um bom conhecimento da moto que procura.

Se você está pesquisando para contratar um consórcio de moto, confira neste post algumas informações importantes que podem ajudá-lo a tomar essa decisão. 

‍Como funciona o consórcio de moto?

Quando um cliente planeja comprar um produto (como uma motocicleta), ele eventualmente participa do processo de escolha do modelo, potência e cor, e nem sempre presta atenção aos detalhes do contrato.

Mas na prática, o que se deve levar em consideração antes de contratar um consórcio? Veja a seguir!

Valor da carta de crédito

O primeiro passo para contratação do consórcio é definir qual o valor necessário para adquirir a motocicleta do modelo e ano que você está procurando.

Não precisa ser o valor exato da moto. Se no decorrer do período de contrato você mudar de ideia, pode adquirir outro modelo ou ano e, com a diferença, quitar a documentação ou até mesmo utilizar para a quitação do consórcio.

A contemplação

O cliente pode ser contemplado nos sorteios mensais que acontecem durante o período do contrato.

Para antecipar a obtenção da carta de crédito o consorciado também pode dar um lance: ganha aquele que oferecer o maior valor, semelhante a um leilão.

Porém, não se esqueça que mesmo sendo contemplado, é preciso fazer o pagamento das parcelas até o final do contrato.

Parcelas mensais e o pagamento

Na hora de decidir a contratação, é preciso levar em consideração a sua capacidade financeira para pagar as parcelas fixas mensais durante o período do contrato.

Caso haja algum atraso no pagamento da prestação, o consorciado fica fora do sorteio mensal de contemplação da carta. Isso ocorrerá até que regularize a sua situação financeira com a administradora.

Taxa de administração

Esse é um dos principais itens a ser analisado antes de fechar a contratação! A taxa de administração funciona como uma remuneração para a empresa que administra esse contrato gerenciar e guardar o dinheiro dos consorciados.

Vantagens de ter uma moto

Consome menos combustível

O tanque de combustível de uma motocicleta é bem menor do que de um carro. E, além disso, o consumo por litro também impressiona. Uma scooter, por exemplo, pode chegar aos 40 km percorridos com apenas um litro de combustível! Faça as contas e veja como compensa trocar o ônibus ou, até mesmo, o seu carro, pelas duas rodas.

Menor custo no momento da compra

O preço de compra é uma das maiores vantagens de optar por uma moto. Isso porque, os modelos zero quilômetro mais básicos, custam até 10 vezes menos do que um carro. A variação de preços entre os modelos de 100 a 250 cilindradas também permite uma boa gama de modelos para escolher.

Agilidade no trânsito

Esta é uma das vantagens mais óbvias de possuir uma motocicleta: você perde muito menos tempo no trajeto! Desta forma, você pode dormir mais alguns minutos e chegar mais cedo ao local do compromisso. Outra vantagem é o estacionamento. Por ser menor e mais leve, é fácil encontrar um pequeno local para estacionar sua motocicleta!

Manutenção mais barata

Além de gastar menos com gasolina ou etanol, ao optar por uma moto você também perceberá que os custos de manutenção são baixos.

Revisões, reparos e, até mesmo, o pagamento de impostos e tributos são mais baratos quando se tem uma moto. Além disso, você economiza no lava rápido, no estacionamento e com pedágios, já que as motos são isentas dessa tarifa na maioria das praças.

Carta de crédito para consórcio de moto

Você pode ser contemplado com a sua motocicleta tanto via sorteio ou por meio do lance. Quando você começa a pagar pelo consórcio, isso pode acontecer tanto nos primeiros meses, quanto no último. Importante ressaltar que, sempre até o pagamento da última cota, o consorciado é contemplado com a sua carta de crédito.

No momento da contemplação, a administradora faz um novo processo de análise de crédito.

Se a análise for aprovada, o consorciado deve indicar na carta o modelo que deseja comprar e indicar o proprietário ou fornecedor. A carta encaminhada é utilizada diretamente na compra de motocicletas, ou seja, não é depositada na conta do consorciado.

Escolha o seu consórcio de moto com base nas características e no valor da sua motocicleta. Faça já sua simulação conosco!

Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Seu parceiro de estrada tá te esperando.

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu sem juros, sem sustos e sem entrada a um clique.

Consórcio de Motocicletas

Acelere com a Embracon.

Consórcio de Pesados

Empreenda e amplie o faturamento do seu negócio com condições exclusivas.

Consórcio de Serviços

Realize o sonho que te chama.

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio
chat Eva