Imagem de Carros seminovos

Carros seminovos

Faça uma simulação de consórcio.

Vantagens

Atualmente o consórcio tem sido uma das opções mais viáveis para as pessoas que querem realizar o sonho de comprar ou trocar de carro. Ainda assim, podem existir algumas dúvidas sobre o funcionamento de um consórcio. Pensando nessa questão, vamos esclarecer aqui algumas questões mais comuns sobre essa modalidade.

Como eu consigo ser contemplado em um consórcio de carros seminovos? Que cuidados preciso tomar? Qual carro posso comprar? 

Confira a seguir as respostas para essas perguntas.

Como faço para participar de um consórcio de carros seminovos?

Em primeiro lugar, opte por uma administradora de consórcios confiável. É simples: você pode acessar o site do Banco Central e pesquisar a lista das empresas que têm autorização para atuar no ramo. 

É fundamental fazer uma boa escolha para garantir que o dinheiro guardado para a aquisição do carro seja adequadamente administrado, e assim cada membro receba seu bem.

Pagamentos mensais do consórcio carros seminovos

Tudo começa a partir dos pagamentos mensais. O consorciado recebe a cobrança todos os meses, podendo ser pago na rede bancária ou em caixas eletrônicos. 

Vale lembrar que as parcelas podem ser reajustadas, dependendo do aumento do valor de venda do veículo pretendido. Isso ocorre para garantir o objetivo do consórcio: a compra do bem.

Finalmente, vale ressaltar que todas as parcelas devem ser pagas, mesmo depois da contemplação, e que não há juros incidindo sobre os valores, você paga apenas pela taxa de administração para manter os custos da empresa responsável pela gestão do consórcio.

Certifique-se de que as prestações são adequadas

Antes mesmo de fazer pesquisas sobre condições e empresas administradoras, faça planejamento financeiro. Não se esqueça: o consórcio tem que se adequar ao planejamento e não o contrário.

Logo, veja se as administradoras pesquisadas contam com produtos que realmente caibam no seu orçamento e simule os ajustes para ter tranquilidade ao quitar as prestações.

Existe algum tipo de taxa no consórcio de veículos?

Como em todos os demais consórcios, no consórcio de veículos possuem algumas taxas que devem ser estipuladas em contrato. São elas: 

Taxa de administração

A maioria das pessoas compara a taxa de administração com os juros cobrados pelo método de empréstimo. Mas são coisas completamente diferentes. Para entender a diferença, basta olhar como cada um é calculado.

No financiamento, o custo é calculado por meio de uma fórmula de juros compostos, sendo sempre calculado com base no valor remanescente após o pagamento do mês. Ou seja, para cada período de pagamento, o cálculo é feito com base no valor restante devido, e o valor final pode mudar várias vezes, dependendo do percentual das taxas cobradas a cada mês e do valor que a pessoa paga a cada mês.

Além da complexidade computacional, o financiamento torna o valor final do bem superior ao do consórcio, pagando duas a três vezes o valor de mercado.

Por outro lado, a taxa de administração é muito menor e muito mais simples de calcular, pois inclui apenas a diluição entre as parcelas do consórcio contratado. O impacto no orçamento é bem menor e, devido à consistência do faturamento, permite um melhor planejamento.

Diferentemente das taxas de juros, as taxas de administração são cobradas com cautela, o que é uma forma de manter o consórcio operando normalmente e garantir que os participantes possam obter ativos após considerarem a assinatura do consórcio.

Fundo de reserva

O fundo de reserva, assim como a taxa de administração, é uma taxa de consórcio cobrada em base fixa e diluída entre as parcelas. Sua existência é para garantir ainda mais que os membros do consórcio receberão os bens ou serviços contratados quando forem contemplados em assembleias ou concluírem todos os pagamentos.

Por exemplo, é usado para substituir qualquer valor padrão de um ou mais participantes sem afetar outros membros do grupo. O valor é baixo que, mesmo que somado à taxa de administração, ainda não pode se aproximar da taxa de juros.

No caso de encerramento do consórcio, havendo valor acumulado no fundo de reserva, o valor será devolvido aos consorciados na proporção.

Seguro

O seguro também é uma despesa comum entre consórcios, mas seu encargo depende dos bens ou serviços contratados e seu cálculo depende das condições estabelecidas pela seguradora.

Quando vou ter meu carro em mãos?

Como já mencionado, todo mês um consorciado recebe a carta através dos sorteios. Dessa forma, você pode conseguir sua carta de crédito tanto no primeiro mês, caso tenha sorte, como no último, se os demais forem contemplados antes de você.

No entanto, para acelerar o processo você ainda pode oferecer lances. No lance, leva a carta o participante que conseguir antecipar mais parcelas. Ainda assim, se você deu um lance e ele não foi vencedor, pode simplesmente guardar seu dinheiro para tentar fazer uma oferta maior na próxima oportunidade, sem perder o seu dinheiro.

Viu só como é possível e vantajoso adquirir um consórcio de carros seminovos? A Embracon está há mais de 30 anos no mercado, com especialidade em consórcio de automóveis. Entre em contato com a gente e faça sua simulação!

undefined

Cabe mais sonhos na sua lista de realizações?
Conheça mais

Consórcio de Carros

Facilidade e flexibilidade para conquistar o seu carro novo, seminovo ou usado

Consórcio de Carros

Consórcio de Imóveis

Um lugar pra chamar de seu com planejamento sério, livre de juros e entrada

Consórcio de Imóveis

Consórcio de Motocicletas

Planos que se encaixam no seu orçamento para conquistar a moto dos sonhos

Consórcio de Motocicletas

Consórcio de Pesados

Amplie o faturamento do seu negócio realizando um Consórcio de Veículos Pesados

Consórcio de Pesados

Consórcio de Serviços

Festa de aniversário, casamento, viagem...? A sua experiência incrível está a um clique

Consórcio de Serviços

Faça uma simulação de consórcio

Com a Embracon, seus sonhos não envelhecem.

Simule seu consórcio