Quer mudar de residência? O consórcio de casas pode te ajudar

Quer mudar de residência? O consórcio de casas pode te ajudar

Adquirir a casa própria é um dos grandes sonhos do brasileiro, mas muitos não têm condições financeiras para tirar o plano do papel. Nesse sentido, compreender como funciona um consórcio de casas pode ser uma solução.

Se você quer adquirir o imóvel dos sonhos, mas não dispõe de capital agora, não se preocupe, pois existe uma solução que vai ajudar você a atingir os seus objetivos, fique atento, pois neste artigo iremos explicar o que é consórcio.

Mas antes, falaremos um pouco mais sobre os motivos que levam alguém a mudar de residência.

Confira!

Motivos que para mudar de residência e optar pelo consórcio de casas

Veja alguns dos motivos que levam alguém a se mudar e optar pelo consórcio de casas.

1. A família cresceu

Este, talvez, seja o principal motivo para se trocar de casa: a chegada dos filhos. Logicamente, aquele simpático apartamento de dois quartos pode servir muito bem a uma pessoa solteira ou a um casal sem filhos. No entanto, quando a família começa a crescer, o espaço vai ficando insuficiente.

E se, além das crianças, a família também adota adoráveis animais de estimação que igualmente necessitam de espaço, o mais sensato é mesmo começar a procurar um imóvel maior.

E se os parentes ou amigos vieram passar alguns dias em casa? Um quarto de hóspedes também é importante para o conforto de todos. E proporcionar conforto à sua família é o que você quer, não é mesmo?

2. A segurança tem gerado preocupações

A questão da segurança é uma das que mais tiram o sono das pessoas hoje em dia. Infelizmente, a criminalidade atinge não só as áreas da periferia, mas também áreas nobres das cidades.

Por isso, quando a família já não se sente segura para seguir sua rotina no bairro ou no imóvel onde mora, é hora de investir em segurança.

É uma boa ideia mudar- se com consórcio de casas e ir morar em bairros onde os índices de violência são mais baixos. Mas e se todos já estão bem-adaptados à região, trabalham e estudam no bairro e não querem abandonar os amigos?

A solução pode ser trocar a casa por um apartamento em um prédio com boa estrutura de segurança, equipado com câmeras, interfone, porteiro físico ou eletrônico, cerca elétrica e outros recursos.

E se a preferência continua sendo por uma casa com quintal e mais espaço para os filhos, a solução pode ser a mudança para um condomínio fechado com acesso controlado e vigilância 24 horas.

3. A infraestrutura do imóvel está desgastada

Nada dura para sempre e isso vale também para uma casa ou apartamento. Com o passar dos anos, seu lindo imóvel vai ficando velho e começa a apresentar problemas.

Infiltrações, fiação elétrica, rede hidráulica e desgaste geral da infraestrutura começam a causar dores de cabeça ao dono, exigindo manutenções mais frequentes.

Ou quando os problemas de desgaste na infraestrutura começam a aparecer, pode se preparar que outros danos virão em sequência.

Além de prejudicar o conforto da família, esses transtornos também impactam fortemente a valorização de seu patrimônio. Então, você tem duas opções: uma reforma geral ou escolher um imóvel mais novo e, assim, mudar de residência com um consórcio de casas. Faça as contas, analise com cuidado e tome a melhor decisão.

4. A família quer se livrar do aluguel

O aluguel pode ser uma opção interessante para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho que ainda não alcançaram o emprego ideal e não sabem ao certo onde querem fincar raízes.

No entanto, com o passar dos anos e a carreira já consolidada, é hora de investir no patrimônio e comprar seu imóvel próprio com o consórcio de casas. A satisfação de sair do aluguel e mudar-se para sua própria casa ou apartamento não tem preço.

Comece logo a pesquisar imóveis e condições de financiamento. E se você não tem pressa e pode esperar algum tempo, lembre-se de analisar as vantagens dos consórcios, que oferecem prestações bem menores do que as dos financiamentos bancários.

Como o consórcio de casas podem ajudar na transição

O consórcio de casas é uma modalidade de aquisição de imóveis, baseada na união de diversas pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, para atingir o objetivo de compra proposto.

Durante meses, os participantes contribuem com um valor estipulado, formando assim uma poupança conjunta entre todos que é conduzida por uma administradora regulamentada pelo Banco Central.

Essa empresa realiza sorteios mensais para os integrantes. Caso a pessoa seja a escolhida, ela receberá a carta de crédito para que possa adquirir o bem desejado. Os participantes também dão lances pelo direito de pegar o crédito mais cedo. Em último caso, no fim do contrato, todos já estarão contemplados.

Vantagens de um consórcio de casas

Prazo

Pode ser menor do que o do financiamento imobiliário. Ainda assim, o valor da parcela é baixo devido à ausência da taxa de juros.

Flexibilidade de compra

Você pode adquirir qualquer tipo de imóvel com o consórcio de casas. Ou seja, pode ser um terreno, uma casa, um apartamento etc. Também é possível utilizar o dinheiro para comprar um imóvel comercial.

Ausência de entradas

Não é exigido o pagamento de entrada no consórcio de imóveis. Se você tiver algum dinheiro disponível, pode utilizá-lo como lance, a fim de antecipar a contemplação.

Taxas mais atrativas

Por não ter taxa de juros, as cobranças do consórcio tendem a ser mais vantajosas do que o financiamento. Ainda assim, é importante fazer uma simulação para verificar a condição naquele momento.

Mais poder de negociação

Ao ter a contemplação da sua carta de crédito, você tem a chance de adquirir sua casa própria como na modalidade à vista. Isso permite ter mais poder de barganha e conseguir um desconto ou algo extra no imóvel, como o pagamento da documentação.

Preparado para mudança? Faça sua simulação de consórcio de casas no site da Embracon!