Precisa de um apartamento? Veja como a Embracon ajuda

Precisa de um apartamento? Veja como a Embracon ajuda

Pensando em sair do aluguel e comprar um apartamento com consórcio? Através do consórcio é possível adquirir um imóvel sem pagar juros e sem precisar se preocupar em pagar entrada também.

O consórcio de apartamento é uma das melhores opções do mercado para investir no seu conforto e futuro de maneira mais econômica e com bastante segurança.

Os planos de consórcio são diversificados e atendem diversos tipos de orçamentos e desejos dos brasileiros, se adaptando para a realidade de cada um.

Neste artigo vamos te explicar como investir no sonho da casa própria e mostrar para você como é fácil alcançar seus objetivos quando há planejamento e o consórcio da Embracon pode te ajudar. Confira!

Vantagens de comprar um apartamento

Você está planejando comprar um apartamento nos próximos dias ou meses? No entanto, você ainda se pergunta se é realmente uma boa escolha?

Essa é uma decisão muito importante que deve ser analisada com atenção, e queremos te ajudar a tomar a melhor decisão! Então, aqui estão 5 razões pelas quais comprar um apartamento é uma ótima opção.

1 - Bem durável

Este é um bem que pode ser passado de geração em geração. Você compra, usa a longo prazo e seus filhos e netos poderão desfrutar de propriedades de qualidade.

Não requer muita manutenção, ao contrário de uma casa que muitas vezes precisa de pintura, jardinagem, revisão do telhado, etc.

2 - Socialização

Em prédios é comum ter mais de um apartamento por andar. Isso ajuda a construir amizades e fortalece a união dos inquilinos. Quando você precisa de algo, pode contar com as pessoas ao seu redor.

Para quem tem filhos, essa relação é ainda melhor porque ajuda no desenvolvimento deles. Além do mais, as oportunidades sociais irão beneficiar as crianças.

3 - Segurança

É indiscutível o quanto apartamentos são locais seguros. Os fatores que influenciam são:

  • Portaria;

  • Câmeras;

  • O imóvel não fica sozinho devido aos moradores do prédio.

  • Difícil alguém sair sem ser notado;

Dessa forma você pode ir passear ou trabalhar o dia todo sabendo que seu lar estará seguro.

4 - Tranquilidade

Em muitos apartamentos encontraremos uma área dedicada às brincadeiras das crianças, denominada parque infantil. Um espaço que lhes proporcione brinquedos, livros e diversão.

Outro fator que contribui para a tranquilidade é a lei da paz em cada apartamento. O supervisor do apartamento estipula o tempo máximo de ruído.

É responsabilidade do conselho do condomínio desenvolver normas e regras de ruído mais detalhadas após as 22h e nos finais de semana. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que sons acima de 50 decibéis (dB) começam a ter impacto negativo na saúde humana.

5 - Valorização

O potencial de valorização tornou-se muito atraente ao longo dos anos. Como já dissemos neste artigo, o fato de ter segurança, lazer e comodidade compensa tanto no momento presente quanto no futuro, caso tenha interesse de venda.

É importante analisar tudo o que listamos e verificar se você está confortável com o novo estilo de vida da comunidade.

Como a Embracon pode ajudar a comprar seu apartamento

No consórcio imobiliário, como em outras modalidades, pessoas com um interesse comum (no caso, a compra de um apartamento) se reúnem em um grupo administrado por uma administradora.

Nesses grupos, cada participante concorda em pagar uma determinada quantia a cada mês, criando uma espécie de fundo mútuo.

Todos os meses, um valor em dinheiro (da mensalidade do associado) é fornecido na forma de carta de crédito para que um dos associados sorteados possa adquirir seu apartamento. A Embracon dirige o grupo e organiza esses sorteios mensais.

Outra opção para agilizar a aquisição de itens são os lances. Dessa forma, o maior lance receberá sua carta de crédito em troca.

Como funciona o consórcio de apartamento?

No consórcio de apartamento, ao contrário do financiamento, não há juros. Para além do valor dos bens adquiridos, os consorciados suportam apenas despesas administrativas e reservas.

A taxa de administração é um valor em dinheiro pago à administradora do consórcio para administrar o grupo, organizar cartas de crédito, sorteios, reuniões etc. Os fundos de reserva existem para proteger o grupo de situações que possam prejudicar outros participantes, como situações de inadimplência.

Adquirir um imóvel por meio de consórcio custa menos do que adquiri-lo por meio de financiamento, mesmo contabilizando os custos associados.

Saiba como contratar um consórcio para apartamento

O primeiro passo, claro, é calcular o custo. Antes de assumir dívidas significativas, como a compra de um imóvel, o futuro consorciado deve fazer um orçamento, incluindo custos administrativos, possíveis reajustes anuais e avaliar sua capacidade de pagar as mensalidades.

Em seguida, é recomendável fazer uma pesquisa cuidadosa para escolher uma empresa que esteja devidamente autorizada a prestar tais serviços. A Embracon tem mais de 30 anos de experiência no mercado para te ajudar no processo.

O Banco Central é o órgão responsável por regular as empresas que administram os consórcios. Por meio de uma consulta feita no site do BC é possível evitar consórcios fraudulentos.

Após essa verificação, chegou a hora de entrar em contato. Nesse momento é importante tirar todas as dúvidas sobre o contrato, os prazos e conferir se as informações sobre direitos e deveres estão de acordo com a lei do Brasil.

Além dessas considerações, é bom já saber que tipo de apartamento você está comprando e quanto vale, para poder escolher o melhor plano sem surpresas na hora da compra.

Ao comprar por meio de um consórcio, é possível usar o saldo do FGTS para oferecer um lance, preencher uma carta de crédito (caso o valor do apartamento desejado seja superior ao da carta de crédito), pagar parcelas parciais ou até mesmo fechá-las.

Então, se você quer comprar seu apartamento com juros baixos, parcelas flexíveis e não tem pressa, então um consórcio imobiliário é definitivamente a escolha certa para você.

Faça sua simulação conosco!