Tapete em decoração de quarto: 5 opções de modelos modernos

Tapete em decoração de quarto: 5 opções de modelos modernos

5 dicas de tapetes para decorar seu quarto com muito estilo

Já pensou porque colocamos o tapete entre os itens necessários quando fazemos decoração de interiores? Bem, existem várias razões muito boas: proteger pisos, tornar os cômodos mais quentinhos e aconchegantes, além de mais alegres e cheios de estilo. 

Sim, um simples tapete pode proporcionar estas sensações em um cenário. Por isso é importante saber escolher as peças certas para casa. O texto a seguir, por exemplo, traz sugestões para decoração de quarto. Confira

Foto: Revista Viva Decora

1. Tapetes de crochê

Os tapetes redondos são modelos de tapetes pouco cogitados para decoração de quarto, pois não combinam bem com a forma da cama ou das circulações ao redor. 

Acrescentar uma peça assim ao conjunto poderia trazer desarmonia. Mas este não é o caso dos quartos infantis ou quartos auxiliares com camas simples, de solteiro. Em tais situações, tem-se uma área livre no centro do cômodo que pode ser devidamente preenchida por um tapete.

O tapete redondo no centro do quarto passa uma mensagem de que a pessoa precisa se concentrar neste ponto do ambiente. 

Em quartos infantis, pode ser um bom incentivo para as crianças buscarem esse espaço para sentar e brincar, fazendo a área, a princípio, sem utilidade, ter uma importante função no seu desenvolvimento e educação. Já para quartos auxiliares, um tapete redondo pode unir melhor as zonas de cama e de escrivaninha.

Agora, dentre muitas opções lindas de tapetes redondos para casa, um modelo que está em alta nas propostas de decoração, é o tapete feito da técnica artesanal do crochê. 

Ele é lindo, versátil e, por sua aparência, tende a deixar os quartos com um visual mais charmoso, aconchegante e descontraído. Fora que é perfeito para incrementar a decoração com mais cor e textura - em pontos de duas cores, altos, correntinhas, e mais tramas.

Imagem Consorcio Embracon
Foto: Revista Viva Decora

2. Tapetes felpudos

Diferente de outros ambientes da casa, cômodos como de quartos são menos visitados e devem ser muito mais bem preparados para o conforto, pois são destinados ao descanso. 

Por isso, combina com essa ideia os modelos de tapetes mais felpudos, com textura macia de fibras altas - de lã, seda ou nylon. Ele é perfeito para proteger os moradores do frio e, além disso, com forte apelo estético que valoriza a decoração local. 

A textura bem marcante desse tipo de tapete pode acrescentar maior sensação de movimento e dinamismo à decoração. Aliás, por conta disso, pode ser a peça perfeita para espaços residenciais minimalistas. E em cômodos infantis, um modelo de tapete como esse pode ser utilizado para delimitar área de lazer ou relaxamento das crianças.

Imagem Consorcio Embracon
Foto: Piloni Arquitetura

3. Tapetes de fibras naturais

Tapetes feitos de fibras naturais não são tão comuns em decorações de quarto. Eles costumam oferecer menos calor e conforto aos ambientes. 

Contudo, dependendo do estilo de decoração proposto - mais nobre ou excêntrico, por exemplo -, pode ser uma boa alternativa. Olhando pelo lado positivo, alguns modelos são biodegradáveis e fáceis de lavar, e isso é ótimo em se tratando de um cômodo voltado ao descanso.

Imagem Consorcio Embracon
Foto: Viva Decora

4. Tapetes estampas geométricas

As estampas geométricas estão em alta na moda casa atualmente. O difícil é combinar um tapete com esse tipo de estampa à decoração do quarto. 

Primeiro é importante entender o estilo do ambiente. Por exemplo, um cenário moderno pode receber uma peça com desenhos triangulares em cores vivas - se quiser o cômodo mais despojado - ou neutras - se quiser ele mais sóbrio. Inclusive, essa é uma boa pedida para quartos infantis.

Outra estampa bem moderna e bastante utilizada em tapetes é o chevron - tipo zigue-zague. E não podemos nos esquecer dos tapetes listrados, que são ótimos para ampliar visualmente os ambientes, dependendo do sentido para o qual as listas são voltadas.

Imagem Consorcio Embracon
Foto: Viva Decora
Imagem Consorcio Embracon
Foto: Iara Kilaris
Imagem Consorcio Embracon
Foto: Jean Felix

5. Tapetes floridos

E para finalizar este texto trazemos mais outra opção lindíssima de tapete para casa, que são os tapetes com estampas floridas. Esse modelo tem tudo a ver com os temas ligados à decoração de quarto - principalmente de casal e de menina -, como romance. 

E quanto mais elaborados os desenhos, formando medalhões, mais valorizado tende a ficar o cenário trabalhado. Contudo, certos detalhes merecem a sua atenção:

  • repetições de flores podem formar linhas e impactar na impressão das proporções do quarto;
  • certos tapetes floridos podem apresentar uma finalização de desenho em moldura marcante, que pode fazer o cômodo parecer menor do que realmente é;
  • e certos motivos naturais remetem a tradições culturais e podem simbolizar algo, é bom pesquisar.
Imagem Consorcio Embracon
Foto: Nicolle do Vale

Opções não faltam e, com certeza, uma vai ficar deslumbrante em seu quarto!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Simulação