Escritório em casa: decoração de home office para inspirar

Escritório em casa: decoração de home office para inspirar

Como montar (ou redecorar!) seu escritório em casa: exemplos incríveis de home offices 

Estamos vivendo novos tempos, com uma nova realidade e novos projetos de trabalho que envolvem uma maior permanência dentro de casa. De fato, a ideia do trabalho em home office já não é mais novidade e é uma tendência que só deve aumentar no futuro. 

Então precisamos pensar em como ter um escritório em casa que nos ajude a manter a nossa boa rotina de atividades - um espaço de qualidade, que promova a produtividade máxima.

Claro que existem muitas diferenças entre a montagem de um escritório em casa e a montagem de um escritório em empresa. E é nestas diferenças que nós devemos nos atentar para que consigamos entender que tipo de arquitetura e decoração de interiores devemos elaborar dentro do nosso imóvel para gerar tal espaço. 

Nos tópicos a seguir, vamos esclarecer como deve ser esse cantinho especial dentro das residências.

Fonte: A.M Studio Arquitetura

1. Leve o home office para onde desperte a sua criatividade

Além do privilégio de trabalhar em casa, podemos, dentro de casa, levar o nosso trabalho para uma área especial onde sentimos que a nossa criatividade aflora. 

Digamos que podemos buscar um cenário para admirar e instigar a nossa imaginação ou até melhorar a nossa concentração e, assim, fazer com que a nossa produção aumente. É o caso dos escritórios de frente para jardins internos ou montados em varandas.

auto
Fonte: BY Arq&Design

Essa questão da localização do escritório em casa é muito importante, pois, assim como podemos acertar, podemos errar também. 

Por exemplo, se colocarmos a nossa mesa do computador de frente para uma televisão sempre ligada ou colocarmos a escrivaninha do lado de uma cama sempre desorganizada. Qual o resultado disso? É claro que não podemos esperar menos do que problemas de produção.

Infelizmente, nem sempre conseguimos arranjar o espaço perfeito para um escritório em casa. Se fosse possível, o ideal seria mesmo ter um ambiente exclusivo só para este uso dentro da residência. 

Outra boa possibilidade é dividir o quarto de hóspedes para servir de home office também. Por fim, ter um mini escritório na sala de estar é uma possibilidade desde que possamos dividir corretamente o ambiente com outros membros da família.

Imagem consorcio embracon
Fonte: Shiroma e Montemór Colab Decor
Consorcio Embracon Imagem
Fonte: BY Arq&Design

2. Saiba dividir o ambiente com outros membros da família

Então, o que queremos dizer com este tópico é que precisamos controlar o nosso horário e o nosso espaço de trabalho para que possamos cumprir rigorosamente as nossas atividades. 

Uma medida é acertar com a família uma forma de dividir respeitosamente o ambiente. Ajuda também se a própria decoração do local enfatizar qual o perímetro que não pode ser avançado, demarcando até onde vai, de fato, a sua zona profissional.

Você pode utilizar divisórias vazadas, portas de correr ou vasos de plantas para separar, ainda que integrando, home office e sala de estar. Mas se a ideia não é criar uma barreira tão agressiva, existem mais opções a se recorrer. Por exemplo, marcar a área com um tapete sob mesa e cadeira de escritório. 

Por fim, propor alterações de níveis ou recortes em marcenaria para criar uma unidade, mas diferenciando rack de TV e mesa de computador.

Embracon
Fonte: Nara Cunha
Fonte: PAGAMA arquitetura + design

3. Personalize o local para que ele pareça o mais profissional possível

Depois que você conseguir marcar bem a sua área de escritório em casa, já pode pensar em uma personalização desse espaço privativo de trabalho. Já que você não estará em uma empresa, pode se permitir ter ao redor elementos fora do padrão. 

Claro que ainda será preciso manter uma atmosfera profissional que faça você, durante o expediente, estar com toda a energia para realizar as suas atividades.

Para esse caso, vale muito a pena investir em obras de arte abstratas, como quadros - preferencialmente com molduras mais simples e em tons neutros. 

Neste tipo de ambiente, livros funcionam como decoração. E, além disso, tenha luminárias, relógios, pequenas caixinhas e porta-trecos que, além de servirem como ornamentação, também irão desempenhar funções de assistência para você - ou seja, lhe ajudando no dia a dia.

Consorcio Embracon
Fonte: Morar Mais Por Menos Goiânia 2017
Imagem Consorcio Embracon
Fonte: Argus Arquitetura e Interiores

4. Dê vida às decoração por meio de cores e texturas

A tentação de tirar momentos de folga em horários inoportunos é grande quando estamos dentro de casa - aliás, é o maior desafio para quem trabalha em home office. 

Por isso é tão importante criar pontos de interesses dentro da decoração do ambiente para que a nossa atenção esteja sempre desperta. Isto pode ser obtido por meio de elementos em cores vivas, com muita textura, brilho e até movimento.

Agora, que tipo de coisa será que poderia oferecer tudo isso? Bem, pequenos jardins, nichos em formatos inusitados,  luminárias em formatos engraçados, estantes com design mais ousado, mesas com transparências, cordões de luzes, e muito mais. 

Por fim, são itens que também podem fazer parte da decoração do seu escritório em casa, visando quebrar a monotonia do ambiente, ventiladores, móbiles e aquários - longe do computador, óbvio.

auto
Fonte: Decoradoria Decoração Online

5. Dê toques especiais no cenário para que ele seja mais a sua cara

Escritório em casa é um modelo de escritório diferente, que é justamente pensado para oferecer mais conforto a uma determinada pessoa - o seu único usuário. Mesmo que ele seja dividido com alguém, esse alguém será um parceiro muito próximo. 

Isso quer dizer que o espaço pode ser personalizado também com itens que desperte ideias afetuosas na pessoa. Mas não tem nada a ver com fotos de família e coisas do gênero.

Foque naquilo que poderia te trazer alegria em breves momentos de intervalo. A ideia não é fazer um "convite ao pecado". É fazer o possível para melhorar a sua saúde em um momento vago do dia. 

Pode-se ter por perto um som para escutar suas músicas preferidas, um cantinho de chá e café, um pequeno jardim zen, uma poltrona de leitura acompanhada de mesinha auxiliar e luminária tripé, e outras coisas. Reveja as imagens para ter mais ideias.

Fonte: INÁ Arquitetura

Gostou dessas ideias? Então coloque logo em prática e deixe seu escritório lindo e funcional!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Imagem Consorcio Embracon