É possível desistir do consórcio?

É possível desistir do consórcio?

Comprar um carro ou um imóvel novo não é sempre uma escolha fácil. Além de controlar as emoções e a ansiedade, o planejamento financeiro também é necessário. É pensando nisso que muita gente escolheu o consórcio - um modelo com parcelas pequenas e sem juros, com pequenos ajustes ao decorrer dos anos.

Embora essa abordagem seja uma opção financeiramente vantajosa, a natureza de longo prazo a ser considerada pode fazer as pessoas quererem desistir do consórcio. Mas é possível desistir? A resposta é sim, você pode desistir de um consórcio. Acompanhe abaixo alguns pontos importantes sobre o cancelamento do consórcio.

Quando posso desistir do consórcio?

Enquanto a carta de crédito não for usada, ela pode ser cancelada. Se você for contemplado e usar para comprar alguma coisa, por exemplo, usar como forma de pagamento em uma concessionária, não é mais possível cancelar e você deve continuar pagando as parcelas do consórcio. Se você foi contemplado ou ainda não usou sua carta de crédito, você precisa entrar em contato com a administradora para fazer a solicitação, que irá te ajudar com os próximos passos.

Porque as pessoas desistem do consórcio?

Existem alguns motivos pelos quais as pessoas optam pela desistência do consórcio. O mais comum é que os contratos do consórcio costumam ser muito longos e mudanças ocorrem na vida das pessoas, seja por motivos de saúde ou de desemprego. O segundo ponto é que, às vezes, pode ocorrer do consórcio não ser a melhor opção para essas pessoas, pode também não ter tido o planejamento necessário para entrar em um consórcio, o que levou ao cancelamento.

É possível recuperar o valor investido?

A devolução para clientes cancelados consiste no seguinte critério: mesmo cancelada, sua cota continua participando dos sorteios mensais, agora como cancelada, para que assim que sorteada possa receber os valores com as devidas deduções contratuais (taxas administrativas e multa contratual). A devolução de valores poderá ocorrer até a última assembleia do grupo.

Legislação regente do consórcio

O que é?

A Lei do Consórcio é como conhece-se a Lei nº 11.795 / 2008. A legislação visa tais contratos e dar mais segurança às pessoas vinculadas, determinar os direitos e obrigações de todas as partes, e trazer mais equilíbrio, transparência e estabilidade para quem contrata os serviços. Tal lei serve para propiciar a conquista dos consorciados, viabilizando a desejada aquisição.  

O processo de cancelamento

Após a solicitação, o administrador iniciará o processo de cancelamento. Você também pode voltar atrás, mas assim que o cancelamento final for aprovado, o processo continua normalmente, o que significa que você não precisa pagar nenhuma outra taxa, nem pode fazer um lance.

Porém, a sua desistência afeta diretamente as contemplações do grupo. A mensalidade do consórcio inclui fundo comum, fundo de reserva, taxas de administração e seguros, que é uma forma de cooperação entre pessoas com os mesmos objetivos. Desta forma, seu cancelamento afetará o valor do fundo comum, a partir do qual um ou mais membros podem ser contemplados a cada mês.  

Desvantagens do cancelamento

O cancelamento não é vantajoso porque pode levar vários anos para recuperar o seu investimento. O valor não será tão grande, embora seja acrescido de receitas de investimentos, a base é o fundo comum. Portanto, além de outras despesas do contrato, a administradora também pode descontar o valor de serviços de administração. Se você sair antes do prazo mínimo, também terá que pagar multa.

Alternativas para não desistir do consórcio  

É importante fazer um planejamento financeiro e se perguntar se é realmente necessário desistir do consórcio, pois isso te afastará do seu objetivo. Entre em contato com a administradora e tente reajustar os valores das prestações, ou negocie parcelas atrasadas. Você também pode transferir o consórcio para outra pessoa.

Quem quer ingressar no consórcio precisa conhecer bem seus direitos. Embora esse tipo de crédito seja muito benéfico, é importante atentarmos aos detalhes da Lei do Consórcio e escolher uma empresa de confiança, como a Embracon, para realizar seus sonhos.

Simulação