Dicas de consórcio de imóvel para conquistar seu sonho

Dicas de consórcio de imóvel para conquistar seu sonho

Muita gente ainda procura uma forma de realizar o sonho da casa própria sem passar anos juntando dinheiro! Há opções para todos os bolsos e, com o planejamento correto, você poderá adquirir um imóvel do jeito que sempre quis. Entre as possibilidades, existem três que são mais populares: empréstimo, financiamento e consórcio.

Quer entender melhor as opções que podem deixar você mais próximo de realizar seu sonho? Confira, então, como o consórcio de imóvel pode ser um divisor de águas para você!

E como funciona o consórcio de imóvel

Outra opção para quem não quer mais morar de aluguel são os consórcios. Eles podem ser usados por pessoas com orçamentos bem variados e são mais simples do que muitos acreditam.

De forma geral, o consórcio se resume a um grupo de pessoas, físicas ou jurídicas, que pagam todo mês uma quantia, formando um fundo comum que possibilita as contemplações.

Mensalmente, ocorrem assembleias em que são feitos sorteios para contemplar um ou mais participantes com uma carta de crédito. Também há a possibilidade de antecipar o acesso a esse crédito ao oferecer lances.

Quais as principais vantagens do consórcio de imóvel?

Um ponto positivo dessa modalidade é a possibilidade de fazer uso do FGTS para complementar o montante disponibilizado pela carta de crédito. Dessa maneira, é possível comprar um imóvel com valor de mercado maior, quitar parte das parcelas ou utilizar o dinheiro para dar lances na assembleia.

O consórcio de imóvel é uma boa ideia, porque é uma opção que não exige valor de entrada, o que é uma dificuldade para muitas pessoas no momento da aquisição. Outra vantagem é que, quando uma pessoa é contemplada com a carta de crédito, ganha mais autonomia para barganhar o valor do imóvel tal qual quem faz o pagamento à vista.

Mesmo para quem faz os cálculos levando em consideração as taxas presentes nas parcelas mensais, percebe-se os benefícios dessa modalidade. Em comparação aos juros de empréstimo e financiamento, o consórcio tende a pesar bem menos no bolso.

O consórcio também se mostra uma boa opção para aqueles que não possuem uma reserva alta o suficiente para aplicar em um financiamento imobiliário, por exemplo. É possível, em situações financeiras como esta, aderir a um grupo de consórcio de valor baixo, onde as mensalidades não representem um rombo no orçamento dos compradores e os lances dados pelos participantes não são altos.

Contemplação da carta de crédito

Organizados pela administradora, os sorteios realizados nas assembleias se baseiam na Loteria Federal, e tem a quantidade de cotas sorteadas definidas por ela, assim como pela quantidade de membros do grupo do consórcio.

Com o passar dos meses e com a realização das assembleias e sorteios, as chances de contemplação aumentam para todos os membros, já que o número de contemplados passa a se afunilar com a saída dos primeiros sortudos.

Saiba como fazer consórcio de imóvel é mais fácil do que você imagina

Planeje-se

Antes de fazer um consórcio de imóvel, defina exatamente qual o seu objetivo e como deseja alcançá-lo. Se seu sonho for conquistar a casa própria, por exemplo, você precisa saber:

  • Quanto custa o imóvel dos meus sonhos?

  • Qual o prazo para realização desse sonho?

  • Quanto posso pagar por mês?

  • Do que eu e minha família teremos que abrir mão para viabilizar esse sonho?

Defina seu objetivo e planeje-se para conquistá-lo!

Escolha seu consórcio

Definido onde você quer estar no futuro, chegou o momento de escolher o melhor consórcio de imóvel para o seu objetivo. Para fechar negócio, você deve:

  • Selecionar administradoras de consórcios autorizadas pelo Banco Central do Brasil;

  • Comparar planos oferecidos por elas, avaliando crédito, prazo, taxas e regras do grupo, como critério de correção do crédito, regras de contemplação por sorteio e lance, garantias que deverão ser apresentadas para utilização do crédito, dentre outras;

  • Certificar-se de que o compromisso a ser assumido está de acordo com sua capacidade financeira e com seus objetivos;

  • Ler todas as cláusulas do contrato com atenção e certifique-se de que nele constam todas as informações acordadas com o vendedor.

Seja determinado

Ao longo do caminho, imprevistos ou desafios poderão surgir. Por isso, para ser um realizador, é importante:

  • Ter foco no sonho e priorizá-lo tanto na vida como no orçamento;

  • Manter o controle do orçamento, registrando receitas e despesas e encontrando alternativas para gastar menos e viver melhor;

  • Lembrar-se de que quanto maior for o seu esforço, maior será o seu sucesso;

  • Não parar de sonhar e criar novas metas a serem alcançadas;

  • Saber que no Sistema de Consórcios tem sempre um plano ideal para um novo sonho.

O consórcio de imóvel é apenas uma ferramenta para você chegar lá. Você é o dono do seu próprio caminho! Realize seu sonho de um jeito simples, sem sair do seu orçamento e manter o planejamento financeiro da sua família.

Com a Embracon você pode conquistar seu sonho da casa própria de um jeito simples e sem dores de cabeça. Acesse nosso site e realize sua simulação sem compromisso!