Conheça as facilidades em investir em consórcio de automóvel

Conheça as facilidades em investir em consórcio de automóvel

Os consórcios existem desde a década de 1960. No entanto, nem todo mundo sabe como esta modalidade de crédito para adquirir veículos funciona. Nem mesmo o significado de termos usados no consórcio de automóvel.

Assim, pode gerar transtornos para quem opta por um consórcio para carros ou motos, por exemplo. Por isso, a Embracon traz de forma fácil as informações mais importantes que devemos saber sobre os consórcios de automóveis!

O que é o consórcio de automóvel?

De acordo com o Banco Central do Brasil, o consórcio de automóvel pode ser entendido como uma maneira de compra colaborativa, que reúne pessoas com interesse em adquirir um bem (carro ou moto, no caso).

Os membros do consórcio, também conhecidos como cotistas, contribuem com uma parcela para formar poupança comum. De acordo com as regras estabelecidas no contrato do grupo, todos os participantes do grupo têm direito de utilizar essa economia para comprar bens ou serviços.

Ou seja, as contribuições pagas ao grupo destinam-se a fornecer crédito aos seus consorciados de forma regular para aquisição de bens ou serviços. A contemplação pode ser feito por meio de lances ou sorteios.

Benefícios de investir em um consórcio de automóvel

Existem diversas facilidades no consórcio de automóvel. Veja algumas dessas vantagens:

1. Auxilia na formação de um bom patrimônio

A compra de bens por meio de um consórcio contribui diretamente para a formação do patrimônio familiar ou pessoal. Essa tarefa fica facilitada com o parcelamento, que facilita o investimento recorrente em bens duráveis ​​ou serviços que podem revolucionar o futuro de seus familiares.

2. Valores mais acessíveis

Não há taxa de inscrição para o consórcio. Aliás, muitas pessoas não procuram poupar e investir porque acham que é necessário ter um orçamento inicial muito alto. No caso de consórcio, a parcela inicial já é utilizada diretamente na compra do bem desejado. Não há cobrança de juros, apenas taxas de administração. E, apesar disso, o custo real de compra de ativos para consórcio de automóvel acaba sendo bem menor do que outras modalidades de crédito.

3. Maior segurança

Quando comparado com outras opções de investimento, como os títulos públicos e a Bolsa de Valores, os consórcios apresentam riscos bem baixos, uma vez que o montante vai para o saldo de caixa do grupo de consorciados, exclusivamente. Além disso, ao ficar longe da inadimplência, o participante se compromete com um pagamento mensal estipulado previamente.

4. Parcelas fixas

Tão importante quanto o prazo e sem juros é a vantagem de parcelar. Esteja ciente de que, ao escolher um consórcio, o valor do bem será dividido integralmente no valor da parcela que você se compromete a pagar.

Isso significa que, para iniciar um consórcio, você não precisa capitalizar entradas que não precisa, e é esse aporte inicial que muitas vezes dificulta a vida de quem quer adquirir o bem.

5. Uso do crédito flexível

Uma característica muito importante do consórcio de automóvel é a flexibilidade no uso do crédito quando contemplado. Nessa modalidade, é possível escolher onde, quando e o que comprar, desde que a categoria do bem escolhido seja respeitada.

6. Reajustes no valor da compra

Administradoras de consórcio, para garantir que sua carta de crédito esteja em dia com o poder de compra, alguns ajustes nas parcelas mensais são feitos durante a vigência do programa de consórcio de automóvel. Vale ressaltar que essas alterações estão totalmente previstas no contrato e variam de administradora para administradora.

7. Poder total de negociação

Quando um integrante recebe sua carta de crédito, ele tem a quantia integral do plano adquirido. Normalmente, compradores que têm a possibilidade de fazer o pagamento à vista conseguem muito mais possibilidades quanto à negociação e ao poder de compra.

Como pode ver, existem diversos benefícios em contratar um consórcio de automóvel. Além de ser prático, te ajuda no processo de planejamento financeiro para que você não saia do seu orçamento familiar. Então, por que não fazer? Afinal, é um jeito de realizar seu sonho de um jeito simples.

Depois de conhecer todas essas facilidades, você se convenceu de que o consórcio de automóvel é um bom investimento? Entre em contato com a Embracon e faça sua simulação conosco. Veja como é fácil adquirir o seu veículo!