Como simular consórcio de veículos

Como simular consórcio de veículos

Muitas pessoas sonham em comprar seu próprio veículo, seja carro ou moto, para facilitar as viagens e aumentar o patrimônio. No entanto, nem todos podem comprar um carro com dinheiro.

Uma boa opção é conseguir financiamento, porém, existem taxas de juros para isso e geralmente é necessário um adiantamento. Por isso, muitas vezes a melhor opção acaba sendo um consórcio de veículos.

O Banco Central regulamenta o consórcio de veículos, permitindo que você contrate esse serviço com segurança e tranquilidade. É importante verificar se a empresa atende aos requisitos da fiscalização antes de simular um consórcio automotivo.

Com tudo pronto para a próxima etapa, saiba como simular consórcio de veículos e como você deve proceder.

O que é consórcio de automóvel?

O consórcio é uma modalidade de crédito que oferece muitas facilidades e praticidades para quem deseja ter um carro próprio, principalmente quando comparado ao financiamento comum.

Dessa forma, o consórcio abriu as portas para dezenas de milhares de brasileiros comprarem mercadorias de alto valor que não podiam pagar à vista.

Isso porque, os consórcios de automóveis não possuem taxas de juros e você não precisa dar entrada. Você paga apenas uma taxa fixa de administração do consórcio, que é diluída ao longo do prazo do contrato.

O consórcio proporciona maior liberdade ao cliente, já que, ao ser contemplado, é possível definir o modelo e marca de carro que deseja comprar, seja ele usado ou zero. Basta estar dentro do valor, e se estiver acima, existe a possibilidade de apenas completar o valor faltante e levar o automóvel para casa.

Se estiver interessado em um veículo mais barato do que o valor total, pode usar a diferença direcionada nos gastos com a documentação ou compra de acessórios.

O consórcio aumenta também o poder de compra do cliente. Isso porque a carta de crédito equivale a uma compra à vista, ou seja, você pode negociar e conseguir descontos.

Como funciona um consórcio?

Um consórcio é como um financiamento coletivo. Nele, você e outras pessoas que também desejam comprar um carro fazem uma contribuição mensal para uma espécie de poupança compartilhada.

Haverá um sorteio mensal em que um ou mais indivíduos deste grupo receberão um crédito. Dessa forma, eles são incluídos no consórcio, o que significa que, por mais parcelas que tenham pago, receberão uma carta com o valor total da compra.

Os membros do grupo podem dar lances se não quiserem esperar até serem sorteados para receber uma carta de crédito. Cada administradora tem regras diferentes para a oferta de lances. Porém, a lógica é simples: quem der o maior lance, leva a carta de crédito, como funcionaria em um leilão.

Ao realizar um consórcio e decidir o valor a ser pago, você escolhe também um tipo de veículo que deseja comprar e paga o equivalente a ele, de acordo com o preço de tabela.

Simular consórcio de veículos permite que você verifique quanto irá gastar por mês para poder ter a carta de crédito no valor escolhido. É fundamental que antes mesmo de simular o consórcio, você defina o valor do bem que você deseja adquirir.

Como é composta a parcela de consórcio de veículos?

A parcela do consórcio leva em conta o valor em si do carro, acrescido de outros fatores. Confira cada um deles, a seguir:

Taxa de administração

Corresponde à taxa cobrada pela administradora do consórcio por todo o processo, desde a formação do consórcio até a realização da assembleia. Por exemplo, essa taxa é muito mais barata do que os juros cobrados nos financiamentos tradicionais.

Fundo comum

Este recurso tem um peso considerável na composição do consórcio do veículo. Isto porque corresponde ao dinheiro que vai ser usado para pagar o carro que você e o resto do grupo vão comprar.

O fundo comum é calculado com base no valor total do crédito recebido, ou seja, é calculado com base em 100% do valor do crédito dividido pelo número de meses do plano. Por exemplo, um consórcio de 60 meses renderia 100 ÷ 60, ou 1,6667% do valor mensal total.

Fundo de reserva

Sabe aquele dinheiro extra que você guarda para um dia chuvoso? É assim que funcionam os fundos de reserva nos consórcios. Destina-se a ser usado em situações em que os membros do grupo podem invalidar ou atrasar.

O valor e as condições de uso dependem do contrato, ou seja, cada administradora cria suas próprias regras. Além de garantir o andamento do consórcio, essa taxa também tem a vantagem de que o dinheiro não utilizado será rateado ao final do consórcio. Portanto, algumas taxas ainda podem ser devolvidas a você.

Quais são as vantagens desse modelo de aquisição?

Como você pode ver, os consórcios são uma excelente opção para aquisição de bens móveis e imóveis. Por ser extremamente flexível e fácil de adquirir mercadorias de diversas categorias e valores, muitas pessoas o escolhem na hora de realizar seus sonhos, como um carro novo.

Além dessas características citadas, o consórcio possui outras vantagens que justificam, inclusive, seu destaque no mercado atual. Confira alguns deles!

Ausência de juros

Não há dúvida de que uma das principais vantagens de um consórcio em relação a outros tipos de aquisição de bens é a ausência de juros. Dito isso, quem opta por comprar um carro por meio de um consórcio não precisa se preocupar com os juros baixíssimos que pesam no bolso dos compradores.

Ao contrário do que acontece em outras opções de mercado, onde os benefícios são compartilhados, nos consórcios não há esses custos. Nesse modelo, apenas algumas taxas são cobradas, como taxas de administração, reservas e seguros (se contratados).

Mesmo assim, mesmo cobrando os valores citados, essa abordagem é uma opção bastante vantajosa para os consumidores do ponto de vista de custo.

Aquisição planejada

O consórcio é um modelo de compra voltado para quem gosta de se planejar financeiramente e assim gastar menos. Como é necessário considerar um sorteio ou lance, esse serviço geralmente não é adequado para pessoas com pressa para comprar um carro.

Já os consórcios são uma ótima oportunidade para quem está organizado financeiramente. Permite compras com maior tranquilidade e prazos mais flexíveis.

Manutenção do poder de compra

Outra vantagem do consórcio que merece destaque é a manutenção do poder de compra dos consorciados durante a vigência do plano. Isso ocorre porque o valor das cartas de crédito é reajustado periodicamente para acomodar as mudanças econômicas ocorridas ao longo dos anos.

Vale lembrar que essas alterações estão estipuladas no contrato e vão variar para cada administradora. Porém, também é importante tomar alguns cuidados na hora de escolher o melhor consórcio de veículos.

Como simular consórcio de veículos?

Escolha de valores do crédito e da parcela

É preciso decidir se é mais viável simular consórcio de veículos a partir do valor total a ser obtido como crédito ou da parcela ideal por mês, de acordo com a sua realidade.

Após adquirir a sua cota, esses valores são atualizados anualmente para manter sempre o seu poder de compra em dia.

Fique atento as parcelas

Preste muita atenção no valor da sua parcela, pois ela não será fixa durante todo o plano do consórcio.

A atualização ocorre mediante à inflação e variações do mercado sobre o automóvel que você escolher no momento da contratação. Informe-se sobre os índices de reajuste para não ter problemas.

Analise as suas possibilidades de forma realista

Faça uma organização financeira e considere o valor da mensalidade, o percentual da taxa de administração e quaisquer aspectos que possam interferir durante o consórcio. Fale com um consultor para tirar todas as suas dúvidas sobre as suas possibilidades e tudo o que pode afetar o seu investimento.

Como usar o simulador no consórcio de veículos?

A utilização do simulador de consórcio é muito simples. Basta acessar o site da Embracon e fornecer todos os dados solicitados para o próprio sistema realizar cálculos e gerar simulações.

Vale ressaltar que a simulação nada mais é do que o que parece para você ter uma ideia de como é o plano do consórcio. Por isso, em alguns casos, será necessário falar com um atendente para tirar suas dúvidas e decidir se deseja alugar o produto.

Por outro lado, se você pesquisou e está pronto para comprar seu plano sem a necessidade de um atendente, na Embracon você também pode fazer toda a transação 100% online.

Ao simular consórcio de veículos, o cliente tem a certeza de que está entrando em um consórcio que cabe no seu bolso e que não terá problemas em cumprir os compromissos assumidos.

Fazendo essa pesquisa, por meio de simulações, você consegue preparar e organizar suas finanças antes mesmo de contratar. É muito importante realizar maquetes antes de assinar um contrato.

O simulador de consórcio torna seu planejamento orçamentário mais prático para que você possa dar o primeiro passo para a compra de um carro. Isso evita o risco de inadimplência e interrupção de processos.

Simular consórcio de veículos também indica as melhores condições para você, com a praticidade de você visualizar esse cenário sem nem precisar sair de casa, já que o processo é todo online.

Lembre-se de que o consórcio é um compromisso assumido em longo prazo. Sendo assim, é muito importante prever situações que podem atrapalhar as suas finanças e impedir você de seguir com os pagamentos mensais durante o prazo do contrato.

Faça sua simulação de consórcio de veículos com a Embracon!