Como planejar o seu pagamento de consórcio imobiliário?

Como planejar o seu pagamento de consórcio imobiliário?

O sonho de ter um bem novo, seja um imóvel, um veículo ou até mesmo uma cirurgia estética, agora pode ser facilmente realizado por meio de diversas formas de pagamento, como financiamento, consórcio, crédito pessoal e cartões de crédito. O que pode ser um sonho de vida realizado pode se tornar um pesadelo sem um bom planejamento financeiro.

Neste artigo, falaremos especificamente sobre como planejar o consórcio imobiliário, uma forma de pagamento que se desenvolveu rapidamente.

Como encontrar a parcela adequada para você?

Sabemos que o consórcio imobiliário é um modelo bastante flexível que permite definir linhas de crédito e valores de parcelas para facilitar o planejamento.

Porém, como em qualquer aquisição de longo prazo, é importante que você elabore um planejamento financeiro, do início ao fim do programa conjunto, para encontrar o valor que realmente se adequa às suas possibilidades.

Recomenda-se avaliar seu orçamento antes de procurar uma administradora. Assim, quando você descobre o valor de pagar parcelado, já sabe quanto pode investir.

Planejar com antecedência é a melhor forma de evitar o risco de inadimplência, que prejudica muito o andamento de um grupo de consórcio. Caso não consiga pagar a parcela você não poderá comparecer à reunião e, portanto, não terá direito ao crédito do sorteio considerado na carta.

Por isso, para evitar qualquer risco, é importante pesquisar bem o valor de mercado antes de escolher qual administrador ficará à frente do seu consórcio imobiliário. Esclareça suas dúvidas antes de fechar uma parceria, inclusive para saber se uma administradora oferece parcelas que cabem no seu orçamento.

Além do parcelamento, fique atento ao reajuste das parcelas. Embora o consórcio não trabalhe com juros, existe um ajuste que visa evitar a desvalorização da carta de crédito ao longo do tempo. É uma correção que varia de acordo com as administradoras e é baseada no valor do bem.

Outro desafio que pode dificultar a sua experiência são os termos específicos usados no processo, que nem sempre têm significados tão claros. Já pensou, por exemplo, no que significa assembleia geral ordinária? Alienação fiduciária? Fundo de reserva? Esses são apenas alguns dos termos mais usados nas etapas do consórcio.

Podemos dizer que assembleia geral ordinária é a reunião mensal para a realização dos sorteios do consórcio. Alienação fiduciária, a garantia vinculada ao bem adquirido em favor da administradora.

Já o fundo de reserva é um valor percentual incluído na parcela para arcar com custos imprevistos do grupo. Mas não pare por aqui! Existem outros termos que merecem a atenção dos consorciados.

De modo geral, lembre-se de que o consórcio imobiliário é uma maneira inteligente de se organizar financeiramente para adquirir determinado bem ou serviço sem precisar se submeter aos altos juros cobrados em outras formas de parcelamento.

Como aderir ao consórcio imobiliário?

O primeiro passo para obter uma cota de consórcio é encontrar uma administradora que atue no setor imobiliário e seja autorizada pelo Banco Central do Brasil, órgão responsável por regulamentar e fiscalizar o sistema de consórcio imobiliário.

Existem vários planos. Portanto, você deve pesquisar e comparar para ver o que é melhor para seus propósitos e suas capacidades financeiras.

Ao aderir a um consórcio imobiliário, você assina um contrato que deve conter informações sobre o consórcio, tudo o que o vendedor promete, seus direitos e deveres. Este documento é muito importante e deve ser lido.

Caso tenha interesse no consórcio imobiliário, entre em contato conosco e faça sua simulação em nosso site!