Como funciona uma carta de crédito?

Como funciona uma carta de crédito?

A carta de crédito é uma das formas eficazes de conquistar o apartamento dos seus sonhos. Embora seu uso não seja tão comum e nem haja conhecimento sobre ele, é possível.

Afinal, esta é uma forma perfeitamente legal de conquistar a casa dos seus sonhos. Além de serem úteis para investidores, pois permitem a compra simples de imóveis.

Mas o que é essa carta de crédito? É concedido àqueles que foram contemplados em algum tipo de consórcio. Tão válido quanto o valor do pagamento em dinheiro declarado no contrato.

Carta de crédito: o que é?

Quando você se junta a um grupo de consórcio, a carta de crédito é o valor que você receberá quando for considerada. Isso pode acontecer no primeiro período, dependendo do consórcio, até o último período. Com certeza, você receberá valor.

Cada carta de crédito tem um valor pré-determinado pelo consórcio e é válida para a obtenção de bens ou serviços. Quem adere ao consórcio paga parcelas mensais conforme negociado.

Normalmente quem escolhe por esse tipo de crédito, não deseja adquirir o bem de forma imediata, uma vez que, às vezes, demora para ser contemplado. É o tipo de crédito indicado para quem deseja adquirir terrenos, imóveis, veículos ou outros serviços, como pagamento da faculdade, por exemplo. Essa solicitação de crédito também pode ser feita por pessoas físicas ou jurídicas.

Você tem 2 possibilidades para conseguir ser contemplado:

  • Fazendo a oferta em lances mensais;

  • Ser sorteado.

Mas, como funciona a carta de crédito na prática?

Uma carta de crédito funciona assim:

  • Primeiro, a instituição financeira irá emiti-la com o crédito correspondente, detalhando o valor exato que o consumidor possui nesta;

  • Depois, será necessário procurar o bem que este irá desejar adquirir. Caso este possua de um valor mais alto do que o emitido na carta, será necessário negociar a parte restante, pagando em dinheiro ou financiado.

Para obter uma carta de crédito, você deve primeiro adquirir uma participação no consórcio. Neste ponto, você deve definir a finalidade, valor e prazo de pagamento da carta. Para tomar essa decisão, lembre-se de avaliar sua renda mensal disponível para parcelar, pois quanto maior a carta de crédito, maior a mensalidade.

Entenda o reajuste da carta de crédito

Uma coisa importante para entender sobre o que é uma carta de crédito é entender que para evitar que a carta de crédito perca poder aquisitivo ao longo do tempo, a administradora renova a cota todos os anos.

Isso acontece de forma semelhante às moedas: perdem valor todos os anos devido à inflação. Por isso, o consórcio tem suas atualizações para manter o valor real das parcelas.

Vale notar que cada produto tem um indexador próprio. Entre os mais famosos, estão o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para automóveis e o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado) para imóveis. Além disso, há também o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), que tem muita utilização para consórcios na área de serviços.

A alteração tem o valor atualizado diretamente na carta de crédito no aniversário anual do consórcio, de forma que é preciso ter preparo para esse aumento.

Este artigo foi útil? Continue nos acompanhando para ter acesso a mais conteúdos como este. Aproveite e faça sua simulação conosco!