Como a Embracon te ajuda em seu consórcio residencial?

Como a Embracon te ajuda em seu consórcio residencial?

Você que pensa em comprar um imóvel com um consórcio residencial, está no lugar certo! Aqui explicaremos tudo que você precisa para adquirir o seu imóvel nessa modalidade e como a Embracon pode ajudar. Também mostraremos as diversas vantagens em adquirir um imóvel nesse formato.

Antes de começarmos, é importante ressaltar que o consórcio é uma das formas mais econômicas de comprar um imóvel parcelado. Além disso, comprar por meio de consórcio residencial é uma forma flexível de adquirir mercadorias.

Ao ser contemplado, você receberá uma carta de contrato de valor combinado que poderá usar para garantir uma propriedade de sua preferência. Dessa forma, você não precisa se vincular a uma propriedade específica.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe e confira!

O que é e como funciona o consórcio residencial?

Consórcio residencial (ou imobiliário) é um tipo de contrato no qual um grupo de pessoas que deseja comprar um imóvel se organiza para constituir uma poupança em comum. Cada consorciado, contribuindo com valores iguais periodicamente, permite que, todo mês, pelo menos um do grupo consiga comprar um imóvel à vista. Para decidir quem fica com o imóvel da vez, são feitos sorteios entre os membros.

Contribuindo até o final do prazo estabelecido, mesmo após serem contemplados, todos conseguem conquistar seu objetivo mais cedo ou mais tarde. A responsabilidade por organizar e gerenciar os grupos é da empresa administradora de consórcios, que distribui os interessados de acordo com o valor do crédito pretendido.

Ela também tem o papel de organizar as assembleias mensais, ocasião em que ocorrem as contemplações e são transmitidas informações de interesse dos participantes. Em resumo: ao contratar um consórcio residencial, você passa a fazer parte de um grupo com a finalidade de formar uma espécie de poupança coletiva destinada à compra do bem imóvel previamente definido.

Quais as vantagens de contratar um consórcio residencial?

Que tal agora falarmos sobre as vantagens de se adquirir um consórcio residencial? Afinal, abordamos sobre quase todos os temas relacionados a isso, e não falamos das vantagens de ser um consorciado.

A partir disso, veja a seguir uma lista com as vantagens para você que deseja adquirir o seu consórcio residencial.

1. O consórcio residencial não tem juros

No consórcio residencial você não paga juros, apenas uma taxa administrativa que é determinada no momento da contratação.

Essa taxa é a remuneração da administradora do consórcio pela realização da assembleia geral e sorteios do grupo consorciado. Na grande maioria das administradoras ainda é parcelado através do parcelamento de seu consórcio. Dessa forma, você mal sente o peso nesse ritmo.

Por isso, utilizar um consórcio para comprar um imóvel é uma forma mais viável e econômica de instalá-lo. Então, se você não tem pressa para conseguir essa coisa boa, o consórcio com certeza é sua melhor escolha.

Mesmo quando você está com pressa, ainda pode usar ferramentas para antecipar suas parcelas.

2. Você não precisará desembolsar um grande quantia em dinheiro

Você nunca será forçado a pagar grandes somas de dinheiro em um consórcio residencial. Você pode simplesmente pagar as parcelas prescritas e esperar para ser considerado. Todos os membros de um grupo de consórcio receberão a recompensa em algum momento.

Normalmente, você pode dar um lance de qualquer valor se quiser ter uma chance melhor de estar no seu time, mas isso é opcional. Mas se não estiver com pressa, tudo bem aguardar a parcela, pois um dia você será contemplado, mesmo que seja finalizado o prazo do consórcio.

3. Você terá uma carta de crédito no valor total do consórcio contratado

Quando é contemplado, você receberá uma carta de crédito no mesmo valor do contrato que assinou com o consórcio. Dependendo do imóvel que você está comprando, as negociações podem ser melhores, pois o pagamento será à vista. Negociações como essas geralmente resultam em descontos maiores.

A carta de crédito também pode ser usada como entrada de um imóvel melhor do que você pretendia no início do consórcio residencial. Uma entrada alta pode facilitar o financiamento do valor restante, ou mesmo uma solução de liquidação financeira a diferença de valor.

4. Tem chances de ser contemplado desde a primeira prestação

Sim, desde o primeiro mês como membro você pode ser contemplado por sorteio ou lance realizado. Você já se perguntou se ganhou o sorteio na primeira edição? Isso mesmo: no primeiro lote serão considerados todos os consórcios.

Dessa forma, garante-se que todos os integrantes do grupo sejam contemplados em algum momento, independentemente de lance ou não. Então conte com a sua sorte também, quem sabe você não seja considerado na primeira ou na segunda vez.

Não desanime se você não for considerado no início, porque o seu bem virá mais cedo ou mais tarde. É só pagar as parcelas e esperar - se não quiser esperar, faça uma oferta.

No decorrer deste post conseguimos entender tudo o que se relaciona a um consórcio residencial. É importante ter em mente em quanto tempo você pretende pagar por ele e qual valor cabe no seu bolso. Também é interessante relembrar que não será contemplado a hora que você quiser, mas será possível fazer lances para tentar antecipar a sua contemplação.

Como a Embracon se encaixa nisso?

Antes mesmo de um grupo de pessoas contratar um consórcio residencial, a Embracon começa a exercer sua função. Isso porque há um trabalho para verificar quais requisitos são necessários para um grupo obter crédito e planejar algumas regras internas, como a periodicidade de sorteios e lances.

Quanto à realização e regularidade dos sorteios e lances a serem realizados, a administradora do consórcio é livre para determinar sua operacionalização.

Após todo o regulamento estabelecido, cabe à empresa a elaboração de um contrato com todo o regulamento, que deve ser assinado por ambas as partes no momento da contratação dos serviços.

Após isso, a Embracon deve acompanhar o pagamento das prestações mensais pelos grupos interessados. Assim, em situações envolvendo inadimplência ou atraso na quitação das parcelas, será seu dever conversar com os participantes a fim de entender os acontecimentos.

As administradoras precisam realizar periodicamente — em geral, uma vez por mês — as chamadas assembleias, gerando expectativa por parte de quem já comprou uma carta de crédito. Afinal, nela, será conhecido o consórcio contemplado por meio dos sorteios e lances ocorridos.

No caso de grupos novos, de acordo com a lei nº 11.795/08, sua oficialização como participantes só deve ocorrer após a primeira assembleia ter sido realizada. A partir daí, a Embracon deve ser capaz de manter tudo regularizado sem lesar nenhum grupo de participantes e garantir um consórcio confiável. É muita coisa, não é mesmo?

É importante saber como a administradora vai fazer toda diferença no seu consórcio residencial. Faça sua simulação em nosso site e confira!